Quais órgãos a tuberculose atinge?

Perguntado por: ufigueiredo6 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 4 votos

Atinge principalmente os pulmões (forma pulmonar), porém outros órgãos podem ser afetados como: rins, ossos, olhos, entre outros, sendo estas denominadas como tuberculose extrapulmonar.

A tuberculose pode afetar vários órgãos, mas o mais comum é o acometimento dos pulmões. A tuberculose fora dos pulmões (extrapulmonar) pode atingir a pleura, os gânglios linfáticos (linfonodos), a meninge, os ossos, os rins, o intestino e entre outros órgãos.

Uma das formas mais graves e a Tuberculose miliar, decorrente de disseminação hematogênica com acometimento sistêmico, quadro toxico infeccioso importante e grande risco de meningite. Os pulmões se apresentam difusamente ocupados por pequenas lesões. Os demais órgãos também podem ser acometidos por lesões idênticas.

O diagnóstico definitivo de tuberculose ativa é feito pelo isolamento em cultura do M tuberculosis do escarro ou de uma amostra de biópsia. O bacilo da tuberculose, entretanto, é de crescimento lento, demorando semanas para crescer em meios especializados.

Para o diagnóstico da tuberculose são utilizados, principalmente, os seguintes exames: exame microscópico direto (baciloscopia direta), cultura para micobactéria com identificação de espécie, teste de sensibilidade antimicrobiana, teste rápido para tuberculose (TR-TB) e radiografia de tórax.

Os casos graves apresentam dificuldade na respiração; eliminação de grande quantidade de sangue, colapso do pulmão e acúmulo de pus na pleura (membrana que reveste o pulmão) – se houver comprometimento dessa membrana, pode ocorrer dor torácica.

O tratamento da tuberculose possui duas fases: a intensiva, com objetivo de reduzir drasticamente a maioria dos bacilos e eliminar bacilos resistentes, diminuindo a contagiosidade; e a fase de manutenção, com objetivo de eliminar bacilos latentes e diminuir a possibilidade de recidiva da doença.

INTRODUÇÃO: A tuberculose hepática isolada é uma manifestação rara da infecção pelo Mycobacterium tuberculosis. O bacilo atinge o fígado por disseminação hematogênica.

A sequela pulmonar de tuberculose (TB) caracteriza-se por alterações anatômicas das estruturas brônquicas, vasculares ou do parênquima pulmonar que se seguem à cura microbiológica da infecção, favorecendo o aparecimento de sintomas respiratórios persistentes, infecções pulmonares de repetição, comprometimento da função ...

É comum que o paciente com TB apresente baixo peso e desnutrição por ter falta de apetite e emagrecimento devido ao desconforto em se alimentar por causa da tosse recorrente. Pacientes desnutridos sofrem alterações nos mecanismos imunológicos podendo contribuir para a evolução da doença e o insucesso do tratamento.

O tratamento da tuberculose óssea deve ser feito de acordo com a orientação do médico sendo indicado o uso de uma combinação de antibióticos para promover a eliminação da bactéria, sendo importante usar esses medicamentos mesmo que os sintomas tenham desaparecido.

A tuberculose afeta predominantemente os pulmões, e muitos pacientes, não obstante a cura confirmada bacteriologicamente, terão sequelas da tuberculose, com perda da função pulmonar e sintomas respiratórios crônicos, além de diminuição da capacidade de exercício e da qualidade de vida.

Os principais sintomas quando a tuberculose está ativa e a pessoa realmente está doente são: tosse, catarro, cansaço, falta de apetite, febre, emagrecimento, suores noturnos e pode, ou não, ocorrer catarro com sangue. Esses sintomas podem ser confundidos com outras doenças porque são muito comuns.

As consequências podem ser tuberculose óssea e tuberculose urinária.

A dor abdominal é o sintoma mais comum. Além dela, costumam aparecer sintomas como febre, sudorese noturna, perda de peso, diarreia e anorexia. De mais específicos, pode ocorrer sangramento digestivo baixo e constipação.

Celina Boga - O principal sintoma é a tosse. A pessoa pode tossir meses, sem, contudo, pensar na tuberculose. Outros sintomas incluem falta de apetite, emagrecimento e suor noturno acompanhado de febre baixa, que é mais comum no final da tarde. Pode existir catarro esverdeado, amarelado ou com sangue.

Por outro lado, inicialmente, a tuberculose pode ser confundida com o câncer de pulmão, já que alguns sintomas são parecidos e as lesões nos exames de imagem também podem ser similares em alguns casos. “Nas duas doenças, o paciente pode apresentar perda de peso, tosse com sangue e falta de ar.

Em 6x de R$127,57 no Cartão.