Quais os 2 melhores óleo para fritura de alimentos?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

Um estudo descobriu que o azeite de oliva extravirgem e o óleo de coco são dois dos óleos mais estáveis. Os pesquisadores aqueceram três litros de óleo em uma fritadeira a 180 °C por seis horas. Isso sugere que eles podem ser os mais adequados para fritar.

Os óleos de soja e canola são mais resistentes a altas temperaturas se comparados ao óleo de girassol. Já os óleos vegetais também podem alterar o sabor do alimento, dependendo do tipo e da quantidade usada. "O óleo de girassol é o que menos altera, tanto sabor, quanto cor e cheiro do alimento.

Azeite de oliva

Azeite de oliva: Fonte de gordura monoinsaturada, esse é um dos melhores óleos para ter na cozinha, especialmente por ajudar no controle do colesterol.

1) Qual óleo usar para fritar? Para gorduras feitas por imersão, é recomendado usar óleos e gorduras tais como: óleos vegetais (milho, canola, algodão, amendoim, óleo/gordura de coco, ou até mesmo o azeite de oliva) e /ou banha de porco. Eu preferencialmente gosto de usar banha de porco!

Segundo Grootveld, o melhor óleo para fritar e cozinhar é o azeite. "Primeiro porque esses compostos tóxicos são gerados em baixa quantidade e segundo porque os compostos que são formados são menos maléficos para o corpo humano."

azeite

Portanto, o melhor óleo de cozinha para preparar os pratos é o azeite. “Embora perca grande parte das suas propriedades antioxidantes quando aquecido a temperaturas acima de 180°C, ele possui uma maior quantidade de gorduras monoinsaturadas e menos gorduras saturadas comparado aos outros óleos.

5 opções para substituir o óleo de cozinha

  • Óleo de coco. O óleo de coco é considerado uma dos melhores óleos. ...
  • Manteiga ghee. Utilizar manteiga ghee, também conhecida como clarificada, para cozinhar é uma decisão positiva e saudável. ...
  • Azeite de oliva. ...
  • Óleo de abacate. ...
  • Óleo de amendoim.

Estudos científicos revelam que banha de porco vence óleo de soja em vários índices e dosagens de colesterol; produtora de banha suína defende retorno saudável à tradição.

Um salgado bem frito, crocante e gostoso tem um segredo que poucas pessoas sabem: para ser irresistível, o salgado deve sempre ser frito com gordura hidrogenada.

O óleo de soja é o mais comum nos lares brasileiros, afinal, é barato, não deixa gosto nos alimentos, e dá a crocância necessária para os alimentos fritos, como a batata.

Rico em gorduras poli-insaturadas e vitamina E (que são benéficas para a saúde), o óleo de girassol é uma alternativa bem versátil, que pode ser usada para grelhar, assar e fritar alimentos no dia a dia - desde carnes (vermelhas e brancas) até batatas e outros legumes.

Ele pode ser usado de várias formas e para várias funções. Na nutrição, você pode acrescentá-lo na sua alimentação, por exemplo, para temperar alimentos frios e saladas. Se quiser, você também pode usar para preparar alimentos quentes e fazer frituras deliciosas.

O que passa despercebido: óleo de soja
Para preparações que precisam de altas temperaturas como frituras, os óleos de girassol alto oleico ou o de azeite resistem melhor.

Um estudo publicado na revista Life Sciences Research Office apontou que o consumo de óleo de coco não aumenta o colesterol nem o risco de se desenvolver doenças coronarianas, pois ele regula as taxas de HDL, o bom colesterol.

Azeite extra virgem com acidez máxima de 0,3 para temperar, refogados e preparações como arroz por exemplo. A fritura já não seria indicada porém caso a fizesse os melhores são canola e soja pois estes ao sofrerem aquecimento em altas temperaturas geram menos substâncias tóxicas.

azeite

A esteatose hepática (gordura no fígado) na maioria das vezes esta relacionada com excesso de carboidratos refinados e não no consumo de determinados óleos. Para uma saúde geral, o melhor óleo seria o azeite, depois o óleo de soja. O melhor sal é o sal branco convencional.

Quando falamos de uma alimentação saudável, o tipo extravirgem é, sem dúvidas, o melhor azeite, pois é puro e extraído apenas das azeitonas — ou seja, não contém misturas com outros óleos.

Quais óleos vegetais são realmente benéficos à saúde?

  • Óleo de abacate. O óleo de abacate apresenta gorduras monoinsaturadas e componentes importantes para a manutenção da saúde, como vitamina E, vitamina A e beta-sitosterol. ...
  • Óleo de abóbora (semente) ...
  • Óleo de amendoim. ...
  • Óleo de linhaça. ...
  • Óleo de oliva. ...
  • Óleo de uva.

Atinge a temperatura de fritura mais rapidamente
Como a banha de porco chega à temperatura ideal para fritar os alimentos mais rápido do que os óleos vegetais, é possível diminuir tanto o tempo de preparo quanto o consumo de gás, conforme explica o Dr. Siebra.

Mas qual a diferença entre os óleos? A nutricionista Simone Tonelli explicou. “O milho e girassol são bem similares, eles tem o ômega 6. São gorduras polisaturadas e tem porcentagem pequena de gordura saturada, que a famosa gordura ruim.

Para as frituras, por exemplo, o melhor é usar um óleo de oliva virgem ou refinado. Já para os pratos assados e marinados, o ideal é usar o azeite virgem. O azeite extravirgem pode ser usado em todos os tipos de preparo.