Quais os 3 objetivos da logística reversa?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 5 de maio de 2023
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Redução de custos; i>Diferencial na imagem corporativa da empresa; Geração de empregos e novas oportunidades de negócios.

A logística é a central operacional da sua empresa, responsável por toda a movimentação, armazenamento, transporte e entrega. Sua função é garantir que os produtos ou serviços passem por todas as etapas necessárias dentro da organização e cheguem até o cliente no prazo e condições ideais.

Logística reversa

  • Recuperação de produtos;
  • Redução do consumo de matérias-primas;
  • Reciclagem, substituição e reutilização de materiais; e.
  • Reparação de produtos.

Aumentar a eficiência no uso dos recursos naturais pela sociedade, por meio do incremento nos índices de reuso, reciclagem e recuperação dos materiais; e. Incentivar a melhoria ambiental no projeto dos produtos e embalagens (promovendo o chamado ecodesign).

A logística reversa parte do princípio que a responsabilidade do produto é responsabilidade de quem produz, sendo assim o destino final dos produtos gerados é responsabilidade do fabricante, de forma também a reduzir o impacto ambiental que eles causam.

A logística reversa é um conjunto de procedimentos, ações e meios para recolher e dar encaminhamento pós-venda ou pós-consumo ao setor empresarial, a fim de reaproveitar ou destinar de forma correta os resíduos sólidos.

A Logística Reversa é o conjunto de ações que envolve sistema de coleta, transporte, armazenamento, reciclagem e tratamento de resíduos produzidos pelo descarte de produtos e embalagens no pós-consumo.

Benefícios da logística reversa

  • Colaborar com questões ambientais;
  • Encontrar um diferencial;
  • Trazer uma imagem institucional positiva;
  • Explorar ações de marketing vinculadas à causa;
  • Reduzir custos;
  • Reutilizar os materiais na produção de outros produtos;
  • Criar consumidores mais conscientes.

Neste artigo, vamos abordar as cinco principais funções logísticas que compõem a gestão da cadeia de suprimentos.

  • Armazenagem e Distribuição. ...
  • Transporte. ...
  • Compras. ...
  • Planejamento. ...
  • Gestão de Qualidade.

As atividades primárias da logística são o transporte, gestão do estoque e o processamento de pedidos. Já as atividades secundárias incluem a armazenagem, o manuseio dos materiais, embalagem, aquisição de suprimentos, e a programação de produtos e sistema de informação.

A logística reversa tem como objetivo principal garantir o retorno dos produtos, materiais e resíduos ao processo produtivo, evitando que sejam descartados inadequadamente no meio ambiente, causando impactos negativos.

As três primeiras fases da logística: atuação segmentada, integração rígida e integração flexível.

Podemos afirmar que há pelo menos 5 diferentes etapas da logística:

  • Recebimento da mercadoria;
  • Movimentação das cargas;
  • Armazenagem;
  • Separação;
  • Envio da mercadoria.

Conheça 5 etapas comuns de um processo logístico

  • Gestão de compras. O primeiro item das etapas de um processo logístico está bem envolvido com logística, armazéns e gestão de entregas. ...
  • Recebimento de suprimentos/mercadoria. ...
  • 3 – Armazenagem. ...
  • Movimentação e separação de cargas. ...
  • Expedição.

Os 4 tipos de logística

  • Logística de produção.
  • Logística de distribuição.
  • Logística reversa.
  • Logística de suprimentos.