Quais os 3 gêneros?

Perguntado por: amuniz . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Tipos de gêneros literários

  • 1) Gênero narrativo ou épico.
  • 2) Gênero lírico.
  • 3) Gênero dramático.

Resumindo. Basicamente, os gêneros literários são divididos em: clássicos e modernos. Na categoria de gêneros literários clássicos estão: lírico, épico e dramático. Já no grupo de gêneros literários modernos estão: romance, novela, conto, crônica, poema, canção, drama histórico e teatro de vanguarda.

Transgênero: é quem se identifica com um gênero diferente daquele atribuído no nascimento. Não-binário: é alguém que não se identifica completamente com o “gênero de nascença” nem com outro gênero.

Quantas identidades de gênero existem? O mais comum é vermos seis identidades: mulher ou homem cisgênero, mulher ou homem transgênero, gênero não binário e agênero.

Tipos e gêneros textuais

  • Texto narrativo;
  • Texto descritivo;
  • Texto dissertativo expositivo;
  • Texto dissertativo argumentativo;
  • Texto explicativo injuntivo;
  • Texto explicativo prescritivo.

São exemplos de gêneros: romance, conto, fábula, lenda, notícia, carta, bula de medicamento, lista de compras, cardápio de restaurante, entre outros. Quando trata-se de tipos textuais, as classificações são fixas. Elas definem e diferenciam o texto a partir da estrutura e dos aspectos linguísticos.

O gênero dramático é composto por textos escritos para serem encenados. Portanto, a princípio, eles não são escritos para a leitura de leitores(as) comuns. Queremos dizer com isso que o diretor e os atores de uma peça são os leitores originais dessas obras.

Subgêneros narrativos

  • Epopeia: poema narrativo.
  • Romance: longa narrativa em prosa.
  • Conto: curta narrativa em prosa.
  • Novela: narrativa em prosa, com dimensões entre o conto e o romance.
  • Fábula: narrativa curta, protagonizada por animais e com uma moral.

O texto narrativo é aquele em que se conta uma história, seja ela real ou fictícia. Seus elementos básicos são espaço, tempo e personagem. Outra característica importante da narrativa é a presença de uma voz que conta a história: o narrador. O romance, o conto, a crônica e a fábula são exemplos de gêneros narrativos.

Os gêneros textuais são estruturas particulares que se formam a partir dos diferentes tipos de texto. Essas estruturas dão forma aos textos e fazem com que estes assumam um padrão.

Dessa forma, o gênero lírico é um tipo de texto que expressa sentimentos e emoções de alguém. É uma internalização de um mundo interior. Por meio do lirismo, textos desse gênero costumam fazer uso da função poética da linguagem.

Os gêneros literários são três: narrativo ou épico, lírico e dramático.

Além da epopeia, outros gêneros épicos merecem destaque, os quais são constituídos por enredo, ação, personagens, narrador, tempo e espaço: Epopeia: extenso poema épico, dividido em proposição, invocação, dedicatória, narração e epílogo.

Pessoas xenogênero são aquelas cujas identidades de gênero são definidas por ou podem ser comparadas com animais, plantas, sentimentos, sensações, estéticas, objetos, fenômenos da natureza ou outres coisas, fenômenos e/ou arquétipos que não são diretamente relacionades ao binário de gênero, aos seus derivados, às suas ...

Demimenino ou demihomem (por vezes grafado como demi-homem; em inglês: demiboy ou demiman) é um demigênero para alguém que vivencia parcialmente uma hombridade ou está conectade de forma parcial com o gênero homenil. A outra metade do gênero nem sempre é conhecida, não sendo necessariamente demiagênera ou demineutra.

LGBT: Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros. LGBTQI: Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis / Transgêneros e Intersexuais. LGBTQIS: Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis / Transgêneros, Queers, Intersexuais e Simpatizantes / Solidários.

“gênero é um elemento constitutivo das relações sociais baseado nas diferenças percebidas entre os sexos… o gênero é uma forma primária de dar significado às relações de poder.” – Scott, 1995. “uma forma de entender, visualizar e referir-se à organização social da relação entre os sexos.” – Guedes, 1995.

Ao contrário do não-binário, aquele que se identifica com o gênero binário se vê como homem ou mulher, como alguém do sexo masculino ou feminino. É um tipo comum de sistemas de gênero ...

A identidade de género é a forma como a pessoa se identifica, como se sente, independentemente do corpo com que nasceu. Pode considerar-se, na essência, como homem, mulher, um pouco de ambos ou mesmo nenhum dos dois.

Entradas similares: congenere. Grafia usada em todos os países falantes de língua portuguesa exceto no Brasil, onde se escreve congênere.

Em outras palavras, gêneros textuais são estruturas textuais peculiares que surgem dos tipos de textos: narrativo, descritivo, dissertativo-argumentativo, expositivo e injuntivo.