Quais os 2 principais artistas do Romantismo?

Perguntado por: isales3 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 17 votos

Na primeira geração romântica, tem-se José de Alencar e Gonçalves Dias como maiores expoentes; Álvares de Azevedo é o principal autor do Ultrarromantismo brasileiro; Com uma obra com forte tom abolicionista, Castro Alves é o grande nome da terceira geração do Romantismo brasileiro.

Principais obras
Inocência (1872), de Visconde de Taunay; O Cabeleira (1876), de Franklin Távora; A escrava Isaura (1875), de Bernardo Guimarães; Úrsula (1859), de Maria Firmina dos Reis.

Na primeira geração romântica, tem-se José de Alencar e Gonçalves Dias como maiores expoentes; Álvares de Azevedo é o principal autor do Ultrarromantismo brasileiro; Com uma obra com forte tom abolicionista, Castro Alves é o grande nome da terceira geração do Romantismo brasileiro.

A Segunda Geração Romântica tem como principais características: Profundo subjetivismo. Sentimentalismo exacerbado. Pessimismo e melancolia.

A segunda geração do Romantismo no Brasil é conhecida como Ultrarromantismo e é caracterizada por uma volta ao mundo interior e por uma temática pessimista. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Como o pelo sedoso dos arminhos.

O romance romântico apresenta no Brasil quatro tendências: o romance urbano, o indianista, o regionalista e o histórico.

A primeira geração é denominada nacionalista ou indianista. A segunda geração romântica foi batizada de "geração do mal-do-século" e a terceira de "geração condoreira".

Os temas mais explorados pelos escritores desse momento são: natureza, sentimentalismo, religiosidade, ufanismo e nacionalismo.

Álvares de Azevedo

Os principais autores da segunda geração romântica brasileira são: Álvares de Azevedo; Casimiro de Abreu.

Principais autores do Romantismo no Brasil
No romance: José de Alencar, Joaquim manuel de Macedo, Manuel Antônio de Almeida, Visconde de Taunay e Bernardo Guimarães. No teatro: José de Alencar, Gonçalves Dias, Gonçalves de Magalhães, Álvares de Azevedo e Martins Pena.

Entre as marcas principais do Romantismo estão o sentimentalismo, a supervalorização das emoções pessoais, o subjetivismo e egocentrismo. É dessa maneira que os poetas se colocavam como o centro do universo.

Resumo sobre o romantismo
É um estilo de época caracterizado pelo excesso sentimental. Em Portugal, seus principais autores são Almeida Garrett, Camilo Castelo Branco e Júlio Dinis. No Brasil, Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Castro Alves e José de Alencar são importantes nomes do romantismo.

Principais Autores

  • Domingos José Gonçalves de Magalhães (1811-1882)
  • Antônio Gonçalves Dias (1823-1864)
  • Joaquim Manuel de Macedo (1820-1882)
  • Manuel Antônio de Almeida (1831-1861)
  • José Martiniano de Alencar (1829-1877)

A poesia na Segunda Geração do Modernismo apresentou à Literatura nomes como Carlos Drummond de Andrade, Mario Quintana, Murilo Mendes e Cecília Meireles.

O Romantismo foi o principal movimento estético do final do século XVIII e início do século XIX. O romance Os sofrimentos do jovem Werther, do alemão Goethe, é considerado a primeira obra romântica publicada.

Canção do Exílio
Um dos poemas mais icônicos do Brasil de todos os tempos, a Canção do Exílio (1857) de Antônio Gonçalves Dias (1823-1864) é marcada por sua exaltação e sentimentalismo da terra.

Realismo no Brasil
No Brasil, o maior representante do Realismo foi Machado de Assis. Sua obra Memórias póstumas de Brás Cubas é considerada fundadora do movimento, e seu modo de escrever, com digressões e ironias, marcaram o estilo literário brasileiro.

José de Alencar

Considerado o principal romancista brasileiro da fase romântica, José de Alencar dedicou-se aos romances indianistas, históricos, urbanos e regionalistas.

O Condoreirismo é o nome atribuído à Terceira Geração da Poesia Romântica, a qual utilizou a produção literária como instrumento de denúncia às injustiças sociais. O Condoreirismo é o nome atribuído à vertente social e abolicionista da poesia romântica.

A Terceira Geração do Romantismo no Brasil teve seu início na década 1870. Foi um período marcado por ideias que vieram a partir de uma visão crítica e mais aprofundada da realidade social da época. Nesse momento da literatura brasileira, a estrutura do pensamento eram as ideias abolicionistas, republicanas e liberais.

O Romantismo buscava transmitir para o povo, ideais sobre o amor, o sentimento, Deus e espiritualidade, o patriotismo e a valorização do indivíduo. Por isso, o período romântico ficou conhecido pela rejeição a racionalidade, da objetividade e do belo, características do Classicismo, o movimento anterior ao romantismo.