Quais os 3 tipos de despesas?

Perguntado por: efernandes . Última atualização: 25 de abril de 2023
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Quais são os 3 tipos de Despesas Operacionais? As despesas operacionais são classificadas em três diferentes categorias: despesas administrativas, despesas comerciais e outras despesas operacionais.

Exemplos de despesas fixas

  • Aluguel da sala comercial ou imóvel;
  • impostos fixos;
  • folha de pagamento de colaboradores;
  • taxas bancárias;
  • seguros;
  • conta de energia elétrica, água e internet;
  • softwares e sistemas.

As despesas podem ser classificadas como fixa e variável: Despesa Fixa: gastos que tendem a ser constantes, como a conta de água, por exemplo. Despesa Variável: gastos que variam mensalmente como a despesa financeira.

O custo pode ser dividido em custos fixos, os quais são despesas que não variam de acordo com o nível de produção, e custos variáveis, os quais são gastos que aumentam ou diminuem de acordo com a quantidade produzida. Importante: Como regra geral, quanto maior a quantidade produzida, menor o custo unitário.

Despesas variáveis são aqueles gastos que têm relação direta com o negócio da empresa. No caso de uma revendedora de automóveis, podemos citar a comissão dos vendedores, que varia de acordo com as vendas de cada período, por exemplo. Assim, quanto mais carros são vendidos, maior é a gratificação a ser paga.

As despesas administrativas são os gastos que não estão relacionados à produção da empresa. Então, são os custos necessários para a administração do negócio e que terão que ser cobertos mesmo que a produção diminua.

Como classificar gastos pessoais? 5 dicas

  1. Anote todas as entradas do mês. O primeiro passo para se organizar com seus gastos pessoais é anotar tudo o que entra de dinheiro no seu mês. ...
  2. Registre todas as despesas do mês. ...
  3. Identifique a origem das despesas. ...
  4. Crie categorias para as contas. ...
  5. Analise o que pode melhorar.

As despesas podem ser encaradas como todo tipo de pagamento ou uso de recursos financeiros necessários para manutenção do patrimônio ou atividade em questão, um conceito também aplicável ao planejamento financeiro em diferentes posições.

O conceito de despesas fixas
Em termos simples, as contas fixas são despesas periódicas, que ocorrem todos os meses, não dependendo do volume de negócios fechados e/ou de produção. Logo, independentemente do faturamento alcançado, elas precisarão ser levadas em conta no fluxo de caixa da organização.

Gastos essenciais

  • Moradia (aluguel, contas de água, luz, telefone, internet, condomínio, gás);
  • Alimentação básica;
  • Transporte;
  • Seguros;
  • Saúde;
  • Higiene;
  • Impostos.

Despesa: É todo gasto para manutenção da empresa. Porém, ao contrário dos custos, esses gastos não estão relacionados ao produto diretamente e podem ser mais flexíveis, como por exemplo, a alimentação dos funcionários e transporte dos mesmos até a empresa.

Existem duas formas de análise das despesas na DRE, quais sejam: método da natureza da despesa e método funcional. Segundo o CPC 26, as despesas devem ser subclassificadas a fim de destacar componentes do desempenho que possam diferir em termos de frequência, potencial de ganho ou de perda e previsibilidade.

A Despesa engloba tudo aquilo que a empresa precisa ter para manter o funcionamento da estrutura mínima. O Gasto são os valores que a empresa não previu no orçamento, mas que precisa investir para continuar a produção.

A diferença entre custos e despesas é que os custos estão relacionados à produção, enquanto as despesas estão relacionadas à administração do negócio. Ou seja, as despesas correspondem aos gastos com a área comercial, marketing, finanças, entre outras coisas que não sejam a produção ou realização da atividade-fim.

Despesas fixas, são aquelas cujo valor a ser pago não depende do volume, ou do valor das vendas, exemplos; Aluguéis, Salários Administrativos entre outros, já as variáveis são aquelas cujo o valor a ser pago está diretamente relacionada ao valor vendido, um grande exemplo são as comissões, energia elétrica do ...

Podemos dividir os gastos em custos, despesas, investimentos e movimentos não operacionais.

Quatro tipos de custos na contabilidade

  1. Diretos. Os custos diretos são todos aqueles que estão relacionados aos produtos e serviços vendidos pela empresa, ou seja, que têm impacto no valor final calculado para a comercialização. ...
  2. Indiretos. ...
  3. Fixos. ...
  4. Variáveis.

Esses gastos podem ser divididos entre custos e despesas e, ainda, dentro dos custos, podemos dividi-los entre diretos, indiretos, fixos e variáveis. Conhecer os diferentes tipos de custos é essencial para que uma gestão financeira assertiva seja realizada dentro da empresa.

Para as empresas, as despesas fixas não estão relacionadas à produção, apesar de serem despesas necessárias para manter a estrutura da empresa. Já as despesas variáveis variam de acordo com o consumo da empresa e estão indiretamente ligadas às suas atividades, portanto, têm alguma relação com o produto.

O custo fixo é aquele que não muda mesmo quando há variação na produção ou nas vendas. Já o custo variável, acompanha o aumento ou queda das atividades do negócio. Em outras palavras, se seu negócio tiver um mês de maior produção, o custo fixo se mantém e o custo variável acompanha a oscilação.