Quais materiais posso deduzidos na construção civil?
Somente podem ser deduzidos da base de cálculo do Imposto Sobre Serviços (ISS) os materiais de construção produzidos fora do local da prestação de serviço e que tiveram incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).
Não é admitida a dedução dos materiais empregados na construção civil na base de cálculo do issqn?
Não há limitação nas deduções da base de cálculo do ISSQN sobre materiais da construção civil.
Como emitir nota fiscal de serviço com fornecimento de material?
O primeiro passo para emitir nota fiscal de serviços é registrar sua empresa na prefeitura do seu município. Com o devido registro, você poderá solicitar a autorização para a emissão de suas notas fiscais. Com a devida autorização, você já poderá emitir esses importantes documentos fiscais.
Quem deve pagar INSS da obra?
A resposta para essa pergunta é simples, o responsável pelo pagamento do INSS da obra é o dono da obra, ou seja, não importa de quem é o terreno, o que conta aqui é quem decidiu fazer a obra.
O que é CUB de obra?
Custo Unitário Básico da Construção Civil
Principal indicador do setor da construção, o Custo Unitário Básico (CUB) é calculado mensalmente pelos Sindicatos da Indústria da Construção Civil de todo o país.
O que faz parte das deduções de despesas?
Despesas com educação, saúde, dependentes e alimentandos, previdência social, doações e aluguéis são apenas alguns dos gastos que você pode abater do imposto na hora de prestar as contas com o Leão.
Quais impostos podem incidir sobre uma nota fiscal de serviço?
- ISS. Um dos impostos que deve ser destacado na Nota Fiscal de Serviço é o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), sendo um tributo municipal. ...
- INSS. ...
- PIS/PASEP. ...
- COFINS. ...
- CSLL. ...
- IRPJ. ...
- ICMS.
Para que serve a dedução?
A dedução é um método de raciocínio que tem como objetivo comprovar ou demonstrar uma teoria geral. Na lógica, a dedução serve como comprovação da validade de argumento. Assim, todos os casos particulares estarão submetidos a uma regra geral (universal).
Pode declarar material de construção no Imposto de Renda?
Se você já tem um imóvel, basta declarar os gastos com a reforma dele para deduzir no imposto de renda. Esses gastos podem ser materiais de construção, mão de obra e outros.
Como lançar material de construção no Imposto de Renda?
1 – Como declarar casa construída no Imposto de Renda
No Imposto de Renda, os valores do terreno e da construção são unificados quando a casa é concluída, como explicam especialistas em reportagem para o site UOL Economia. Na prática, o contribuinte deve informar o código 12 – casa na ficha Bens e Direitos.
Como saber se a nota fiscal e de serviço ou material?
4. Quando emitir? Se alguém compra um produto em uma loja, seja virtual ou física, será emitido uma NF-e. Mas quando ele contrata o serviço de alguém para arrumar algo na sua casa, por exemplo, está pagando pelo serviço e não pelo produto, nesse caso é emitido uma NFS-e.
O que posso deduzir da base de cálculo do ISS?
Somente podem ser deduzidos da base de cálculo do Imposto Sobre Serviços (ISS) os materiais de construção produzidos fora do local da prestação de serviço e que tiveram incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).
Como contabilizar material utilizado na prestação de serviços?
Alternativamente, durante os meses do ano, com exceção de Dezembro, as mercadorias e "miudezas" utilizadas para execução dos serviços, podem ser registradas na conta "Mercadorias e Materiais Utilizados na Prestação de Serviços" no grupo "Custos Diretos de Serviços Prestados" nas conta de Resultado.
O que acontece se não pagar INSS de obra?
Se você não regularizar a obra no prazo do aviso, ela poderá ser fiscalizada e as contribuições devidas poderão ser lançadas pela Receita Federal com multas que vão de 75% até 225% deste valor.
Quem tem que pagar o ISS por construção civil?
O ISS construção civil é o imposto sobre serviço que todas as empresas e profissionais autônomos devem pagar quando prestam serviços. A base de cálculo é o preço do serviço e a cobrança é municipal. Portanto, as alíquotas recolhidas variam de cidade para cidade, não sendo menor do que 2% ou maior do que 5%.
Quanto custa para a prefeitura aprovar um projeto?
As taxas para aprovar um projeto na prefeitura costumam variar de cidade para cidade, mas as mais comuns são: Taxa por tamanho do projeto: é cobrado um valor fixo (que varia normalmente de R$0,50 a R$ 30,00) vezes a metragem do projeto.
O que não entra no cálculo do CUB?
A ABNT determina que não devem entrar nesse cálculo: fundações, submuramentos, paredes-diafragma, tirantes, rebaixamento de lençol freático, elevadores, equipamentos e instalações, como fogões, aquecedores, bombas de recalque, incineração, ar-condicionado, calefação, ventilação e exaustão, projetos arquitetônicos, ...