Quais metais oxidam?

Perguntado por: hveiga . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.1 / 5 16 votos

Todos os metais sofrem corrosão, com exceção apenas do ouro e da platina.

Como dissemos, o inox é um metal que não sofre oxidação, ou seja, ele não enferruja. Logo, o resultado é uma superfície mais lisa, com muito menos desgaste a longo prazo.

Na joalheria, os metais nobres Ouro (Au), Prata (Ag), Paládio (Pd), entre outros, são muito resistentes à corrosão e oxidação.

É neste momento que ocorre a corrosão. Quando em processo de corrosão, o material começa a apresentar pontos, manchas e depósitos sobre a superfície, além da cor alaranjada, de forma uniforme, em placas, em forma de fraturas, de sulcos, entre outros. Mesmo em estruturas pintadas, se houver danos na camada protetora.

Aço inox. O aço inoxidável é um material naturalmente imune à corrosão, resistente e de baixa manutenção. Independentemente da força ou frequência de uso, raramente revela vestígios de amassados ou arranhões, mesmo após anos.

Ao contrário da maioria dos metais, os objetos de alumínio não enferrujam facilmente. O que ocorre, na verdade, é uma oxidação superficial do alumínio, produzindo uma fina película de óxido de alumínio (Al2O3), que se adere firmemente à superfície e evita que o processo de corrosão continue.

O aço inoxidável é caracterizado pela presença de cromo como agente de liga. O aço inoxidável típico conterá pelo menos 10,5% de cromo contra apenas 1,5% de carbono. A presença do cromo e de outros agentes de ligas efetivamente impede o enferrujamento que normalmente ocorre com o aço carbono.

Aço inoxidável
Além da beleza, é mais resistente, não escurece e não risca com tanta facilidade.

Veja que o metal mais reativo é o lítio (Li) e o menos reativo é o ouro (Au). Esse é um dos motivos do ouro ser tão valioso, pois não reagindo, ele permanece intacto por muito tempo.

Todos os metais sofrem corrosão, com exceção apenas do ouro e da platina. No entanto, no caso de alguns metais, essa corrosão é menos violenta porque os compostos formados funcionam como uma espécie de proteção.

Um material que pode trazer oxidação ao aço inoxidável é o alumínio, em virtude da corrosão galvânica. A corrosão acontece sempre que dois metais diferentes entram em contato em qualquer meio que transmita eletricidade e, como o alumínio é menos nobre do que o inox, ele será corroído.

Respondendo de forma simples e objetiva, saiba que, se bem cuidado, o aço inox 304 não enferruja. Isso porque o aço inoxidável 304, devido à sua composição, assegura a elevada resistência à oxidação e corrosão do material, processos estes responsáveis pela ferrugem na superfície.

Muito conhecida, a ferrugem é o resultado a oxidação do ferro. Este metal em contato com o oxigênio presente na água e no ar, se oxida e desta reação surge a ferrugem, que deteriora de pouquinho o material original.

O ouro é um dos metais mais nobres, bem no fim da fila, tanto que, em condições normais, ele não reage com o oxigênio e assim não se oxida. Por isso, encontramos o ouro na natureza como metal, sem estar ligado a outros elementos.

A oxidação causa um desgaste que, com o tempo, corrói o revestimento feito em ouro. Ela ocorre quando a peça entra em contato com substâncias abrasivas, como cloro e álcool. Por isso, o acessório banhado a ouro escurece.

Encharque o local da ferrugem com vinagre – se forem itens pequenos, deixe-os mergulhados em um recipiente com vinagre – e deixe a solução agindo durante a noite. Ao retirar do líquido, esfregue para remover a ferrugem, ela sairá facilmente, como se estivesse se desmanchando.

É um metal dúctil e maleável, reciclável, e que oxida quando em contato com água e/ou oxigênio. No entanto, é resistente à corrosão e a altas temperaturas, é também um bom condutor de eletricidade e calor.

Como o alumínio não contém ferro ou aço em sua composição, é certo dizer que a matéria-prima não enferruja. No entanto, alumínio oxida ao entrar em contato com o oxigênio. Nesse caso, ao contrário do que acontece com metais ferrosos, a oxidação cria uma camada de proteção sobre o alumínio.

Essencialmente, o inox não enferruja na água. A composição desse metal garante que ele tem uma extrema resistência à corrosão, justamente para evitar o desgaste do material e exigir que ele seja trocado constantemente.

Sabemos que a palha de aço enferruja com mais rapidez, porém, por que isso ocorre, se o constituinte principal em ambos os casos é o ferro?

Em termos de propriedades químicas, o ferro é menos resistente à corrosão do que o alumínio. O alumínio é altamente resistente à corrosão, devido à sua camada de óxido protetora que se forma na sua superfície quando exposto ao ar. O ferro, por outro lado, é suscetível à ferrugem quando exposto à umidade e ao oxigênio.

Continuar lendo Por que livros oxidam?