Quais os 3 fatores de risco da gestação de alto risco?

Perguntado por: nsalgueiro . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

Quais são os principais fatores que determinam uma gravidez de risco?

  • Diabetes gestacional. O excesso de glicose no sangue durante a gestação é um dos fatores que determinam uma gravidez de risco. ...
  • Gestação múltipla. ...
  • Hipertensão. ...
  • Idade da gestante. ...
  • Ameaça de parto prematuro.

Em geral, os fatores de risco podem ser classificadas nos seguintes grupos:

  • Comportamentais.
  • Fisiológicos.
  • Demográficos.
  • Ambientais.
  • Genéticos.

Fator de risco é um termo estatístico utilizado para designar uma condição ambiental, característica, ou comportamento que aumenta a probabilidade da ocorrência de determinada doença.

Existem alguns cuidados que gestante de alto risco precisa ter:

  • Visitar o obstetra.
  • Alimentação saudável.
  • Não consumir bebida alcoólicas.
  • Descansar.
  • Não fumar.

Quem tem uma gravidez de alto risco pode ter parto normal? Sim! Quem tem uma gravidez de alto risco pode sim ter parto normal, mas a decisão deve ser feita estritamente pelo médico, que avalia caso a caso. Ou seja, a paciente terá a indicação que não trará consequências negativas para si ou para o feto.

A gestante terá acompanhamento por equipe interdisciplinar e por especialistas conforme necessário, através de consultas individuais e de grupos, com intervalos regulares até o momento do parto. Durante as consultas são solicitados exames para serem realizados na própria Unidade.

LOC.: Toda gestante tem direito ao pré-natal na rede pública de saúde. Após constatação da gravidez por exame de sangue, que pode ser feito em qualquer posto de saúde ou hospital público, a mulher deve comparecer a um posto de saúde com identidade e comprovante de residência.

A eclâmpsia é uma complicação da pré-eclâmpsia, quando a pressão arterial está acima de 140/90 mmHg após a 20ª semana de gravidez, com desaparecimento até 12 semanas pós-parto. Outras causas, como excesso de proteína na urina ou insuficiência hepática contribuem para o diagnóstico de pré-eclâmpsia.

NuBio

  1. Riscos de acidentes. Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e seu bem estar físico e psíquico. ...
  2. Riscos ergonômicos. ...
  3. Riscos físicos. ...
  4. Riscos químicos. ...
  5. Riscos biológicos.

As cinco classificações são: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentais. Cada um dos riscos correspondem a uma cor no Mapa de Riscos Ocupacionais. Veja a seguir mais sobre cada risco!

As cinco classificações são: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentais.

Fatores de risco são condições e problemas que aumentam as chances de uma pessoa de desenvolver doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral. Alguns podem ser evitados, tratados e controlados, os mutáveis.

Fatores de risco são fontes, situações ou atos com potencial de causar ou contribuir para uma lesão ou morte. O fator de risco pode ser um produto químico, uma superfície quente, um chão escorregadio, uma máquina ruidosa, uma área com alta temperatura ou energizada, entre outros.

A análise dos fatores de risco na segurança patrimonial pode ser definida como um processo que tem como objetivo identificar e analisar riscos, ameaças e outras vulnerabilidades as quais um patrimônio está sujeito.

A gravidez é dita de Baixo Risco quando não é necessário aplicar intervenções de maior complexidade, e quando a morbidade e mortalidade materna e perinatal são menores do que as da população geral. O processo dinâmico e a complexidade da gravidez exigem avaliações continuadas e específicas em cada período.

“As pacientes que engravidam a partir dos 35 anos têm mais chances de apresentar essas condições. A partir dessa idade, as mulheres também têm mais probabilidades de já estar acometidas por doenças crônicas, como a hipertensão e diabete prévia à gestação.

O que é TGO e TGP? O TGO é conhecido como transaminase oxalacética ou AST (aspartato aminotransferase). Já o TGP é conhecido como transaminase pirúvica ou ALT (alanina aminotransferase). Ambos são transaminases, ou seja, enzimas que podem ser dosadas no sangue e refletem o status de funcionamento do fígado.

A pré-eclâmpsia (com ou sem eclâmpsia) surge após a vigésima semana de gravidez e, geralmente, antes do final da primeira semana após o parto. Um quarto dos casos ocorrem após o parto, geralmente dentro dos primeiros quatro dias, mas por vezes até seis semanas após o parto.

Em casos de gravidez de alto risco, ou para mulheres acima de 40 anos, este número pode ser bem superior a quatro, que são os exames de ultrassom mínimos necessários para garantir uma boa e tranquila gestação, seja você atendida pelo seu convênio médico ou pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Sintomas da gravidez de risco
Escape de sangue – todo e qualquer sangramento pela genital acende um sinal de alerta para serem investigadas as suas causas. Vômitos e náuseas – apesar de comuns em algumas mulheres, em excesso podem causar a perda de peso e desidratação.