Quais os 3 tipos de indicadores?

Perguntado por: oribeiro4 . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.5 / 5 7 votos

Tipos de indicadores de processos genéricos 1. Indicador de produtividade 2. Indicador de eficiência 3. Indicador de eficácia 4.

Saiba quais são os 7 indicadores financeiros mais importantes para o sucesso da sua empresa

  • 1 - Faturamento. ...
  • 2 - Lucro. ...
  • 3 - Margem de lucro. ...
  • 4 - Margem de contribuição (margem bruta) ...
  • 5 - Lucratividade. ...
  • 6 - Rentabilidade. ...
  • 7 - Tíquete médio.

Os três passos para o desenvolvimento de bons indicadores estratégicos

  1. Competências para a tomada de decisão. ...
  2. Cuidado com as armadilhas! ...
  3. Premissas para indicadores estratégicos. ...
  4. Passo 1: Identificar fatores-críticos. ...
  5. Passo 2: Desenvolver indicadores. ...
  6. Passo 3: Selecionar os indicadores.

Quais são os tipos de indicadores de desempenho? Indicadores de produtividade, qualidade, capacidade, estratégicos, de lucratividade, rentabilidade, de turnover, de competitividade e de valor.

Veja a seguir como definir KPIs: indicadores de desempenho!

  1. Pense na possibilidade de mensuração. ...
  2. Entenda a simplicidade do indicador. ...
  3. Considere a adequação aos objetivos da empresa. ...
  4. Pense no tipo de estratégia atual. ...
  5. Avalie a criação de uma base de dados relevante.

Indicador é um elemento que possui como objetivo apontar ou mostrar algo a alguém, expressando o desempenho de processos durante um período e/ou impondo ações.

12 exemplos de indicadores de gestão para usar na sua empresa

  • Indicadores Financeiros.
  • Indicadores de Marketing.
  • Indicadores de Vendas.
  • Indicadores de Estoque.
  • Indicadores de Riscos.
  • Indicadores de Competitividade.
  • Indicadores de Recursos Humanos.

Os indicadores podem ser classificados de diversas maneiras. A mais comum é de acordo com áreas temáticas, como saúde, educação, habitação, segurança pública, trabalho, transportes e assim por diante. Outra maneira de classificá-los é como analíticos ou sintéticos.

Indicadores são substâncias que mudam de cor na presença de íons H+ e OH- livres em uma solução, e justamente por esta propriedade são usados para indicar o pH, ou seja, como o próprio nome já diz, os indicadores indicam se uma solução é ácida ou básica.

4 exemplos de indicadores de projeto

  • 1- Índice de pontualidade do cronograma do projeto.
  • 2- Total de custos.
  • 3- Desvio de orçamento.
  • 4- Satisfação do cliente.

Importância dos Indicadores
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baseia-se em três principais indicadores: Educação, Saúde e Renda.

Vamos destacar os 5 principais indicadores de qualidade:

  • Indicador de Eficiência;
  • Indicador de Eficácia;
  • Indicador e Efetividade;
  • Indicador de Atendimento;
  • Indicador de Segurança.

Um indicador pode ser um instrumento físico que indica algo. Neste sentido, uma seta dentro de um esquema gráfico, um sinal de trânsito que adverte sobre o fim de uma estrada ou a agulha de um relógio são indicadores. Os indicadores ou índices também são usados na economia, na demografia e na sociologia.

São exemplos de indicadores de resultados: eficácia, eficiência e efetividade, sendo este último voltado à dimensão de resultados da (dos):

Atualmente, os três pilares que constituem o IDH (saúde, educação e renda) são mensurados da seguinte forma:

  • Uma vida longa e saudável (saúde) é medida pela expectativa de vida;
  • O acesso ao conhecimento (educação) é medido por:

Também conhecidos como Key Performance Indicators (KPIs), são métricas que medem o sucesso ou fracasso de uma empresa quanto aos objetivos e metas. Através deles é possível identificar oportunidades, falhas, desafios e traçar as melhores estratégias com base em dados reais.

Basicamente, as metas são os valores que você deseja que seus indicadores atinjam. Dessa maneiras, as metas também podem ser vistas como uma materialização dos seus objetivos. Por exemplo, vamos supor que o seu objetivo para o ano de 2020 seja de se tornar uma referência no mercado de atuação da sua empresa.