Quais o CNAE que se enquadram no anexo III?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

ATIVIDADES PERMITIDAS AO ANEXO III DO SIMPLES NACIONAL

CNAEATIVIDADES
4520-0/07Serviços de instalação, manutenção e reparação de acessórios para veículos automotores
4520-0/08Serviços de capotaria
4543-9/00Manutenção e reparação de motocicletas e motonetas
4911-6/00Transporte ferroviário de carga

O Anexo I é para atividades de comércio. O Anexo II é indústria e os anexos III, IV, V e VI são para atividades de serviços. Assim sendo, quando a empresa tem atividades de comércio ou indústria, não há tanta dúvida de qual anexo aderir.

Portanto, acesse o site oficial neste endereço www.cnae.ibge.gov.br e faça a sua pesquisa. Dentro deste sítio web, clique em Estrutura, na parte inferior direita. Aí está a primeira grande divisão de seções da CNAE Simples Nacional.

Para descobrir qual o código da sua empresa é preciso consultar a tabela CNAE através do site www.cnae.ibge.gov.br, nele é possível consultar o código da sua atividade econômica principal, bem como de atividades mais secundárias, se for o caso.

No Anexo II da tabela do Simples Nacional estão incluídas as fábricas, indústrias e empresas industriais. Os impostos são calculados com base em percentual destinado a cada Tributo de acordo com a sua respectiva Faixa.

Sim! O CNAE 7112-0/00 está sujeito ao Fator-R de acordo com o cálculo do regime tributário do Simples Nacional. Você pode pagar menos impostos se enquadrando no Anexo certo. Saiba como e lembre-se: o jeito mais fácil é abrir sua empresa com especialistas.

O Anexo III do Simples Nacional atende a maior parte das empresas prestadoras de serviço enquadradas no regime. Como podemos observar, a alíquota inicial nesse Anexo corresponde a 6% ao mês, podendo chegar a 33%, a depender do faturamento da empresa.

O Anexo III do Simples Nacional representa os prestadores de serviços que realizam atividades de manutenção, reparos e usinagem, bem como agências de viagem, escritórios contábeis, escolas e empresas médicas, entre outras. As alíquotas variam de 6% a 33% a depender da receita bruta do negócio.

O Anexo III Simples Nacional enquadra atividades que vão desde serviços de manutenção, reparos e usinagem até agências de viagem, escritórios contábeis, escolas e empresas médicas, com alíquotas que variam entre 6% e 33% de acordo com a receita bruta.

O Anexo III do Simples Nacional enquadra atividades de serviços de manutenção, reparos e usinagem, agências de turismo, escritórios de contabilidade, empresas médicas, dentre outros. Suas alíquotas variam entre 6% e 33% de acordo com a receita bruta.

ATIVIDADES PERMITIDAS AO ANEXO V
Representantes comerciais e agentes do comércio de motocicletas e motonetas, peças e acessórios. Desenvolvimento de programas de computador sob encomenda. Serviços de cartografia, topografia e geodésia.

Nos termos da lei complementar são tributados pelo Anexo III os serviços de manutenção quando prestados fora da construção civil. Serviços prestados em obra são tributados pelo Anexo IV, trata-se de serviços contratados por empreitada ou cessão de mão de obra.

Quais empresas estão enquadradas no Anexo V? Estão enquadradas no Anexo V empresas que prestam serviços considerados de cunho intelectual como auditoria, jornalismo, tecnologia, publicidade e engenharia. Estes são alguns exemplos de atividades detalhadas na Lei Complementar nº 155: Medicina veterinária.

Veja como calcular o fator R
Pode seguir o seguinte: (r) = Folha de salários (em 12 meses)/Receita Bruta (em 12 meses). Caso o valor final seja igual ou superior a 28%, a sua empresa se encaixa no Anexo III, agora, se for abaixo deste valor, sua empresa pertence ao Anexo V.

Exceto MEI (Microempreendedor Individual) que pode ter um CNAE (código nacional de atividade empresarial) principal e 15 secundários, os demais tipos de empresa podem ter um CNAE principal e 99 secundários.

Fazer a consulta Simples Nacional e descobrir se a sua ou qualquer outra empresa adota esse regime é muito fácil. O primeiro passo é acessar o site oficial da Receita Federal, informar o CNPJ de sua empresa ou daquela que deseja obter informações e por fim clicar em consultar.