Quais materiais são usados no artesanato indígena?

Perguntado por: dmoura3 . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

Os materiais mais utilizados são:

  • palha,
  • junco,
  • cipó
  • sementes,
  • caroços,
  • madeira,
  • barro,
  • porongo ou cabaça,

As peças são produzidas com argila coletada na região das aldeias e das matas. Têm coloração escura resultante de um processo de defumação com plantas. Grafismos na cor original da argila, produzidos a partir da técnica de desenho em negativo, completam a arte das peças.

Os índios brasileiros usam muitos adornos e pinturas corporais. Os adereços são confeccionados com plumas de aves - como arara, gavião, papagaio, tucano, guará -, sisal, pedras, dentes, unhas, garras e bicos de animais, sementes.

São porém conhecidos trabalhos indígenas realizados com argilas(cerâmica),adornos (enfeites para o corpo feitos com pedras semi - preciosas), instrumentos de caça e guerra ( machadinhas e pontas de lança) e talvez a utilização de pigmentos minerais ( óxidos de ferros e manganês) para pintura do corpo e de peças de ...

As tintas são feitas de elementos naturais, como urucum e jenipapo, e podem manter-se na pele por um período de 15 a 20 dias.

Da palha do babaçu, espécie de palmeira comum na Região Norte do Brasil, surgem esteiras, chapéus, cestos e uma infinidade de produtos utilizados há muito tempo pelos indígenas e pelos sertanejos tocantinenses. A fibra da palha do buriti é uma excelente matéria-prima para o artesanato.

As pessoas dessa época usavam as peças que faziam manualmente para caçar, confeccionar roupas e até mesmo pequenas estátuas e pinturas. O trabalho tinha um caráter familiar, muitas vezes todos os integrantes costuravam, cortavam, poliam ou seja produziam as peças juntos..

Sua principal arte era a cerâmica, que podia ser de uso doméstico (para guardar mantimentos, simples e não apresentavam a superfície decorada), cerimonial (uso festivo ou homenagens fúnebres, eram bem decorados, caracterizados por apresentar desenhos, cortes na cerâmica ou em alto relevo), ou funeral (decoradas com ...

Algumas tribos costumam trabalhar com barro ou argila para fazer diversos tipos de objetos indígenas, como vasos, panelas, moringas, jarros, pratos e copos, assim além de peças de decoração, elas ainda têm função utilitária e podem ser usadas no decorrer do dia.

Os trançados indígenas são concretizados a partir de técnicas que empregam, evidentemente, as mãos e os dedos. Para os Wayana, a gestualidade da confecção dos trançados e de seus arremates fornece a nomenclatura para as diferentes técnicas de manufatura.

No Brasil, esta cultura se manifesta principalmente através da cerâmica, das máscaras e das pinturas corporais, embora também seja visível através da tecelagem, da música, da dança e da própria mitologia. São vários os desenhos e símbolos usados por cada etnia, assim como os tipos de arte praticados.

A mistura mais comum que define os traços é feita de urucum e jenipapo. "Pegamos o jenipapo e ralamos. Com o caldo que se forma fazemos as pinturas. Já com o urucum a gente tira os caroços e vai fazendo uma pasta que dá esse vermelho", explica o indígena Mangagá Pataxó.

Arte Plumária é o processo de confecção de adornos corporais e enfeites de objetos utilitários com penas, plumas ou penugens, sendo essas as matérias- primas essenciais, mas que podem ser associadas a diversos outros materiais como fibras, tecido, couro, conchas, ossos, cipós e outros.

Tipos de arte e pinturas indígenas

  • 1- Pinturas faciais e corporais. As pinturas corporais e faciais são usadas na cultura indígena para identificar os membros das tribos. ...
  • 2- Arte em cerâmicas. ...
  • 3- Máscaras indígenas. ...
  • 4- Pinturas indígenas em cestaria. ...
  • 5- Pinturas indígenas: Arte plumária.

A cerâmica indígena é usada normalmente para preparar e armazenar alimentos e a sua arte é impressionante. Na ilha de Marajó os Nuaruaques produzem cerâmica indígena há mais de 1500 anos, sendo considerada a que mais se desenvolveu. A cerâmica indígena é decorada com elaborados desenhos geométricos.

Os povos indígenas também usam diversos ornamentos corporais, como colares, brincos, pulseiras, cocares, adornos de cabelo, braçadeiras, alargadores labiais etc. Há povos que se enfeitam com penas, como os Tupi. Os índios Bororo, que habitam o Mato Grosso, são conhecidos pela utilização de plumas azuis.

“Nas culturas indígenas que trabalham com cerâmica, esse tipo de arte vai além da dimensão material e se insere em um universo maior, que inclui as relações sociais, a relação com a natureza e com a sobrenatureza”, esclarece o curador.

Materiais utilizados
Nas pinturas rupestres eram utilizados carvão, argila de várias cores e minerais triturados, materiais encontrados facilmente na natureza.

Os materiais utilizados para as pinturas eram pedaços de carvão de suas fogueiras e outras substâncias usadas na coloração. Ossos, chifres e dentes eram também utilizados na confecção de esculturas que também expressavam situações e seres do cotidiano das pessoas da Pré-história.

As técnicas de produção eram simples e os materiais utilizados eram pedra, madeira, ossos, chifres e peles de animais. Nessa época, também foram produzidas esculturas, geralmente figuras femininas.

O artesanato é reconhecido em áreas como a de bijuterias, bordados, cerâmica, vidro, gesso, mosaicos, pinturas, velas, sabonetes, saches, caixas variadas, reciclagem, patchwork, metais, brinquedos, arranjos, apliques, além de várias técnicas distintas utilizadas para a fabricação de peças.