Quais medicamentos aumentam o PSA?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 10 votos

O uso de hormônios masculinos, como a testosterona ou outros medicamentos que aumentam o nível da testosterona, pode provocar um aumento no nível do PSA.

Ainda assim, um nível abaixo desse valor não é uma garantia de que um homem não tenha câncer. Homens com níveis de PSA entre 4 ng/ml e 10 ng/ml, têm uma chance de 25% de ter a doença. Se o PSA for superior a 10, a chance de ter câncer de próstata é superior a 50%.

PSA: preparação para o exame

  • Não ter relações sexuais ou ejaculação nas 48 horas que antecedem o exame;
  • Não realizar exercícios que causem impacto em região de períneo, como andar de bicicleta ou motocicleta, equitação (andar a cavalo) nas 48 horas antes da coleta;

Entre os 50 e os 60 anos: até 3,5 ng/ml. Entre os 60 e os 70 anos: até 4,5 ng/ml. Acima de 70 anos: até 6,5 ng/ml.

Noctúria (vontade de urinar durante a noite); Dor no abdómen e inguinal (“virilha”); Dor/desconforto no pénis, testículos e zona do períneo (entre o escroto e o recto); Ejaculação precoce ou dolorosa.

O PSA deve cair a um nível indetectável alguns meses após a prostatectomia radical. Os médicos geralmente recomendam aguardar pelo menos 6 a 8 semanas após a cirurgia para fazer o exame.

Normalmente os remédios mais prescritos para hiperplasia benigna da próstata são a Finasterida, Mesilato de Doxazosina e Tansulosina, alguns nomes de medicamentos comerciais são o Duomo®, Prostaflux®, Prós HP®, Finalop®, Propecia®, Tasulil®, Stub®, Combodart®, Tamsulon®, Secotex®.

Já o PSA livre, só tem relevância a partir do momento que o total estiver “fora da normalidade”. A relação entre o PSA livre e o PSA total deve permanecer acima de 20%. Desta forma, quando abaixo desse nível (20%) maior a chance do paciente ter de câncer de próstata.

Os valores de PSA total até 4,0 ng/mL são considerados normais. Pacientes com níveis maiores que 10 ng/mL têm um risco elevado de câncer de próstata, tornando-se candidatos à biópsia retal diagnóstica.

Qual o valor normal do PSA? Os valores de PSA total até 4,0 ng/mL são considerados normais. Pacientes com níveis maiores que 10 ng/mL têm um risco elevado de câncer de próstata, tornando-se candidatos à biópsia retal diagnóstica.

O ideal é evitar o exercício antes, mas você pode fazer um treino leve a moderado se já está acostumado, porém certifique-se de beber água durante e depois do treino e informe o enfermeiro antes do teste. Alguns exames de sangue também exigem jejum de água.

Os níveis de PSA tendem a aumentar com a idade de forma natural, mesmo quando não existe nenhuma patologia associada. Assim sendo, o mesmo valor em homens de idades distintas representam riscos diferentes. Isto é, por exemplo, um valor de 4,5 ng/mL pode ser normal aos 70 anos, mas não aos 40, por exemplo.

Ainda que não haja um consenso, essa proporção costuma ser igual ou maior que 15%.

O PSA é realizado através de uma amostra de sangue colhida e enviada ao laboratório para análise, as medições são feitas de acordo com a solicitação médica que pode ser do: PSA Total, corresponde a quantidade de PSA presente no sangue; PSA livre, neste exame é medida a quantidade de PSA que circula solta no sangue.

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são:

  • dificuldade de urinar;
  • demora em começar e terminar de urinar;
  • sangue na urina;
  • diminuição do jato de urina;
  • necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.