Quais medicamentos podem causar sangue na urina?

Perguntado por: ocortes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Sim, alguns medicamentos podem causar sangue na urina. Dentre as medicações mais comuns que causam esse efeito estão a penicilina, aspirina e heparina.

“A presença de sangue na urina não é sempre uma situação de gravidade. Pode acontecer em situações benignas e autolimitadas, como uma infeção urinária ou uma cólica renal”, afirma o urologista.

Pyridium® (cloridrato de fenazopiridina) produz uma coloração vermelho-alaranjada na urina e nas fezes, podendo manchar as roupas.

O sangue na urina pode ser problema nos rins, como um cálculo renal, que é uma substância mineral dentro dos rins e provoca muita dor. Além desse problema, outra patologia mais perigosa que atinge os rins e que tem o sangue na urina como um dos seus sintomas é a pielonefrite, que pode provocar danos às funções renais.

Sangue na urina é um sintoma que exige consulta médica o mais rápido possível. Ou seja, é preciso procurar ajuda médica desde a primeira vez que você percebe mudança na coloração da urina que possa indicar sangue.

Alterações na composição
Altos níveis de proteína podem indicar intoxicações ou infecções urinárias. Já a presença de glicose pode ser diabetes ou problemas renais. Também há a chamada hematúria, a presença de sangue na urina, que pode indicar cálculo, infecção ou câncer no aparelho urinário.

Fluoroquinolonas, como ciprofloxacino ou levofloxacino; Penicilinas ou cefalosporinas, como amoxicilina, cefalexina ou ceftriaxona; Azitromicina; Doxiciclina.

Sangue na urina não significa necessariamente ter câncer na bexiga. Hematúria frequentemente, pode ser causada por outros motivos, como infecção, tumores benignos, cálculos renais ou outras doenças benignas do rim.

Já sabemos que a presença de sangue na urina é considerada o principal sinal de alerta para o câncer de bexiga.

Sinal de alerta
Como você viu, a presença de hemácias altas na urina pode indicar problemas de saúde que exigem tratamento. Portanto, ao notar uma coloração diferente no xixi, é importante procurar atendimento médico (até porque os pacientes não costumam sentir outros sintomas).

Urinas na cor laranja, continua Kimberly, podem estar ligadas ao uso de medicamentos como rifampicina, o pyridium e a Vitamina B2, mas também à ingestão de alimentos que possuem carotenoides, pigmentos ou corantes de cor laranja ou vermelha (cenoura e beterraba).

Urina rosada ou vermelha
Essa cor pode estar relacionada à presença de pigmentos de alimentos, como beterraba, mas que não deve ser permanente.

A cor normal da urina é amarela clara”, afirma. Ainda segundo Ângela Santos, “apresentar urina com cor rosada ou avermelhada, com presença frequente de espuma ou turva pode indicar problemas renais e urinários, do mesmo modo que a urina transparente.

A infecção urinária simples pode ser tratada com medicações como Sulfametoxazol-trimetoprim, Fosfomicina, Nitrofurantoína ou as Cefalosporinas. Os antibióticos da classe das quinolonas (ciprofloxacina e outros) devem ser evitados como primeira escolha porque os efeitos colaterais podem ultrapassar os benefícios.

Quais os tipos e sintomas de infecção urinária?

  • Disúria, que é a ardência ou dor ao urinar, é o sintoma mais comum da cistite;
  • Frequência urinária com baixo volume de urina;
  • Sensação de pouco esvaziamento ou de peso na bexiga;
  • Incontinência urinária;
  • Sangue na urina;
  • Urina com cheiro forte.

Diabetes e hipertensão arterial são condições sistêmicas em que o exame de urina pode indicar maior grau de severidade. Não há dúvidas de que essa dupla é mortal, e o número de mortes no mundo só aumenta: 50 milhões por ano. Na diabetes descompensada a glicose é detectada na urina.

O exame de urina é utilizado para identificar infecções do trato urinário, doenças renais e doenças sistêmicas. Quando são identificadas alterações, outros exames complementares de diagnóstico podem ser solicitados, a fim de descobrir a origem do problema.

Mais um teste que pode sinalizar o mau funcionamento dos rins – e também da via urinária - é o exame conhecido como urina I. É realizado por qualquer laboratório de análises clínicas, bastando que se faça a coleta da amostra de urina dentro de um prazo determinado - em geral, pela manhã, com a urina produzida à noite.

As análises de sangue em laboratório, como um hemograma completo, podem detectar a presença de uma infecção nos rins, por meio da análise de sangue, quantificando as células brancas (indicativas de infecção no organismo).

nitrofurantoína; trimetropin-sulfametozaxol; ciprofloxacino, entre outros. Os analgésicos associados com antibióticos ajudam a melhorar o quadro de dor ao urinar, podendo ser prescrito anti-inflamatórios sistêmicos como a nimesulida e ibuprofeno, ou locais como o Pyridium ou Uristat, por exemplo.