Quais os 3 recursos fundamentais para uma empresa?

Perguntado por: oluz . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 15 votos

Os principais recursos empresariais são: recursos materiais, recursos financeiros, recursos humanos, recursos mercadológicos e recursos administrativos. Vejamos cada um deles.

Os RECURSOS PRINCIPAIS são aqueles equipamentos, ferramentas, matérias-primas, imóveis, pessoas, finanças e criatividade que faz com que tenhamos um produto ou serviço para ser comercializado.

A gestão dos recursos organizacionais de uma empresa pode ser tratada teorica- mente como a análise da base de seus recursos, que têm como principais consti- tuintes, os recursos humanos, os recursos materiais, os recursos mercadológicos, os recursos administrativos e os recursos financeiros.

Classificação dos recursos naturais. Além da classificação em recursos renováveis e não renováveis, os bens da natureza são agrupados de acordo com seu tipo. Eles são classificados em quatro grupos: biológicos, hídricos, minerais e energéticos.

Assim, podemos classificar o recurso, quanto à extensão da matéria, em recurso total e recurso parcial. Recurso parcial é aquele que, em virtude de limitação voluntária, não compreende a totalidade do conteúdo impugnável da decisão.

Setor administrativo: o coração da empresa!
Considerado o coração da empresa, o setor administrativo é responsável, conforme seu nome já indica, pela administração empresarial. Ele atua de modo a estabelecer o planejamento estratégico e a gestão das tarefas de uma empresa.

Recursos materiais: são os recursos físicos, como edifícios, prédios, máquinas, equipamentos, instalações, ferramentas, materiais, MP etc. Recursos financeiros: são os recursos monetários, como capital, dinheiro em caixa ou em bancos, contas a receber, créditos, investimentos etc.

O que muitos esquecem, na verdade, é que o recurso mais importante de qualquer organização são as pessoas. É através das pessoas que a empresa alcance seus objectivos, lucratividade e produtividade.

Os recursos materiais são todos os bens tangíveis que permitem oferecer os produtos ou serviços em questão. Entre estes, encontram-se as matérias-primas, as instalações, as maquinarias e o terreno.

Recurso administrativo é o nome dado a um mecanismo do universo das licitações que serve para contestar as decisões administrativas. Esse tipo de situação pode acontecer quando existe um descontentamento ou discordância de uma decisão proferida por alguma entidade ou órgão da administração pública.

Os recursos organizacionais sejam materiais, financeiros, humanos ou mercadológicos requerem complexos processos de administração. Todos precisam ser captados do ambiente, aplicados internamente dentro do sistema, mantidos, desenvolvidos e controlados, para que o sistema seja eficiente e eficaz.

Os recursos trabalhistas são aqueles que permitem impugnar sentença ou acórdão proferidos na justiça do trabalho. Seu objetivo é reexaminar a causa, reformando-a ou não.

Dessa forma, estipula-se que as características do recurso são: ato jurídico processual; voluntário; formal; da parte vencida, do terceiro prejudicado ou do Ministério Público.

Assim, em linhas gerais, os principais recursos produtivos estão entre: trabalho, terra, matéria-prima, capital e capacidade de produção. Ao se iniciar pela questão da terra enquanto fator de produção, de maneira geral refere-se aos recursos naturais que dela podem ser extraídos.

São princípios recursais: o duplo grau de jurisdição, a taxatividade, a singularidade ou unirrecorribilidade, a fungibilidade, a vedação da “reformatio in pejus”, a voluntariedade, a dialeticidade, a preclusão consumativa e complementariedade.

De acordo com o artigo 496 Código de Processo Civil vigente, o rol de recursos disponíveis às partes são: apelação, agravo, embargos infringentes, embargos de declaração, recurso extraordinário, recurso especial e embargos de divergência em recurso especial e extraordinário.

Os recursos naturais são classificados em dois grupos distintos: os recursos naturais não renováveis e os recursos naturais renováveis. Os recursos naturais não renováveis abrangem todos os elementos que são usados nas atividades antrópicas, e que não têm capacidade de renovação.

A missão precípua de uma empresa é propiciar o crescimento de todos, sócios e sociedade, através da criação de empregos, geração de renda, produção e distribuição de bens.