Quais objetos são feitos de cerâmica?

Perguntado por: iagostinho . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Esses materiais estão por toda parte, a indústria cerâmica é responsável pela fabricação de pisos, azulejos, tijolos, lajes, telhas e vidro, que são muito utilizados na construção civil.

Hoje, além de sua utilização como matéria-prima de diversos instrumentos domésticos, da construção civil e como material plástico nas mãos dos artistas, a cerâmica é também utilizada na tecnologia de ponta, mais especificamente na fabricação de componentes de foguetes espaciais, justamente devido a sua durabilidade.

Em termos gerais, a cerâmica pode ser aplicada em pisos, paredes e muros, em áreas internas e externas.

Tipos de cerâmica
As peças de uso doméstico, como pratos, xícaras e vasilhas, e os adornos, como vasos e estátuas, podem ser fabricados a partir de três tipos básicos de material cerâmico: argila, grês e porcelana.

A palavra cerâmica provém do termo grego “keramiké”, que é derivada de “keramos”, que significa argila. Cerâmica é a pedra artificial obtida por meio da moldagem, secagem e cozedura de argila ou mistura contendo argila.

Como identificar cada produto? De forma geral, é fácil diferenciar cerâmica e porcelanato. Quando você pegar uma peça de porcelanato esmaltado, ela provavelmente terá a massa da mesma cor do esmalte ou uma coloração padrão. Já na cerâmica isso não acontece.

Utilizadas na fabricação de tijolos e telhas, grés, cimento, materiais sanitários.

As panelas de cerâmicas são utensílios de cozinha extremamente resistentes e duráveis que resultam do processo de modelagem da argila úmida, seguido da etapa de queima em fornos de alta temperatura, ou seja, a panela de cerâmica é moldada e seguidamente queimada em fornos a uma temperatura acima dos 1.000°C, de maneira ...

Diferente da cerâmica e do grês, a porcelana é feita com água e matérias primas com elevados teores de pureza, como argila branca de alta qualidade, quartzo, caulim e feldspato, garantindo mais qualidade ao produto final. Além disso, a porcelana recebe duas queimas: a primeira a 850° C e a segunda, acima de 1300° C.

Componentes como piezocerâmicos (sensores nos controles eletrônicos) e substratos cerâmicos (sistemas de segurança), velas de ignição, catalisadores, discos de freio, rolamentos ceramicos e pistões estão entre aplicações de cerâmica industrial que possibilitam a fabricação um automóvel moderno e seguro.

Os cerâmicos são materiais inorgânicos constituídos por elementos metálicos e não-metálicos unidos por meio de ligações químicas. Estes materiais podem ser cristalinos, não-cristalinos ou uma mistura de ambos. A maioria dos cerâmicos apresenta alta dureza e elevada resistência mecânica, mesmo em altas temperaturas.

Os materiais cerâmicos são geralmente duros e frágeis. Os principais materiais cerâmicos são: – Materiais Cerâmicos Tradicionais : cerâmicas estruturais, louças, refratários (provenientes de matérias primas argilosas).

Cerâmica é uma peça de argila modelada, endurecida pelo calor.

Vidro, Cimento e Cal
São três importantes segmentos cerâmicos e que, por suas particularidades, são muitas vezes considerados à parte da cerâmica.

Revestimento cerâmico monocromático
Esse estilo tem despontado como uma grande tendência de 2021. Apostar em revestimentos cerâmicos do mesmo pantone resulta em cômodos elegantes. As cores mais fortes como o verde escuro, por exemplo, são as que mais estão em alta, utilizadas principalmente em banheiros e lavabos.

O processo de produção da porcelana surgiu na China por volta de 1.300. Ela difere da cerâmica principalmente pela composição da massa, que contém Caulim, quartzo e feldspato, e queima em temperaturas mais altas.

A cerâmica tipo A ou 'cerâmica de primeira linha' é a melhor: 95% das peças não apresentam defeitos visíveis. A cerâmica tipo C ou tipo B, chamada de segunda linha por alguns fabricantes, tem defeitos visíveis, mas os fabricantes garantem que a peça é tão resistente quanto a do tipo de cerâmica A.