Quais os 3 tipos de força muscular?

Perguntado por: ecardoso . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.4 / 5 9 votos

Temos 3 principais tipos de força e vamos descrever melhor abaixo, sendo elas: isotônica, isométrica e isocinética. Lembrando da etimologia das palavras já nos ajuda a entender cada tipo de força: iso = constância; metria = comprimento; tonos = alongamento; e cinética = velocidade.

A força muscular é a quantidade de tensão que um músculo ou grupamento muscular pode suportar. Desenvolvê-la ajuda a construir músculos e ossos fortes e saudáveis. Além disso, a força muscular ajuda a manter um peso corporal saudável, queimando calorias e melhorando a composição corporal.

As forças são grandezas vetoriais e possuem módulo, direção e sentido. Existem diversos tipos de forças, como a força atrito, força peso e força resultante. A força é a parte da dinâmica responsável pelo estudo do movimento. Isso mesmo, a força está diretamente ligada ao movimento dos corpos.

Esses 3 tipos de contração são pilares fundamentais em qualquer programa de treinamentos para o corpo inteiro. Saber quais são os exercícios disponíveis e os benefícios de cada um vai te ajudar a desenvolver sua força e resistência.

Grau 3 - Movimento activo possível vencendo a força da gravidade; Grau 4 - Movimento activo vencendo a resistência do observador; Grau 5 - Força normal. No caso de existirem grupos musculares com graus de força diferentes, valoriza-se o mais grave.

Significa, de maneira resumida, uma força que impulsiona, que faz mover ou ocasiona movimento de alguma máquina ou algum objeto. É muito utilizada no sentido figurado dentro de empresas e ocasiões do dia a dia nas quais representa o motivo para alguma ação ou atitude.

Se um corpo se movimenta através de um fluido (um gás, um líquido ou um vapor) surge uma força que se opõe a esse movimento. Em se tratando do ar, essa força é chamada de força de resistência do ar.

força (ou interação) fundamentalintensidadeteoria
forte10cromodinâmica quântica
eletromagnética10-2eletrodinâmica
fraca10-13flavordinâmica
gravitacional10-42geometrodinâmica

Força estática é aquela que não existe encurtamento das fibras musculares, portanto não há movimento. Há, porém, um aumento do tônus muscular, provocando um aumento da tensão muscular.

Distinguem-se três tipos de resistência, de acordo com a duração do esforço.

  • Resistência de curta duração. Normalmente, entra em ação em esforços físicos que duram entre 45 segundos e dois minutos. ...
  • Resistência de média duração. ...
  • Resistência de longa duração.

Em fisiologia muscular, a força produzida pela contração muscular é chamada de tensão muscular. A contração, a geração de tensão pelo músculo, é um processo ativo que necessita de energia fornecida pelo ATP, já o relaxamento é a liberação da tensão que foi produzida durante a contração.

Plano de treino para aumentar a força

  1. Levantamento Terra (deadlift) ...
  2. Agachamento livre. ...
  3. Supino Plano (reto) ...
  4. Elevações em Barra fixa. ...
  5. Dips nas paralelas (Fundos) ...
  6. Remada Curva (baixa) ...
  7. Press militar.

Mas há uma diferença entre a força e a potência muscular. A primeira pode ser definida como um esforço bruto. A segunda implica uma atividade que combine esforço com velocidade e coordenação dos movimentos.

A força é uma grandeza do tipo vetorial, ou seja, é definida a partir das informações de valor numérico (módulo), direção e sentido.

Força Máxima
Caracteriza-se pelo nível de força que o aluno/atleta é capaz de alcançar em conseqüência da tensão muscular máxima. Estática - Maior força que o sistema neuromuscular pode realizar por contração voluntária.

A Terceira Lei de Newton recebe o nome de Lei da Ação e Reação. Essa lei diz que todas as forças surgem aos pares: ao aplicarmos uma força sobre um corpo (ação), recebemos desse corpo a mesma força (reação), com mesmo módulo e na mesma direção, porém com sentido oposto.

Existem três tipos de ações: ação isométrica, concêntrica e excêntrica.

Força muscular é a capacidade que o músculo tem de gerar tensão para superar ou se opor a uma resistência. Além disso, é parte essencial para várias habilidades influenciando diretamente, por exemplo, resistência, velocidade, potência e movimento.