Quais nervos anestesiar para cada dente?

Perguntado por: ualvim9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

A anestesia dos dentes e dos tecidos moles e duros da cavidade oral pode ser obtida com o bloqueio dos ramos do nervo trigêmeo (quinto nervo craniano).

O nervo mentual emerge do lado bucal da mandíbula ao longo do forame mentual (imediatamente abaixo do ápice do segundo dente pré-molar) para inervar o lábio inferior e o queixo, bem como a mucosa lateral (bucal) e a gengiva anterior ao forame mentual ipsilateralmente, com alguma extensão além da linha média.

Os resultados indicaram que os anestésicos locais mais usados para a cirurgia de extração de terceiros molares são a lidocaína, articaína, ropivacaína, mepivacaína e bupivacaína.

por bloqueio bilateral do nervo alveolar inferior, cujos sintomas são o “formigamento” da porção anterior e da língua.

( ) Anestesiam-se os nervos alveolar superior médio, infraorbital e o palatino maior para a exodontia do dente 25.

O bloqueio nervo mentual oferece anestesia para os incisivos inferiores, canino e pré- molares do lado em que o bloqueio é realizado, além dos tecidos moles bucais situados anteriormente ao forame mentual.

Os primeiros molares superiores (16 e 26) e inferiores (36 e 46), segundos molares superiores (17 e 27) e inferiores (13 e 47) e terceiros molares, também conhecidos como dente do siso ou dente do juízo, superiores (18 e 28 e inferiores (38 e 48)).

nervo maxilar

4 Os dentes molares superiores são inervados pelo nervo maxilar porque os nervos alveolares superiores posteriores são ramos do nervo maxilar.

Além disso, há casos em que o siso está muito próximo do nervo alveolar, existindo o risco de parestesia. Nessas situações, é muito importante o esclarecimento do cirurgião-dentista ao paciente, para que ele saiba que o risco desse quadro é muito alto.

O nervo infraorbital, no sulco infraorbital, fornece o ramo nervo alveolar superior médio (C). Suas fibras fazem parte do plexo dental superior e inervam os pré-molares e raiz mésio-vestibular do 1º molar superior e o tecido gengival por vestibular.

Bloqueio do Nervo Alveolar Superior Médio
O bloqueio do nervo MSA é útil para procedimentos em que os dentes pré-molares superiores ou a raiz mesiovestibular do primeiro molar requerem anestesia.

Etapas da técnica anestésica:
– superiormente em um ângulo de 45 graus com o plano oclusal dos dentes superiores; – posteriormente em um ângulo de 45 graus com o plano oclusal dos dentes superiores; – aspirar; – injetar lentamente o anestésico.

Anestésico local injetável, como lidocaína a 2% com adrenalina† 1:100.000 ou, para anestesia de duração mais longa, bupivacaína a 0,5% com adrenalina† 1:200.000.

Para realização desse procedimento, quais nervos deverão ser anestesiados? Nervo alveolar superior médio, nervo alveolar superior posterior e nervo palatino maior.

O nervo incisivo inerva dentes e gengiva dos dentes anteriores inferiores. O nervo bucal inerva pele das bochechas e gengivas de pré molares e molares. O nervo aurículo temporal inerva a glândula parótida, tímpano, meato acústico interno, pavilhão da orelha e parte posterior da atm.

Para a anestesia no nervo alveolar inferior, o paciente deve ser posicionado em decúbito dorsal e com a máxima abertura de boca; e o corpo da seringa Carpule deve estar sobre os pré-molares do lado contralateral. O local de punctura está na mucosa do lado medial do ramo da mandíbula.