Quais os 3 tipos de enxaqueca?

Perguntado por: agoncalves . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.1 / 5 15 votos

Tipos de enxaqueca

  • Com aura. É a dor de cabeça incapacitante, antecedida de alguns sintomas neurológicos, chamados de “aura”, que servem para avisar que uma crise está por vir. ...
  • Sem aura. ...
  • Enxaqueca retiniana. ...
  • Enxaqueca hemiplégica. ...
  • Enxaqueca sem dor de cabeça. ...
  • Enxaqueca crônica.

A enxaqueca é classicamente dividida em 4 fases: 1ª – premonitória (pródromos); 2ª fase – aura; 3ª fase – dor de cabeça (cefaleia) e 4ª fase – resolução (pósdromo).

Analgésicos ou anti-inflamatórios: compreendem os remédios para enxaqueca mais comuns, como ibuprofeno, ácido acetilsalicílico, naproxeno, paracetamol e indometacina; Triptanos: atuam sobre os receptores de serotonina, atuando na constrição dos vasos sanguíneos do crânio para inibição da dor.

Coloque gelo na região dolorida e beba bastante água; Faça refeições moderadas, evitando a ingestão de alimentos desencadeantes; Descanse, mas não prolongue seu sono para além do horário habitual; Faça da atividade física uma rotina, porém, evite exercícios em dias muito quentes.

Não existem exames específicos para diagnosticar a enxaqueca. O diagnóstico é clínico, por meio da avaliação médica dos sintomas relatados pelo paciente.

Ansiedade e enxaqueca intimamente interligadas. Quem tem enxaqueca tem mais ansiedade. Por sua vez, ansiedade desencadeia e facilita enxaqueca, portanto causa aumento das crises de enxaqueca e dor de cabeça crônica.

Estudos em grandes populações mostram que pessoas que sofrem de enxaqueca têm risco aumentado de Acidente Vascular Cerebral. Dessa forma, pacientes que sofrem com este problema devem evitar e tratar com atenção os fatores de risco para doença vascular como a hipertensão arterial, o tabagismo, o diabetes e a obesidade.

Entenda a enxaqueca
Ela ocorre quando o 5º nervo craniano (trigêmeo) é estimulado, liberando substâncias que causam inflamação dolorosa dos vasos sanguíneos do cérebro, provocando cefaleia latejante, náuseas, vômitos e sensibilidade à luz e ao som.

A enxaqueca crônica não é um tipo específico, visto que ela pode acontecer com ou sem aura. Consideramos esse quadro quando o paciente apresenta dor de cabeça mais intensa por mais de 15 dias seguidos. Nesse caso o paciente possui os sintomas mais intensos e o tratamento também é um pouco mais complexo.

Muitas pessoas relatam uma sensação de “ressaca” após a crise de enxaqueca. Essa sensação é a quarta fase da enxaqueca, conhecido como pósdromo. Os sintomas costumam durar algumas horas, ou até poucos dias: Fadiga.

Frutas que podem causar enxaquecas

  • Frutas cítricas (como laranja, abacaxi, uva, acerola, kiwi, maracujá e etc.);
  • Frutas secas (como passas, figos e tâmaras);
  • Melancia;
  • Mamão;
  • Ameixa vermelha;
  • Framboesa;
  • Banana madura;
  • Abacate.

5 alimentos que devem ser evitados para diminuir as crises de...

  1. Carnes processadas. Carnes processadas como o salame, bacon, presunto, salsicha, peito de peru, peito de frango, são alimentos bastante conhecidos por causarem essa dor de cabeça. ...
  2. Queijos amarelos. ...
  3. Chocolate. ...
  4. Bebidas alcoólicas. ...
  5. Bebidas com cafeína.

O tratamento consiste em uma injeção mensal do medicamento erenumab, que bloqueia uma proteína, a CGRP, que é relacionada às crises de enxaqueca. A Novartis explica que a droga pode ser utilizada por pessoas que apresentem quatro ou mais dias de cefaleia por mês.

A enxaqueca crônica é uma condição debilitante onde os pacientes sofrem dores de cabeça por 15 dias ou mais por mês, com enxaqueca em pelo menos 8 desses dias.

Como a enxaqueca tem um tempo de duração definido, entre quatro horas a três dias, geralmente o tratamento se resume a controlar os sintomas. Mas, quando se conhece o que desencadeia as crises, existe um controle maior e enxaquecas são prevenidas com medicamentos.

Beber muita água e comer pimentas são alternativas naturais de remédio para enxaqueca e outros tipos de dor de cabeça

  1. 1.1. Alimentos ricos em magnésio.
  2. 1.2. Água.
  3. 1.3. Pimentas.
  4. 1.4. Gengibre.
  5. 1.5. Óleo essencial de hortelã-pimenta.
  6. 1.6. Açafrão-da-terra.

4 remédios caseiros para enxaqueca

  1. Chá de tanaceto. O tanaceto, conhecido cientificamente como Tanacetum parthenium, é uma planta medicinal que tem forte efeito sobre a enxaqueca, ajudando a aliviar a dor, mas também prevenindo o aparecimento de novas crises. ...
  2. Chá de gengibre. ...
  3. Petasites hybridus. ...
  4. Chá de valeriana.

A alta concentração de dipirona monoidratada garante a eficiência no alívio de dores de cabeça, incluindo a enxaqueca.

Durante as crises de enxaqueca as pessoas costumam sentir dor latejante em apenas um dos lados da cabeça, com intensidade variando de média a forte.

Já na enxaqueca, a dor de cabeça é um dos sintomas, ao lado de tontura, enjoos, sensibilidade à luz, entre outros, e tem origem em um defeito genético. Alguns fatores desencadeiam as crises de enxaqueca, como estresse, sono, jejum, período menstrual e determinados alimentos.