Quais os 3 tecidos do coração?

Perguntado por: edomingues . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 10 votos

Histologicamente, o coração tem três camadas de tecido: o epicárdio, o miocárdio e o endocárdio.

A parede do coração é formada por três camadas distintas: epicárdio, miocárdio e endocárdio. O epicárdio é a camada mais externa e reveste superficialmente o órgão. O miocárdio, por sua vez, está localizado logo abaixo do epicárdio e é formado por tecido muscular estriado cardíaco.

A Histologia Cardíaca
Assim como os vasos sanguíneos, o coração possui algumas peculiaridades, como as 3 túnicas, que são: endocárdio (interna), miocárdio (média) e pericárdio (externa), sendo essa semelhança originada da gênese embriológica do coração, um “superespecializado” vaso sanguíneo.

A túnica mucosa é composta por um revestimento epitelial (epitélio úmido), que possui função de proteção, absorção e secreção; uma lâmina própria, com as funções de suporte, defesa e secreção (quando glândulas presentes), formada por tecido conjuntivo frouxo.

O coração humano apresenta quatro partes ou cavidades: na parte superior estão as aurículas, divididas entre a direita e a esquerda, na parte inferior estão os ventrículos, também direito e esquerdo. Na metade direita do coração só circula sangue venoso, na esquerda sangue arterial.

O tecido epitelial é um dos quatro tipos básicos dos tecidos animais. Formado por células justapostas, entre as quais se encontra pouca substância extracelular. Como suas células não possuem vasos sanguíneos, os nutrientes são recebidos através do tecido conjuntivo subjacente.

O tecido muscular estriado cardíaco é composto por células alongadas e ramificadas que apresentam estriações transversais, como no tecido muscular estriado esquelético. Entretanto, ao contrário deste último, essas células apresentam um ou dois núcleos localizados no centro da fibra muscular.

O tecido muscular estriado cardíaco apresenta contração voluntária e é encontrado no coração.

Epicárdio: a camada externa do coração é uma delgada lâmina de tecido seroso. O epicárdio é contínuo, a partir da base do coração, com o revestimento interno do pericárdio, denominado camada visceral do pericárdio seroso. Miocárdio: é a camada média e a mais espessa do coração. É composto de músculo estriado cardíaco.

2) O tecido nodal mostra-se formado por células delicadas, contendo núcleo único ou duplo de forma arredondada ou ovóide com nucléolo nítido e citoplasma acidófilo, revelando, em relação ao mio cárdio atrial, número reduzido de miofibrilhas sinuosas com estria ções transversais.

pericárdio

O coração é revestido por uma membrana que garante a sua posição ideal para bater de forma eficiente. Essa membrana recebe o nome de pericárdio, uma estrutura fibro-serosa em forma de saco que envolve o coração e as raízes dos grandes vasos sanguíneos.

O coração tem dois tipos de células, as células miocárdicas, também denominadas células funcionais, que quando estimuladas eletricamente são capazes de se contrair, e as células marcapasso, responsáveis pela geração e condução dos estímulos elétricos.

A parede do intestino delgado consiste em quatro túnicas: (1) a mucosa, (2) a submucosa, (3) a túnica muscular e (4) a serosa ou peritônio. As diferenças histológicas são observadas nas túnicas mucosa e submucosa das três porções do intestino delgado.

A capa era geralmente feita de um material mais pesado do que a túnica, e era mantida no lugar com um cinto feito de tecido ou couro.

A túnica albugínea é uma cápsula de tecido conjuntivo denso não modelado. Ela se espessa na borda posterior dos testículos, formando o mediastino testicular, de onde partem septos fibrosos para o interior do órgão, levando vasos e nervos e dividindo-o em lóbulos, onde são alojados os túbulos seminíferos.

O coração humano pode ser dividido em quatro cavidades: Dois átrios ou aurículas: São as cavidades superiores, que recebem sangue quando este chega ao coração; Dois ventrículos: São as cavidades inferiores, que expulsam o sangue, bombeando-o para fora do coração.

Epitélio Pavimentoso: possui células achatadas; Epitélio Cúbico: as células apresentam-se em forma de cubo; Epitélio Prismático: as células são alongadas, em forma de coluna; Epitélio de Transição: a forma original das células é cúbica, mas ficam achatadas devido ao estiramento provocado pela dilatação do órgão.