Quais órgãos a gripe afeta?

Perguntado por: loliveira . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

A gripe é uma infeção vírica ou viral (causada por vírus Influenza) que atinge o sistema respiratório - nariz, garganta e pulmões, provocando sintomas como dor de cabeça, dores musculares, fadiga e fraqueza, febre, tosse seca, entre outros.

Em média, a gripe dura cerca de uma semana. Casos mais graves podem durar mais tempo, geralmente de 7 a 10 dias. O período de incubação da gripe —ou seja, quanto tempo a pessoa leva para desenvolver sintomas após ter contato com o vírus — varia de um a quatro dias.

Em geral, uma gripe pode durar em média de 7 a 10 dias, com um período de incubação do vírus de até 4 dias, ou seja, o tempo entre contrair a doença e manifestar os sintomas. Para comparação, o período de incubação do novo coronavírus é de 5 a 14 dias.

A sensação de fraqueza após gripe é um sintoma comum relatado entre pessoas que foram afetadas pelo vírus da influenza. O organismo gasta energia combatendo o vírus e a sensação de fraqueza pode perdurar por semanas e até por meses.

“A gripe normalmente é uma infecção de via aérea superior que pode evoluir para uma pneumonia quando infecta os pulmões, um exemplo é a pneumonia pelo H1N1, ou pode ocorrer uma infecção bacteriana secundária, que também pode levar à infecção dos pulmões”, esclarece.

Qualquer infecção respiratória pode gerar uma pneumonia
“Na verdade, toda infecção de vias áreas superiores (gripe ou resfriado) podem complicar com uma doença bacteriana de vias aéreas superiores (ex: sinusite, otite) ou de vias aéreas inferiores (ex: pneumonia). Esta última pode ser bacteriana ou viral.

Como vimos antes sobre o que faz a gripe no organismo, o corpo libera substâncias inflamatórias para dificultar a sobrevivência do vírus em diferentes áreas. Reflexo disso são as dores de cabeça e nos músculos, áreas que sofrem pela inflamação provocada para combater o vírus.

No terceiro estágio, os sintomas da gripe atingem seu pico de intensidade. A febre pode persistir e até mesmo ficar mais alta, sendo acompanhada por dores musculares e fadiga. A tosse seca pode se agravar, causando irritação e desconforto. A congestão nasal e a dor de garganta também podem permanecer.

Aqui na farmácia online da Drogalider, você encontra vários remédios para combater os sintomas da gripe, tais como: Cimegripe, Coristina D, Benegrip e Naldecon. Mas é importante lembrar que antes de se automedicar, é preciso procurar um médico.

Quando a temperatura do corpo aumenta, microrganismos invasores, como vírus e bactérias, têm dificuldade para continuar se multiplicando e morrem. Depois de combater esses microrganismos, o corpo precisa voltar para sua temperatura normal e, para isso, o suor é a forma mais eficaz2.

Portanto, fique atento à evolução dos sintomas, especialmente após os primeiros cinco dias. E para os pacientes de risco, a indicação é buscar um profissional em casos de febre, prostração e falta de apetite (que pode levar a uma rápida e perigosa desidratação).

Alimentos como mel, limão, gengibre e alho possuem propriedades anti-inflamatórias e ajudam bastante a aliviar os sintomas. Além disso, preferir ingredientes que fortalecem o sistema imunológico, como frutas ricas em vitamina C, contribui para que o corpo se recupere com mais facilidade.

Mas aqui estão algumas dicas. Se você tem um resfriado ou tosse, é geralmente viral. Você deve suspeitar de uma infecção secundária causada por bactérias, se a febre persistir após os primeiros dias. A dor de ouvido persistente pode significar uma infecção no ouvido baseada em bactérias.

Confira uma lista do que não pode comer se quando está gripado se deseja uma recuperação mais rápida e tranquila:

  • bebidas alcoólicas;
  • café;
  • laticínios;
  • açúcar;
  • comidas apimentadas e muito condimentadas.

Suplementos de vitamina D são mais eficazes no combate à gripes e resfriados. Ingerir comprimidos de vitamina D é mais eficaz contra a gripe do que a aplicação de vacinas.

A gripe causa cansaço por conta da inflamação dos tecidos nervosos e musculares, decorrente dessa infecção.