Quais materiais podem ser empregados como agentes emulsificantes?

Perguntado por: lvargas . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 7 votos

Os emulsificantes para alimentos são ésteres de ácidos parciais de ácidos graxos de origem animal ou vegetal e al- coóis polivalentes, como glicerol, propilenoglicol, sorbitol, sacarose, etc. Podem ser adicionalmente esterificados com ácidos orgânicos, como ácido láctico, tartárico, succínico, cítrico, etc.

Emulsificantes comuns na culinária incluem a gema de ovo (em que a proteína lecitina é o emulsionante), manteiga (a proteína caseína é o que faz funcionar a emulsão), queijo, mostarda, mel, extrato de tomate, ketchup, missô e pasta de alho.

Agentes Emulsionantes
São agentes tensoativos que se localizam na interface de duas fases imiscíveis, reduzem a tensão superficial entre elas e formam uma barreira entre as gotículas, prevenindo a união das fases.

Alguns exemplos de emulsões são o leite, margarina, manteiga, cremes e loções hidratantes, medicamentos, protetor solar. A titulo de curiosidade, os produtos chamados oil free (livres de óleo) são emulsões formadas por polímeros emulsificantes.

Os produtos cárneos emulsionados são preparados por meio da fragmentação de proteínas musculares da carne, partículas de gordura, água, sal e outros ingredientes, até a obtenção de uma massa homogênea, chamada de “bater cárneo” ou “massa fina”.

Emulsões são sistemas coloidais largamente utilizados pela indústria de alimentos, e consistem de mistura, dispersão ou suspensão de dois ou mais líquidos imiscíveis, geralmente, óleo e água.

Os emulsificantes são utilizados para manter uma dispersão uniforme de um liquido em outro, estando entre os mais utilizados tipos de aditivos alimentícios. Além da sua função principal, que é produzir e estabilizar emulsões, os emulsificantes alimentícios contribuem em numerosos outros papéis funcionais.

Os agentes emulsificantes são constituídos por moléculas com uma extremidade polar e outra apolar; é por isso que eles conseguem reduzir a superfície de tensão entre o óleo que é apolar, e a água que é polar.

Numa emulsão de óleo em água, como a maionese, diminutas gotinhas de gordura se dispersam dentro de um líquido ou fase contínua. No nosso caso, o óleo ou azeite é o conteúdo, e a água (leia-se vinagre ou limão), o recipiente.

Na maioria das emulsões os dois líquidos envolvidos são água e óleo. Ha ainda uma terceira substância que é adicionada com o objetivo de estabilizar a emulsão é o chamados agente emulsificante.

A emulsificação consiste no processo de mistura de dois líquidos difíceis de misturar. O método principal da emulsificação consiste na dispersão da fase descontínua em gotículas, de preferência finas. Os equipamentos rotor-estator são particularmente adequadas para tarefas de emulsificação.

Os agentes emulsificantes são surfactantes adicionados nos processos de emulsão para aumentar a sua estabilidade tornando-as estáveis e homogêneas. A molécula de um emulsificante possui uma parte polar (compatível com a água) e outra apolar (compatível com o polímero).

A habilidade de trazer estabilidade é o papel principal do emulsificante. Além de garantir a estabilidade da emulsão, eles influenciam na textura, no toque na pele e nas propriedades de aplicação.

Mas como usar a gema de ovo como emulsificante caseiro? Comece separando a gema da clara do ovo e coloque-a em uma tigela. Em seguida, adicione uma pequena quantidade de água ou outro líquido (como suco de limão) e bata vigorosamente até que a mistura fique espessa e cremosa.

Mas, o que é emulsionar? A emulsão acontece quando unimos dois líquidos que em princípio se dispersam. É isto que acontece quando misturamos água e azeite, que não permitem a junção.

A manteiga é uma emulsão de água na gordura. É difícil para gente visualizar essa emulsão porque a manteiga fica no estado sólido dentro da geladeira, mas quando derretida, conseguimos observar uma leve separação de fases dos dois líquidos.

A espuma líquida e o creme de leite batido, mais conhecido como chantilly são exemplos de espuma. Emulsão – dispersão de um líquido em um sólido ou outro líquido. Os exemplos mais comuns desse tipo de coloide são o queijo, a manteiga e a maionese.

Os emulsificantes possuem médio e alto HLB e podem ser adicionados em ampla faixa de pH. Os tensoativos possuem poder de solubilizar ingredientes oleosos em meios aquosos, alcoólicos ou hidro alcóolicos.

O emulsificante
Tradicionalmente, o emulsificante da maionese é a gema de ovo e especialmente a lecitina ali presente. Mas também é possível firmar uma maionese exclusivamente de claras ou uma maionese de ovo inteiro.