Quais os 3 tempos cirúrgicos?

Perguntado por: eAvila . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.9 / 5 7 votos

Tempos cirúrgicos: Diérese, hemostasia e síntese-2021.

O ato cirúrgico é todo procedimento realizado na Unidade de Centro Cirúrgico com, pelo menos, uma incisão, com ou sem sutura, incluindo as cirurgias videoscópicas.

DIÉRESE: É o conjunto de manobras realizadas para a abordagem do objetivo cirúrgico. Dividida em Incisão e Divulsão. HEMOSTASIA: Consiste nas manobras para interrupção do sangramento. EXÉRESE: É a retirada do objetivo cirúrgico.

A diérese é o ato de separar os tecidos com fins operatórios;podemos encontrar dois tipos de diérese: Incisão=ato de separar os tecidos com corte e Divulsão= ato de separar os tecidos sem corte. Consiste na primeira etapa da cirurgia, sendo seguida pela hemostasia e síntese.

Classificação das cirurgias: finalidade, porte, urgência e potencial de contaminação.

Existem dois tipos de diérese: Incisão: ato de separar os tecidos com corte, e divulsão: ato de separar os tecidos sem corte. Consiste na primeira etapa da cirurgia, sendo seguida pela hemostasia e síntese. Se implicar retirada de tecido ou de órgão, pode ser chamada de exérese.

Exérese é um procedimento cirúrgico de remoção de uma lesão por meio do corte da pele ao redor desta lesão, permitindo sua retirada. É usada tanto para remoção de lesões benignas quanto malignas.

O pré-operatório inicia-se quando o médico indica e combina com o paciente o procedimento cirúrgico e começa a tomar as medidas para prepará-lo para o procedimento. O período pré-operatório divide-se em mediato e imediato.

Pode ser subdividido em:

  • Pré-operatório mediato (começa no momento da indicação da operação e termina 24 horas antes do seu início. Geralmente, nesse período o paciente ainda não se encontra internado);
  • Pré-operatório imediato (Esta fase compreende as 24 horas que antecedem a operação.

A Enfermagem Perioperatória contempla as atividades desenvolvidas pelo enfermeiro nos períodos pré-operatório imediato, transoperatório e pós-operatório imediato.

Material utilizado para diérese: (1) bisturi, (2) tesoura de Mayo curva, (3) tesoura de Mayo reta, (4) tesoura para fios, (5) tesoura de Metzenbaum e (6) tesoura de Potts.

A diérese pode ser auxiliada por técnicas de dissecção mediante emprego de pinças de dissecção, gaze montada em pinças e manobras digitais, com o objetivo de poupar estruturas nobres como nervos e vasos.

A pinça dente-de-rato (fig 21.37) é utilizada para segurar a pele e os dentes evitam que a pele escape da pinça. A pinça de Allis é usada para preensão de vários tecidos, principalmente os delicados e escorregadios. A pinça de Durval (fig 21.39) e a pinça de coração (fig 21.40) são usadas para preensão de vísceras.

Hemostasia: um conjunto de manobras manuais ou instrumentais para deter ou prevenir uma hemorragia ou impedir a circulação de sangue em determinado local em um período de tempo.