Quais os 3 tipos de entorse?

Perguntado por: acavalcanti . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Há três tipos de torção: entorse em eversão, entorse em inversão e entorse em rotação.

A Entorse de inversão que causa dor ao longo do lado externo do tornozelo e é o tipo mais comum.

A entorse consiste em lesões dos ligamentos na região de articulações por traumas torcionais. Popularmente, é conhecida como “torção”. A mais comum é a entorse de tornozelo, embora possa ocorrer em qualquer articulação do nosso corpo.

Avaliar a instabilidade após entorses no tornozelo, particularmente entorse lateral, pelo teste de gaveta anterior. Para esse teste, o examinador estabiliza o membro inferior do paciente com uma das mãos, coloca a outra mão sob o pé do paciente, segura o calcanhar e puxa o calcanhar anteriormente.

As Entorses são lesões articulares mais comuns na população ativa e também entre aquelas relacionadas ao esporte, sendo definida como uma lesão ligamentar (estiramento ou ruptura de ligamentos) que pode ocorrer devido a movimentos violentos de uma articulação.

Entorse de Grau 2 (Moderada)
Ruptura parcial do ligamento; Sensibilidade moderada e edema ao redor do tornozelo; Se o médico mover o tornozelo em determinadas posições, há um movimento anormal da articulação do tornozelo.

Entorses de grau II e grau III podem exigir uso de muletas para descarga de peso e diminuir a dor. Os anti-inflamatórios não esteroidais são empregados na fase inicial. E deve-se orientar ao paciente evitar movimentos de plantiflexão, como usar salto alto, por exemplo.

Tratamento da entorse do tornozelo - Fase I - cicatrização
O tratamento inicial da entorse do tornozelo busca a cicatrização do ligamento rompido e envolve repouso, aplicação local de gelo, elevação do membro afetado e, nos casos mais graves, proteção articular com imobilizador ou tala gessada.

Em média, a recuperação se processa em quatro semanas, embora variável em função da gravidade da entorse. Nem todas as pessoas vão conseguir apoiar imediatamente o pé, porém quando o tratamento foi bem realizado, em geral, o apoio é bem precoce.

Se a entorse for ligeira (o tecido é esticado ou levemente rasgado), a dor é branda ou inexistente. Na entorse moderada, a área afetada fica dolorida, às vezes inchada e o movimento é difícil. Já na entorse grave um ou mais ligamentos são completamente rasgados, o que gera muita dor e inchaço, além de hematomas.

Portanto, a luxação é quando o osso se desloca da articulação por conta de uma lesão com impacto, e o entorse se refere ao alongamento demasiado dos ligamentos, já a contusão é apenas uma lesão em tecidos moles pelo trauma.

Em caso de torção, as atividades físicas devem ser suspensas e é preciso evitar apoiar o pé no chão. Você pode aplicar gelo por cerca de 30 minutos a cada hora, aumentando o intervalo entre as compressas para três horas nos dias subsequentes. Lembre-se de enrolar o gelo em um pano úmido, para não queimar a sua pele.

O tratamento de entorse de grau 1 consiste, basicamente, em repouso, compressas de gelo e uso de anti-inflamatório e analgésico nas primeiras 24 horas após a lesão. Já no caso de tratamento de entorses grau 2 e 3, é necessário também imobilizar temporariamente a articulação lesionada.

Para entorses mais leves, recomenda-se o uso de crioterapia (aplicação de gelo por algum tempo, em geral, de 10 a 20 minutos, no local da dor); Para casos mais severos, são indicados tratamento com sessões de fisioterapia, enfaixamento com imobilização total do tornozelo ou, até mesmo, cirurgia para reparar o local ...

O que é entorse e estiramento? Uma fratura é um osso quebrado. Uma luxação é quando um osso se move para fora de sua articulação, e um entorse/estiramento é o alongamento de ligamentos ou tendões. Enquanto eles podem ser parecidos, são duas lesões diferentes.

O especialista em ortopedia e traumatologia é o profissional adequado para realizar o diagnóstico e recomendar o tratamento correto para entorses, fraturas e patologias ou deformidades.

Pode-se usar uma bandagem elástica, mas o recomendável é uma funcional em “sports tape” ou esparadrapo para garantir imobilização da articulação lesionada, em posição neutra.