Quais os 3 tipos de atos inseguros?

Perguntado por: ialmeida . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

– Uso de equipamentos de forma errada ou roupas inadequadas; – Utilizar máquinas sem permissão ou mesmo sem habilitação; – Trabalhador que se recusa a usar o Equipamento de Proteção Individual (EPI);

A norma regulamentadora responsável pelos atos inseguros é a NR 1, que representa as Disposições Gerais, onde fala que cabe ao empregador elaborar ordens de serviço sobre a segurança do trabalho com o objetivo de se prevenir os atos inseguros no desempenho das funções de cada trabalhador.

Ato inseguro consiste em irregularidades ou deficiências existentes no ambiente de trabalho que constituem riscos para a integridade física do trabalhador e para a sua saúde, bem como para os bens materiais da empresa.

Resposta verificada por especialistas. São exemplos de atos inseguros, exceto: (e) Andaimes soltos ou inapropriados. é a alternativa correta. Podemos afirmar que esta alternativa está relacionada a condição insegura no trabalho, em contrapartida, as demais são atos inseguros.

Para evitar esse comportamento inseguro, faça todas as atividades necessárias com concentração e atenção a cada passo. Além disso, não realize nenhum processo com dúvidas, pois elas podem ser cruciais para evitar um acidente. Sempre que estiver confuso com alguma situação, chame um supervisor e peça as orientações.

Ocorre principalmente quando não há informações e conhecimento suficientes para a tomada de decisão e neste caso adota-se premissas não verdadeiras ou deixa de considerar todo o cenário na decisão por falta de informação e conhecimento.

Exemplos de condição insegura

  • Equipamentos com defeito em operação;
  • Construção insegura para o trabalho;
  • Escadas e pisos defeituosos ou inadequados;
  • Proteção mecânica inadequada para os trabalhadores;
  • Baixa iluminação para realização do trabalho;
  • Regras de segurança inadequadas, incorretas ou ausentes;
  • Excesso de ruído.

Correspondem à violação de uma ordem ou procedimento. Alguns exemplos: levantamento improprio de carga, brincadeiras no serviço, manutenção de maquinas em movimentos, danificação ou não uso de EPI, utilização de ferramenta inadequada, ou execução de serviços para os quais não estão autorizados.

Em outras palavras, o fator pessoal de insegurança é a falha ligada diretamente ao trabalhador, ou seja, encontra-se inerente a ele, propiciando a ocorrência de acidentes no ambiente de trabalho. Atos inseguros são atitudes com as quais os trabalhadores se expõem aos riscos de acidentes de trabalho, de maneira ou não.

Desse modo, uma equipe SESMT pode ser composta por:

  • auxiliares de enfermagem;
  • técnicos de enfermagem;
  • enfermeiros do trabalho;
  • técnicos em segurança do trabalho;
  • engenheiros de segurança do trabalho;
  • médicos do trabalho.

Conheça, a seguir:

  • Dor nas costas. A dor nas costas é a campeã em afastamentos de trabalhadores no Brasil. ...
  • LER/DORT. Doenças como Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) estão entre as principais causas de afastamento do trabalho. ...
  • Depressão.

A segurança do trabalho é um setor importantíssimo para qualquer empresa, pois zela pela qualidade de vida e mantém um ambiente de trabalho seguro, o que influencia diretamente na produtividade e até na redução dos custos — as ações preventivas evitam gastos com o tratamento de um funcionário acidentado e, até mesmo, ...

A insegurança é um estado emocional que provoca aquela sensação de incapacidade, de que não conseguimos realizar uma determinada tarefa no trabalho ou mesmo lidarmos com outras pessoas. É um estado que surge a partir do sentimento de inferioridade, quando o indivíduo não se sente à altura de algo ou alguém.

CAT é a sigla para Comunicação de Acidente de Trabalho, um documento que registra formalmente os acidentes ou doenças relacionadas à atividade laboral. A CAT tem a função de notificar a Previdência Social sobre a ocorrência, a fim de garantir a assistência ao trabalhador.

INFORMAÇÃO: 88% DOS ACIDENTES DE TRABALHO, TEM COMO CAUSA FUNDAMENTAL O ATO INSEGURO. A FALTA DE ATENÇÃO NO NOSSO TRABALHO, É UMA DAS POSSIBILIDADES PARA A OCORRÊNCIA DOS ATOS INSEGUROS E EM CONSEQUÊNCIA COM OS ACIDENTES DE TRABALHO. POR ISSO DEVEMOS TER TOTAL ATENÇÃO E FOCO.

O que gera insegurança
O que está por trás da insegurança pode ser um medo, por exemplo medo de ser rejeitado, medo de que as coisas não deem certo, medo de ficar só, medo de ficar pobre, de ficar desempregado. Muitas vezes aparece o medo de não saber reagir caso outra pessoa seja agressiva.