Quais os 3 tipos de conflitos?

Perguntado por: imenezes . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 10 votos

Berg (2012) defende que existem três tipos de conflitos: pessoais, interpessoais e organizacionais, conforme veremos a seguir.

  • Conflito pessoal. ...
  • Conflito interpessoal. ...
  • Conflito organizacional.

De acordo com o dicionário Aulete, o conceito de conflito é “oposição de ideias, sentimentos ou interesses”. Em outras palavras, trata-se do choque entre forças contrárias ou opiniões divergentes. Onde há um grupo de pessoas, com certeza, em um momento ou outro, haverá conflito.

Conflito sentido: consiste naquele que já atinge ambas as partes, e em que existe a emoção e forma consciente. Conflito manifesto: trata-se daquele conflito que já atingiu ambas as partes, já é percebido por terceiros e pode interferir na dinâmica da organização.

4 técnicas de gestão de conflitos que você precisa conhecer

  1. 1 – Colaborar para resolver os problemas. Colaborar é a técnica de gerenciamento de conflitos mais produtiva. ...
  2. 2 – Suavizar a situação. ...
  3. 3 – Atue como um mediador. ...
  4. 4 – Deixe claro que estão em um ambiente profissional.

Mas o que caracteriza um conflito? Duas condições diferentes precisam ser satisfeitas: primeiro, deve haver um desacordo entre duas partes (por exemplo, elas podem ter visões diferentes sobre como uma tarefa deve ser resolvida ou priorizada) e, segundo, o foco não deve mais estar apenas na tarefa, mas na pessoa.

Existem três tipos de conflitos mais frequentes dentro das empresas:

  • falhas na comunicação interna;
  • escassez de processos;
  • clima organizacional nocivo.

Um conflito pode surgir quando uma das partes sente que carece de informações importantes. Quando os colaboradores estão experimentando continuamente mudanças que eles não foram informados adequadamente. Ou se há decisões as quais o pessoal sente que deve estar envolvido.

O conflito surge quando há a necessidade de escolha entre algumas situações que podem ser consideradas incompatíveis. Todas as situações de conflito são antagônicas e perturbaram a ação ou a tomada de decisão por parte da pessoa ou de grupos.

Na organização, então, o conflito pode surgir por elementos de índole intrapessoal (contradições próprias da pessoa), interpessoal (oposições, diferenças e desencontros entre duas ou mais pessoas de um mesmo grupo), intergrupal (entre grupos diferenciados da organização) ou a partir de processos definidos da totalidade ...

As 4 etapas da gestão de conflitos

  1. 1 – Apure todos os fatos. Não há como fazer uma boa gestão de conflitos sem apurar todos os fatos inerentes à situação conflituosa. ...
  2. 2 – Encontre um meio termo para negociação. ...
  3. 3 – Implemente a resolução do conflito. ...
  4. 4 – Acompanhamento dos resultados.

“O conflito é um desacordo e, em geral, as pessoas entram em conflito por divergência (incompatibilidade) de valores, necessidades, opiniões e desejos de uma ou de ambas as partes” (ZAPAROLLI, 2009).

Conflitos mundiais recentes:

  • Estado Islâmico.
  • Primavera Árabe.
  • Conflitos do Oriente Médio.
  • Conflito Árabe-Israelense.
  • Conflitos do Afeganistão.
  • Ira e Eta.
  • Guerra no Iraque.
  • Guerra do Afeganistão.

Segundo a ONU, existem atualmente 30 regiões do mundo com a presença de conflitos armados. A maior parte destes conflitos envolve disputas por território e inclui, dentre as motivações, diferenças étnicas, religiosas e o controle de recursos naturais.

E aí há que se entender a diferença entre conflito e confronto. No conflito, as pessoas estão dispostas a defender seus pontos de vista, mas sempre com a intenção de preservar a continuidade da relação. No confronto existe sempre o componente hostil, em que as pessoas se opõem no plano pessoal.

A negociação, a conciliação, a mediação e a arbitragem são métodos alternativos de resolução dos conflitos, por compreender técnicas negociais. Cada um, no entanto, possui suas características que os distinguem uns dos outros.

Passos para resolver conflitos

  1. Ouça com atenção. Mantenha sempre a calma e guarde silêncio. ...
  2. Não interrompa. ...
  3. Coloque-se no seu lugar. ...
  4. Reafirme o que seu interlocutor diz. ...
  5. Admita que você não tem razão, se for o caso. ...
  6. Olhe o melhor lado da outra pessoa.

SABER ADMINISTRAR CONFLITOS É UM DOS MAIORES DESAFIOS DA LIDERANÇA

  1. SEJA NEUTRO. ...
  2. RESERVE UM TEMPO PARA ADMINISTRAR O CONFLITO. ...
  3. REÚNA OS ENVOLVIDOS EM LOCAL ADEQUADO. ...
  4. SE PREPARE PARA A MEDIAÇÃO. ...
  5. TENHA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL. ...
  6. SEJA ASSERTIVO. ...
  7. SE COLOQUE NO LUGAR DOS ENVOLVIDOS.

É o caso do conflito do Iêmen, que já dura pelo menos 11 anos.
...
Confira abaixo sete conflitos que nem sempre aparecem com proeminência no noticiário, mas que têm provocado sofrimento humano em grande escala.

  1. Etiópia. Reuters. ...
  2. Iêmen. EPA. ...
  3. Mianmar. ...
  4. Haiti. ...
  5. Síria. ...
  6. Militantes islâmicos na África. ...
  7. Afeganistão.

É o que se chama comumente de “conflito de interesses”: quando as necessidades de uma pessoa entram em conflito com as necessidades do outro. Por exemplo, quando precisamos fazer uma tarefa doméstica e os responsáveis por ela querem descansar em vez de fazê-la.

Quais são os principais tipos de conflitos no ambiente de trabalho?

  • rivalidade e hostilidade;
  • desmotivação individual e coletiva;
  • conflito dentro das equipes;
  • falta de foco;
  • falta de comprometimento na execução das atividades;
  • baixo desempenho;
  • falta de engajamento;
  • desvalorização do profissional.

O conflito social, assim, representa a disputa entre grupos com posições diferentes sobre um determinado tema, tendo como pano de fundo o modelo de desenvolvimento social de um grupo coletivo específico.