Quais músculos são trabalhados na mesa flexora?

Perguntado por: omello . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Geralmente, os quadríceps e os glúteos são os músculos mais valorizados em um treino de membros inferiores. No entanto, os posteriores de coxa (localizados atrás das pernas) não devem ser esquecidos. Com os exercícios na mesa flexora, é possível trabalhá-los por completo.

Enquanto a extensora trabalha os músculos da parte frontal da perna, a flexora trabalha os músculos posteriores da coxa, que ficam abaixo dos glúteos. Etapa 1: ajuste a alavanca da máquina de acordo com a sua altura e sente-se na máquina com as costas apoiadas no suporte traseiro.

A flexão dos joelhos na posição sentada (cadeira flexora) e na posição deitada (mesa flexora) são exercícios de deslocamento monoarticular projetados para trabalhar os posteriores da coxa (CAMPOS, 2000).

O levantamento terra e o stiff (ou romanian deadlift) são os melhores exercícios para a cadeira posterior. Recrutam muito mais unidades motoras do que a cadeira e a mesa flexora, além de estimularem o sistema neural e metabólico de forma muito mais efetiva.

O Glúteos é um aparelho da linha Biodelta com sistema de alavancas e pesos livres que ativa de forma completa o músculo glúteo máximo e também exercita outros músculos do quadril e posteriores da coxa.

O stiff é um exercício multiarticular (ou seja, que envolve mais de uma articulação e grupo muscular) aliado para trabalhar o core, além do posterior (parte de trás) de coxas e o bumbum.

- A conclusão dos autores é de que os músculos distais (próximos do joelho) - semitendíneo e bíceps femoral é mais ativada durante a mesa flexora; já nos músculos isquiotibiais proximais (próximo glúteo), parece não ter diferença na ativação dos músculos entre realizar Stiff ou Mesa Flexora.

A cadeira flexora (posição sentada) promove significativamente maior resposta de hipertrofia muscular nos isquiotibiais quando comparado com a mesa flexora (posição deitada). Isso ocorre devido há uma diferença marcante no ângulo da articulação do quadril e, portanto, nos comprimentos musculares dos isquiotibiais.

“O agachamento sumô é um exercício que recruta de maneira bastante eficaz os músculos da parte de trás da coxa e também glúteos. Pode ser uma opção muito boa no treino de membros inferiores”.

Máquina Abdutora
É a cadeira em que você abre as pernas, empurrando o peso para fora e fortalecendo os músculos na parte lateral externa da coxa e quadril.

Alguém com limitações como uma hérnia de disco, não pode fazer grande parte destes movimentos, pela instabilidade que estes podem causar a coluna e aumentar os quadros de dores. Neste cenário, a mesa flexora se mostra um exercício altamente indicado, por ser feito com a pelve estabilizada.

"Já se o foco for o fortalecimento da musculatura paravertebral, a prancha e a extensão de tronco são boas alternativas", aconselha o personal.

Além disso, o Leg Press 90° pode enfatizar mais os glúteos e isquiotibiais, dependendo da posição dos pés. Entretanto, o Leg Press 90° também trabalha com os quadríceps. A diferença é que a posição do corpo em relação à carga pode favorecer a extensão de quadril como movimento primário.

O preenchimento de glúteos é realizado com implantes líquidos que ajudam a moldar o contorno corporal contribuindo para definir a forma dos glúteos. O preenchimento é realizado no próprio consultório médico com anestesia local, sem sedação, sem cirurgia, sem corte e sem internação.

Glute Machine (Máquina de glúteo)

Os principais músculos trabalhados nesse exercício são o glúteo máximo e o médio. Mas virtualmente todos os músculos inferiores também são recrutados como quadríceps, posterior, e quadril, assim como o seu core o que proporciona um ótimo equilíbrio e apoio para todo seu físico.

quadríceps

O afundo é um exercício conhecido e muito popular. É um movimento multiarticular, que trabalha quadríceps (coxa), isquiotibiais (posterior de coxa) e glúteo máximo (maior porção do bumbum), e pode ser considerado um exercício completo para o trabalho de membros inferiores.

Além de fortalecer os músculos da perna e do glúteo, o exercício também ativa a musculatura do core (centro do nosso corpo), melhorando a coordenação e a postura.

Um dos melhores exercícios para substituir o leg press na academia ou mesmo em casa ainda é o agachamento. Com ou sem peso, o exercício trabalha principalmente os glúteos e o quadríceps, mas também pode ajudar a fortalecer a região abdominal e a musculatura posterior da coxa.

Na verdade ela participa do movimento como sinergista, auxiliando o movimento, por essa razão as pessoas sentem que estão treinando panturrilha.