Quais os 3 tipos de drenagem?

Perguntado por: afreitas . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.1 / 5 16 votos

Tipos de drenagem

  • Endorreica: São os rios que deságuam em outro lago ou rio.
  • Exorreica: São os rios que deságuam no mar.
  • Arreica: O rio não possui uma direção certa, simplesmente desaparece por evaporação ou por infiltração (existem rios que desaparecem no meio do deserto)

A área de drenagem de uma bacia é definida como a área plana (projeção horizontal) inclusa entre seus divisores topográficos. A área de drenagem é tradicionalmente determinada por planimetria em mapas preferencialmente com escalas razoavelmente grandes (1:50 000 por exemplo).

O sistema de drenagem profunda objetiva interceptar fluxos das águas subterrâneas e rebaixar o lençol freático, em cortes no solo ou rocha, captando e escoando, de forma a impedir a deterioração progressiva do suporte das camadas dos terraplenos e pavimentos.

Drenos e os cuidados de Enfermagem

  • Dreno de Penrose. É um dreno de borracha, tipo látex, utilizado em cirurgias que implicam em possível acúmulo local de líquidos infectados, ou não, no período pós-operatório. ...
  • Dreno de Sucção (Portovac) ...
  • Dreno de Abramsom. ...
  • Dreno de Kerr. ...
  • Dreno JP (Jackson Pratt) ...
  • Dreno Blake.

Podem ser classificados em:

  • Dreno aberto, ex.: penrose;
  • Dreno de sucção fechada;
  • Dreno de reservatório;
  • Cateteres para drenagem de abscesso.

O processo de tratamento de efluente consiste na remoção de impurezas das águas residuais, ou esgoto, antes que alcancem aquíferos ou corpos d'água naturais, como rios, lagos, estuários e oceanos.

SISTEMAS DE ESGOTO X DRENAGEM
É um mecanismo que atua para evitar alagamentos nas cidades. As redes de esgoto são dimensionadas para receber apenas o esgoto sanitário e não suportam o volume da água da chuva quando estas se misturam.

Drenagem urbana é o sistema de manejo projetado pelo poder público do município para coletar águas provenientes da chuva e escoá-las para galerias de águas pluviais e esgotos pluviais até um curso hídrico capaz de recebe-las.

Padrão de drenagem que escoa radialmente a partir de um ponto topograficamente elevado. A drenagem radial desenvolve-se em regiões com vulcões, chaminés, diatremas ou outros corpos intrusivos que desenvolvem fraturas radiais ao deformar as encaixantes elevando-as em estruturas dômicas.

O sistema inicial ou micro drenagem compreende tudo o que é construído para garantir o funcionamento do sistema viário e dar acesso aos lotes e habitações.

Drenagem natural do solo: Escoamento natural do excesso de água do solo e/ou subsolo. Drenagem superficial: Processo de remoção do excesso de água da superfície do solo para torná-lo adequado ao aproveitamento agrícola.

Drenagem Superficial – É aplicada para escoar as águas que ficam acumuladas na superfície como em estradas, edifícios e outros. A água superficial é o material que resta da chuva após a evaporação e infiltração, sendo conduzida por elementos drenantes, a fim de evitar o acumulo d'água em locais indesejados.

A drenagem profunda e a superficial se diferenciam pelo local onde ocorre a intercepção e o redirecionamento de água. Embora sejam distintas, ambas ajudam a garantir um solo seco o bastante e seguro para o desenvolvimento de diversos projetos.

O tempo de duração de cada sessão de drenagem linfática depende da região do corpo e da cirurgia realizada pelo paciente, mas em média dura cerca de uma hora.

Consiste em manter a pressão dentro para facilitar a drenagem, é usada em cirurgias que se espera sangramento no pós-operatório, ou seja, secreção sanguinolenta. Pode ser usado em cirurgias ortopédicas, neurológicas e oncológicas.

O sistema coletor de drenagem pleural ou mediastinal é um equipamento médico-hospitalar usado nas cirurgias torácicas e ou cirurgias cardíacas e destina-se à evacuação de conteúdo líquido e ou gasoso da cavidade torácica (derrame pleural, derrame pericárdico, empiema pleural, hemotórax, pneumotórax, etc.)

A drenagem secundária é, então, sobrecarregada pelo aumento da vazão, fazendo com que ocorram impactos maiores na macrodrenagem.