Quais motivos levam ao aumento da expectativa?

Perguntado por: iguterres . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 4 votos

As condições sociais também são importantes para o aumento da expectativa de vida. Lugares que possuem uma melhor condição, como taxas mais elevadas de saneamento básico entre as cidades, maior nível de educação, menor índice de violência e poluição, por exemplo, tendem a ter uma expectativa mais duradoura.

Nos últimos anos, a qualidade de vida da população tem melhorado significativamente. A mudança dos hábitos alimentares, a prática de exercícios físicos e os avanços das tecnologias voltadas para a área da saúde contribuíram para o aumento da expectativa de vida do brasileiro.

Resposta verificada por especialistas
A expectativa de vida impacta na transição demográfica uma vez que a pirâmide etária passa a contar com uma população mais velha, um topo de pirâmide maior, conforme visto em países desenvolvidos.

As do sexo feminino vivem, em média, até os 83,2 anos e os 'masculinos', até 76,7 anos. Os dados foram divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira, 26, e mostram que na média nacional a esperança de vida entre as mulheres (80,1 anos) é sete anos maior que a dos homens (73,1 anos).

Nos homens, é maior a produção de testosterona, que faz com que o corpo seja maior – e é responsável por características como a voz mais grave e o corpo mais peludo. A taxa de mortalidade dos homens aumenta muito nos últimos anos da adolescência, quando se elevam seus níveis de testosterona.

Um dos principais fatores para o constante aumento da expectativa de vida brasileira é a melhoria no sistema de saúde, que apesar de não ter a capacidade de atender e a todos, tem ajudado e oferecido a muitos a uma vida mais saudável e duradoura.

Vários fatores exercem influência direta na expectativa de vida da população de um país: serviços de saneamento ambiental, alimentação, índice de violência, poluição, serviços de saúde, educação, entre outros.

O aumento da expectativa de vida da população mundial e a diminuição das taxas de fecundidade e mortalidade trazem como consequência seu envelhecimento.

Mônaco. Quem vive no Principado de Mônaco, segundo menor país do mundo, pode chegar a viver 89,52 anos em média - a maior longevidade calculada pelo com o CIA World Factbook, publicação anual da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos.

O crescimento acelerado da população mundial trouxe consequências para o meio ambiente, como desmatamento e esgotamento de solos, e também ampliou problemas sociais, como a fome, uma preocupação mundial que está associada à distribuição de riquezas.

Com o aumento da população e desenvolvimento dos países aumenta também a poluição produzida, e se já com a população atual os problemas ambientais relacionados com a poluição são bastantes, então deduz-se que serão muito piores com uma população ainda maior e a produzir cada vez mais desperdícios; este aumento da ...

Inúmeros fatores influenciam o crescimento populacional, mas os principais são natalidade, migração, qualidade de vida, geração de empregos e desenvolvimento social.

O conceito de expectativa de vida e o valor desse índice para o Brasil e outros países. A expectativa de vida – também chamada de esperança de vida – é um dado estatístico que procura estimar por quanto tempo se espera que as pessoas de uma determinada faixa de idade vivam em um determinado lugar.

A expectativa de vida, ou seja, a estimativa de quantos anos uma determinada população nascida em um dado ano deve viver, é um importante indicador de qualidade de vida e um dos componentes no cálculo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das nações.

O Japão é o país do mundo com maior expectativa de vida, com uma média de 83,7 anos, seguido da Suíça, com 83,4 anos. Espanha, Itália, Islândia, Israel, França, Suécia, Cingapura, Austrália e Coreia do Sul também têm expectativas de vida acima dos 82 anos.

Então, porque vivemos muito mais do que isso? A resposta é simples: uma combinação de avanços na medicina, mudanças no estilo de vida e melhor alimentação aumentaram nossa “validade”.