Quais medicamentos podem alterar o teste de gravidez?

Perguntado por: esantana . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.3 / 5 9 votos

Alguns medicamentos também podem alterar o resultado do teste de gravidez, produzindo um falso-positivo. Remédios usados no tratamento da infertilidade feminina como o Ovidrel e o Choriomon, por exemplo, possuem o hormônio Gonadotrofina Coriônica Humana (HCG).

Falso-positivo: captopril, cefalexina, cimetidina, difosfato de cloroquina, cloridratos de amantadina, ciprofloxacino, efedrina, metformina, metoclopramida, ranitidina, tetraciclina, sulfatos de atropina, quinina.

Existem alguns fatores que podem influenciar no erro de um teste de gravidez. Alguns deles são a realização muito cedo e antes do atraso menstrual, baixa concentração de HCG e até mesmo má qualidade do teste utilizado. Não podemos descartar também o manuseio incorreto do teste, que pode também invalidá-lo.

- Inválido - Caso nenhuma linha rosada seja vista, ou se aparecer somente na linha do teste, o teste deve ser considerado inválido. - Nas amostras de urina muito diluída, com baixa gravidade específica, podem não haver níveis representativos de hCG.

Um teste apresentará um falso positivo somente se você tiver hCG em seu sistema por outro motivo, por exemplo, se esteve grávida recentemente, estiver tomando medicamentos para fertilidade contendo hCG ou se tiver uma condição médica, como alguns raros cistos ovarianos.

Então, o tempo de espera para fazer o exame pode ser de 10 dias após a relação sexual desprotegida. Descobrir a gravidez ainda no início é essencial para ter uma gestação e parto saudáveis. Assim que o exame dá positivo, a mulher deve procurar um ginecologista e começar o pré-natal.

Normalmente acontece esse diagnóstico quando há morte fetal ou em mulheres que estão fazendo tratamento à base de Beta HCG. Algumas doenças e tumores podem elevar a dosagem de HCG, portanto se a elevação ocorrer no sexo masculino ou em mulheres não grávidas deve-se consultar um especialista.

Remédios usados no tratamento da infertilidade feminina como o Ovidrel e o Choriomon, por exemplo, possuem o hormônio Gonadotrofina Coriônica Humana (HCG).

Choriomon®-M apresenta-se sob a forma de pó branco liofilizado, a ser reconstituído em 1 mL de diluente adequado, resultando em uma solução límpida. Apresenta-se em frascos-ampolas contendo 5000 UI de gonadotropina coriônica.

Problemas de saúde
Alguns cistos e tumores ovarianos também são produtores de hormônio HCG e podem interferir no resultado do teste de farmácia, indicando um falso positivo. Câncer de mama também pode causar um diagnóstico errado, bem como distúrbios hormonais.

Sim, é possível uma mulher estar grávida e o resultado ser negativo. Uma das principais razões para que isso aconteça é quando o teste é feito muito antes do atraso da menstruação. Nesse caso, os níveis de hCG ainda não estão altos o suficiente para serem detectados.

Eles geralmente se manifestam a partir da 5ª e 6ª semana de gestação. Mas isso varia de organismo para organismo.

Cerca de 12 a 14 dias após a concepção, um teste de urina deve ser capaz de detectar os níveis do hormônio gonadotrofina coriônica humana (hCG).

Valores elevados são encontrados em neoplasias de células germinativas e tumores trofoblásticos gestacionais (mola hidatiforme, mola parcial e coriocarcinoma). Algumas ilhotas celulares de outros tumores também podem produzir hCG, como alguns carcinomas do pulmão, estômago, pâncreas, fígado e mama.

A resposta é sim. Embora os exames de gravidez sejam cada vez mais precisos, uma série de motivos pode alterar o resultado. Além disso, o ideal é esperar o atraso menstrual para realizar o exame.

No geral, o resultado positivo aparece nos primeiros 5 minutos do teste, porém, às vezes é necessário esperar até 30 minutos. Uma vez obtido o resultado positivo, não há possibilidade de mudança. Também não é possível que o resultado negativo se converta em positivo após os 30 minutos.

Embora ele possa ser realizado a qualquer momento do dia, a melhor hora para fazer o teste de gravidez de farmácia é pela manhã. Isso porque a primeira urina do dia está mais concentrada e tem um nível maior de hCG, o que diminui a probabilidade de falso positivo ou negativo.

Antes do atraso menstrual é possível que sejam notados alguns sintomas que podem ser indicativos de gravidez, como seios doloridos, náuseas, cólicas ou dores abdominais leves e cansaço excessivo sem motivo aparente. No entanto, esses sintomas também podem ser indicativo de que o período menstrual está próximo.