Quais médias usar no MACD?

Perguntado por: uzaganelli . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 2 votos

Sobre a MACD, é calculada uma média móvel, conhecida como linha de sinal. Alguns traders usam o cruzamento da MACD com a linha de sinal, de baixo para cima, como um sinal de compra (semelhante a um cruzamento de média), buscando antecipar o cruzamento da média móvel curta e da média móvel longa.

Por isso, se estiver a fazer day trading com médias móveis, faz sentido usar uma média móvel de 30 períodos num gráfico de 15 minutos. Se for um seguidor de tendências a longo prazo, um swing trader, pode achar que utilizar uma média móvel de 200 períodos seja talvez o mais apropriado.

Quais os melhores indicadores para day trade?

  • Médias móveis. As médias móveis são utilizadas para analisar as movimentações do mercado financeiro. ...
  • MACD. MACD (Moving Average Convergence/Divergence) representa a convergência e divergência de médias móveis. ...
  • VWAP. ...
  • Bandas de Bollinger. ...
  • IFR.

Por exemplo, uma média móvel simples de 200 períodos (veremos mais adiante esse conceito) vai mostrar o preço médio de fechamento de um título nos últimos 200 dias de negociação. Outra característica da média móvel é funcionar como níveis de suporte e resistência para os preços.

A Média Móvel se tornou uma ferramenta extremamente útil e versátil, por alguns motivos importantes: Suaviza os movimentos do preço, ou seja, retira os ruídos, representados pelas oscilações mais fortes. Com isso o comportamento do preço de um ativo torna-se mais simples e claro de entender.

Inserindo e configurando a MACD
Procure por “MACD” e selecione o Histograma, e layout “Inserir nova Janela”. Isso faz com que o indicador fique abaixo do gráfico principal, e não sobrepondo o mesmo. Faça isso para as duas configurações de MACD. O MACD de configuração mais longa é que vai nos dizer se é compra ou venda.

Histograma MACD
O histograma funciona da seguinte forma: Valores positivos (acima do eixo zero) aparecem quando a linha do indicador está maior do que a linha da MME9. Isso indica uma tendência altista. Valores negativos (abaixo do eixo zero) aparecem quando a linha do indicador está menor do que a linha da MME9.

Cálculo do MACD
Como sempre digo, para entender bem o funcionamento dos diferentes tipos de indicador de análise técnica, você deve entender sua fórmula e como são calculados. No caso do MACD, felizmente isso é simples: Linha MACD = (MME 12 dias – MME 26 dias)

Quando a linha MACD cruza acima da linha de sinal, os traders geralmente a interpretam como uma potencial oportunidade de compra (ponto de entrada). Por outro lado, quando a linha MACD cruza abaixo da linha de sinal, os traders tendem a considerá-la uma oportunidade de venda (ponto de saída).

A primeira coisa a observar sobre o indicador são as informações fornecidas pelo seu nome, MACD (Moving Average Convergence/Divergence) é uma sigla para convergência/divergência de médias móveis, já indicando que outros indicadores (médias móveis) são usados em sua composição.

Como analisar um gráfico de ações na prática? 5 estratégias

  1. Considere a lei da oferta e da demanda. ...
  2. Observe os topos e fundos dos gráficos. ...
  3. Fique de olho nas médias móveis. ...
  4. Acompanhe o Índice de Força Relativa (IFR) ...
  5. Estude bastante para identificar as tendências.

Operadores na bolsa de valores, investidores no mercado e day traders costumam usar duas telas para avaliação das operações para análise técnica e compra, por exemplo. Assim, um monitor é destinado para analisar as movimentações de preços dos ativos, enquanto outra tela é destinada para a compra das ações analisadas.

Funcionam melhor em mercado lateral (consolidação). Foleo Dicas: Inclua um indicador baseado na característica do ativo como: volatilidade, sazonalidade, liquidez, tipo de marcado, atrelado ao seu objetivo, longo, médio ou curto prazo. Desta forma, selecionará com melhor qualidade e critério um determinado indicador.

As melhores configurações para o oscilador estocástico nesta estratégia são 15,3,3. Fecho da vela abaixo da linha Keltner e da linha de sinal do estocástico igual ou inferior a 20. Uma vela de alta com a linha de sinal do estocástico igual ou inferior a 20.

Bandas de Bollinger

Um dos principais índices de volatilidade são as Bandas de Bollinger, que analisa se o preço do papel está perto ou longe de seu desvio-padrão.

Uma das médias móveis mais utilizadas é a exponencial de período 9.

Cruzamento de médias móveis
Se a mais curta cruzar a mais longa para baixo, significa que há chances de o preço cair. Já se a mais curta cruzar acima da mais longa, pode ser sinal de que há uma tendência de alta. Contudo, lembre-se de que não há garantias. É interessante confirmar a análise com outros indicadores.

A média móvel aritmética de 20 períodos ( MMA 20) é a média mais importante para operarmos tendências. Quando os preços estão em tendência, é nela que eles fazem correções. Numa tendência de alta, por exemplo, eles sobem (em movimento de expansão) e caem até a MMA 20 (em movimento de correção).

A fórmula para utilizar a média móvel simples é bem simples e fácil: MMS = (v1 + v2 + v3 + … + vn)/N. O V equivale ao valor do papel e o N é o número de dias considerados no cálculo.

Média móvel é o nome dado a um indicador muito usado na análise técnica de ativos. Através desta técnica, pode-se identificar o equilíbrio do preço de um ativo no mercado, podendo confirmar se há uma tendência de alta, de baixa ou até mesmo do valor do ativo manter-se neutro.