Quais os 3 tipos de desenhos?

Perguntado por: opaz . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

Desenho artístico. Cartoon / HQ. Desenho de retrato. Caricatura.

O autor aborda as etapas do desenvolvimento do desenho da criança em três fases: garatujas, pré-esquemática e esquemática. O desenho é a primeira escrita da criança. A criança desenha para experimentar, comunicar e poder registrar a sua fala: Para melhor conhecer a criança é preciso aprender a vê-la.

Desenho: 4 dicas para descobrir o seu estilo

  1. Pratique. A prática não leva a perfeição, mas leva a descobrimentos incríveis e muito progresso, mas não pense que praticar do dia para noite vai mostrar o melhor que você pode fazer. ...
  2. Nunca deixe de se inspirar. ...
  3. Não fique preso a um material. ...
  4. Tenha paciência.

As formas geométricas básicas, que podem gerar todas as outras mediante variações dos seus componentes, são as três já conhecidas como a Trilogia do Design : o quadrado, o círculo e o triângulo.

Exemplos de desenhos de estudo frequentemente encontrados são: os ensaios clínicos, os estudos de coorte, os estudos de casos e controles, os estudos transversais, entre outros.

Atualmente, há 11 tipos de arte: música, dança, pintura, escultura, teatro, literatura, cinema, fotografia, história em quadrinhos (HQ), jogos eletrônicos e arte digital.

Etapas de um desenho

  1. Esboço linear volumétrico. É muito comum o desenhista iniciante ficar ansioso querendo ver o resultado final. ...
  2. Desenho linear dos detalhes. Finalizada a etapa do desenho volumétrico você poderá fazer os detalhes necessários. ...
  3. Acabamento final.

O desenho artístico é a criação de uma figura representativa ou abstrata que traz liberdade criativa ao autor, podendo expressar suas emoções e até manipular a realidade para expressar sua sensibilidade.

Desenho realista é um dos segmentos artísticos que mais impressionam quem consome arte na atualidade, por conta do nível dos detalhes que aproximam a obra da realidade. Esse tipo de desenho exige muita técnica e uma capacidade de observação apurada do artista.

Para Piaget, a imagem não vem da percepção porque a criança desenha o que sabe. Em suas palavras: a criança desenha mais o que sabe do que realmente consegue ver. Ao desenhar ela elabora conceitualmente objetos e eventos.

O desenho comunica e atribui sentido a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por meio de linhas, formas, traçados e cores. Retrata a realidade e o imaginário onde a criança expressa os seus sentimentos e sua compreensão de mundo. Cada traço diz muitas vezes mais do que palavras.

Lowenfeld, outro teórico em que Piaget e Inhelder se basearam, em seus estudos também divide o desenvolvimento do grafismo em quatro fases, a saber: Garatujas, Pré-Esquemático, Esquemático e Realismo (MOGNOL; SILVA; PILLOTTO, 2004).

Piaget (1948) também destaca as fases do desenho infantil dando uma outra nomenclatura para seus estágios, sendo eles:Garatuja, Pré-esquematismo, Esquemativo, e Pseudo naturalismo. O estágio da Garatuja pertence a fase sensório motora, 0 a 2 anos e parte da fase pré-operatória 2 a 7 anos.

As garatujas são os primeiros grafismos e expressões criativas da criança. Elas costumam ocorrer entre o primeiro e o quarto ano de idade e começam no momento em que a criança consegue rabiscar com um lápis, giz ou caneta com firmeza.

O grafismo infantil é a primeira forma de escrita representada pela criança antes mesmo de ser alfabetizada, é mediante os desenhos que são representados os sentimentos, desejos, a imaginação e fatos vivenciados em sua vida.

Para entender o conceito de vista em desenho técnico, precisamos falar rapidamente sobre três elementos: o objeto, o observador e o plano de projeção.

VP: vista frontal posterior; • VS: vista superior; • VI: vista inferior; • VLE: vista lateral esquerda e; • VLD: vista lateral direita. A maioria dos desenhos técnicos é representada com o conjunto de três vistas.

Pouco praticado no desenho da imprensa, o desenho da observação consiste em reproduzir de maneira mais realista um determinado tema. Ele pode ser facilmente definido como desenho ou pintura da realidade, em tempo real.

Um cartoon, cartune ou cartum é um desenho humorístico, animado ou não, de caráter extremamente crítico, que retrata, muito sinteticamente, algo que envolve o dia a dia de uma sociedade.

As funções do desenho: operativa, taxonómica e ilustrativa.

01 Animação 2D
Este tipo de estilo de desenho animado foi produzido por Walt Disney.