Quais mudanças ocorreram na juventude na década de 1980?

Perguntado por: dporto . Última atualização: 3 de maio de 2023
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Os chamados yuppies da década de 1980, mediante a expansão do capitalismo e a competitividade do mercado de trabalho, começaram a estudar cada vez mais cedo, buscando uma carreira profissional proeminente acompanhada do tão sonhado conforto material.

Além de instáveis, os adolescentes são fortemente reconhecidos pela necessidade de construção de sua identidade. Vive-se grande confusão de papéis até que seja possível assumir uma postura verdadeiramente adulta, caracterizada por autonomia e senso de responsabilidade por si mesmo e pelos outros.

As crianças e adolescentes eram considerados adultos em miniatura, necessitando apenas de crescer nos aspectos físicos e mentais. Conforme a criança crescia, passava a aprender as tarefas e crenças dos adultos.

A década de 80 no Brasil foi um período de significativas mudanças e de novos ordenamentos no quadro político da nossa sociedade. O início do processo de abertura política, após longo período de ditadura militar, possibilitou o surgimento de novas organizações da sociedade civil e da sociedade política.

É conhecida no Brasil como a “década perdida” (1980-1990), o período dos anos 1980, em que o Brasil mergulhou em uma profunda crise econômica, marcado pela hiperinflação, elevação da dívida pública e interrupção do crescimento do PIB.

A década de 80 no Brasil ficou conhecida como a década perdida (do ponto de vista econômico, do crescimento e do desenvolvimento) e terminou com uma hiperinflação. Ainda ao início dos anos 80 do século passado o Brasil vivia a ditadura militar.

Os jovens nascidos nos anos 80 e 90, contemporâneos da revolução digital e conhecidos como geração Y, são inquietos e querem crescer rápido na carreira. São especialistas em lidar com tecnologia, usam mídias sociais com facilidade, sabem trabalhar em rede e estão sempre conectados.

- 30 de setembro de 1980: publicado o padrão da ethernet (tecnologia para redes locais). - Em 1980, ocorre a primeira videoconferência da história das telecomunicações. - Abril de 1981: a nave espacial Colúmbia faz seu primeiro voo. - Janeiro de 1983: a empresa Apple lança o computador Macintosh.

Ao desenvolver mais a capacidade de raciocínio, o adolescente assume novas responsabilidades e papéis, tornando-se um novo ser social. Logo, seu comportamento também se altera. No ambiente doméstico, os momentos de lazer são substituídos por tarefas adultas.

Preocupam-se muito com a sua aparência física, com a forma como os outros os veem. Ao tentar encontrar uma identidade própria, podem tentar diferentes formas de vestir. Nesta fase os jovens procuram um código de vestimenta que os diferencie dos mais velhos, o que lhes dê um sentido de identidade.

Os jovens também são confrontados com desafios globais, como as mudanças climáticas, desigualdade social e problemas políticos. Eles podem sentir a responsabilidade de enfrentar essas questões e buscar soluções, mas muitas vezes podem se sentir impotentes ou frustrados diante da magnitude dos problemas.

Os adolescentes de hoje não são como os de antigamente.
Segundo um novo estudo publicado no periódico científico Child Development, atualmente, os jovens demoram mais para se engajar em atividades consideradas adultas, como dirigir, trabalhar, beber e ter relações sexuais, em comparação com aqueles de 40 anos atrás.

Simples: a juventude dos anos 90 clamava por uma sociedade melhor porque via que era possível. E adorava sonhar com ela. A liberdade reinou na década de 90. Os jovens puderam se abrir para um mundo que, até pouco tempo, era inacessível.

Os anos 1990 foram uma época marcada por muitas descobertas. A tecnologia avançava rapidamente, permitindo a popularização dos videogames, computadores e aparelhos portáteis. Por outro lado, crianças e adolescentes, ainda se divertiam com as brincadeiras de rua, jogos de tabuleiro e coleções de objetos divertidos.

Quais os Dois acontecimentos marcaram a década de 1980: a VIII Conferência Nacional de Saúde e a elaboração da Constituição Federal Brasileira.

Em 1980, foram retomadas as idéias da educação popular, apontando que era preciso considerar os saberes das populações pobres e a experiência de vida dos alunos para que o conhecimento estruturado na escola fizesse sentido.