Quais medicamentos cortam o efeito do botox?

Perguntado por: vmenezes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Algumas medicações podem afetar a durabilidade do seu botox, é o caso dos relaxantes musculares, alguns antibióticos, anti-hipertensivos e antiinflamatórios, principalmente os corticóides. Logicamente, você não deve parar de tomar, caso haja prescrição médica.

Diminui efeito do botox? pode tomar antinflamatório e/ou outros medicamentos,não interferem com o botox,pois a ação deste é local -dentro dos músculos injetados.

Estudos recentes mostram que a suplementação com cápsulas de Fitase e Citrato de Zinco pode aumentar significativamente a duração do procedimento. A toxina botulínica precisa do mineral Zinco, presente no organismo, para fazer efeito. A Fitase, por sua vez, atua proporcionando uma maior absorção do Zinco.

Aplicar toxina botulínica em um organismo sob ação de antiinflamatório, é como água, não dura e não surte efeito ideal. Então, se o paciente fez uso de antiinflamatório antes da aplicação da toxina, ou durante o seu período de ativação (24 horas a 15 dias), terá perda de efeito considerável.

Apesar de raro, a aplicação de toxina botulínica pode desencadear uma cefaleia – dor de cabeça – leve nos primeiros dias pós aplicação. Além disso, não há contraindicação ao uso de analgésicos.

Reações comuns e cuidados após aplicação

  • Dor de cabeça.
  • Pequenos inchaços e hematomas.
  • Ardência no local da aplicação.
  • Sonolência.

O zinco ajuda a potencializar os efeitos do botox, contribuindo para que ele dure mais tempo. Por isso, busque consumir alimentos como frango, ostras, camarão, carne bovina, suína, ovos, cereais integrais, feijão e leguminosas.

Nestes casos, trabalhar com laser infravermelho, sessões de radiofrequência e aplicação de DMAE na concentração certa para reverter o botox são boas alternativas. A recomendação, porém, é que se for algo leve e sem riscos, o paciente espere o tempo de absorção natural da substância pelo organismo.

Evite o uso de Relaxantes musculares
A ação do Botox, após a aplicação, é de bloquear os músculos para evitar a formação de novas linhas de expressão. Com o uso desses medicamentos, que tem como efeito relaxar o músculo, o uso frequente acaba diminuindo o efeito da toxina.

1. Uso de medicamentos. Medicamentos como anti-inflamatórios, antibióticos ou anticoagulantes, quando utilizados antes ou no dia da aplicação da toxina botulínica, podem causar a potencialização da toxina e inibir ainda mais as atividades musculares.

O ideal seria ficar 4 horas após a aplicação sem deitar ou abaixar a cabeça para não haver risco da toxina migrar e causar ptose palpebral. Fique tranquila, você não irá ficar deformada.

Isso acontece porque a toxina é um agente externo e o organismo naturalmente vai combatê-lo. Há anticorpos que neutralizam a toxina de forma mais rápida do que o esperado.

A aplicação de toxina botulínica não contra-indica o uso de vitamina C ou de polivitamínicos.

A toxina botulínica precisa do zinco no organismo para fazer efeito. Se o paciente estiver com deficiência nutricional desse mineral, pode prejudicar o tratamento e diminuir o tempo de duração. Enquanto isso, a fitase atua proporcionando uma melhor absorção do zinco pelo organismo.

Você pode tomar um anti-inflamatório, ou utilizar um hidratante labial, caso seu cirurgião ache conveniente, além de utilizar gelo nos lábios por 1 ou 2 dias.

O resultado será percebido após 48h da aplicação do Botox e com 15 dias atingirá seu efeito máximo. Geralmente, o Botox dura de 4 a 6 meses. Em homens consideramos 4 meses, já que possuem a musculatura maior e mais forte que as mulheres.

O botox tem contraindicações: gestantes, mulheres que estão amamentando, portadores de doenças autoimunes, neurológicas e que afetam os músculos não podem se submeter à técnica. O mesmo vale para pessoas com alergia à proteína do ovo e que estejam usando medicamentos com aminoglicosídeo.