Quais misturas de produtos de limpeza perigosas?

Perguntado por: vribeiro3 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 7 votos

Considerada uma das misturas de produtos de limpeza mais perigosas, a água sanitária e o álcool juntos produzem o composto químico clorofórmio e o ácido clorídrico, ambos altamente tóxicos quando aspirados, podendo causar intoxicação, tontura, perda de consciência e náuseas.

Os compostos à base de amônia presentes em muitos desinfetantes geram vapores tóxicos ao entrar em contato com o hipoclorito de sódio. Em ambientes fechados, a inalação desses vapores pode ter sérias consequências. Durante a pandemia, também se tornou um hábito a limpeza de superfícies com álcool gel e água sanitária.

Os desinfetantes, ricos em amônia, quando misturados à água sanitária formam cloroaminas, substâncias que, se inaladas, podem causar problemas de saúde que vão desde alergias até intoxicações e queimaduras.

Misturar cloro com bicarbonato de sódio é extremamente perigoso. Em ambientes fechados, a composição pode causar até mesmo uma explosão! Nunca faça isso.

Nada de vinagre e diversos outros produtos
Também não misture o vinagre com água oxigenada, pois essa combinação pode causar irritações e machucados na garganta, pulmões, olhos, nariz e pele.

Alvejante com cloro + vinagre
Pois bem, é preciso ter cuidado. A verdade é que o vinagre não deve ser misturado com a água sanitária, por exemplo. A “união” desses itens produz alguns vapores tóxicos. Eles causam queimaduras nos olhos e problemas graves nos pulmões ao serem inalados.

Quando o bicarbonato de sódio entra em contato com o vinagre, o ácido acético reage com o bicarbonato de sódio. Um dos produtos da reação é um gás muito conhecido, chamado dióxido de carbono, o CO2. É por isso que se observou efervescência. O gás ficou retido no balão , e por isso o balão enche.

Estamos falando do UM®, o primeiro SmartClean® do mundo, que é capaz de limpar a casa toda sozinho. Composto por Ultra Moléculas®, ele age de forma inteligente na sujeira, sem agredir a superfície suja, podendo assim ser usado para praticamente tudo.

Por exemplo, esses produtos incluem os que contêm aldeído fórmico ou solventes voláteis, como tintas, vernizes, adesivos, inseticidas, alvejantes, álcool, gás de cozinha, fertilizantes e materiais de limpeza.

Água sanitária e outros produtos de limpeza
Qualquer outro produtos de limpeza como limpa vidros, detergentes e outros não devem ser misturados à água sanitária. A reação química destas substâncias provoca a produção de gases tóxicos. Expostos a eles, irritações respiratórias e na visão podem acontecer.

Efeitos tóxicos
Água sanitária + vinagre Produz um gás tóxico de cloro Queimaduras químicas, principalmente nos olhos e nas vias aéreas, do nariz até os pulmões. Amônia + água sanitária Produz vapores tóxicos de cloramina A inalação desses vapores pode causar danos respiratórios e queimaduras na garganta.

a água sanitária água sanitária tem hipoclorito de sódio que é um oxidante. oxidante vai destruir as moléculas e vai destruir a molécula de dipirona acontece. que um dos produtos formados que nessa destruição.

Alvejante e vinagre
A verdade é que combinar esses dois ativos pode gerar um vapor altamente corrosivo. Assim, você abre a possibilidade de ele atingir pulmões, intoxicar o organismo e até queimar a pele. Por isso, nunca faça essa mistura!

O ideal é usar a água sanitária primeiro, enxaguar com água e só depois usar o detergente. Assim como os desinfetantes, os detergentes também podem conter aminas. Assim, a mistura desse produto com a água sanitária leva à formação das cloroaminas, que prejudicam as vias respiratórias.

Na mistura com açúcar ou vinagre, a água sanitária libera um gás, que pode causar alergias respiratórias; Utilize luvas na hora de manuseá-la (seja pura ou misturada com outra substância);

A água sanitária com sal potencializada é uma solução poderosa que auxilia na remoção de sujeiras mais difíceis e para higienização de diversas superfícies. Para preparar a mistura, você vai precisar de: Sal refinado comum (1kg); Água sanitária (1 litro);