Quais materiais eram usados para a confecção das ferramentas no período paleolítico?

Perguntado por: eourique9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Os instrumentos do paleolítico eram constituídos por pedras, madeiras, ossos e chifres. O nomadismo foi uma das principais características do homem do paleolítico que caminhava grande parte de sua vida em busca de abrigo e comida.

Ao longo da história da humanidade, depois do uso da pedra, outros materiais, como o cobre, o bronze e o ferro foram sendo utilizados para a fabricação de ferramentas, armas e outros objetos. Mais tarde, foram sendo descobertos e produzidos outros tipos de materiais como aço, vidro, plástico, entre outros.

Já as ferramentas do longo do período que se chama Paleolítico (Idade da Pedra), eram feitas de sílex, um tipo de pedra que era retirado de grandes bancos rochosos, através de picaretas feitas com chifre de veado.

Dentre os artefatos identificados nesses sítios foram identificadas pontas de flecha e furadores feitos em osso e chifre, lascadores (pressores e ponteiros) feitos em chifre e utilizados na produção de ferramentas de pedra lascada; e espátulas feitas em osso, cuja utilização ainda não é muito clara.

No período Paleolítico, que durou cerca de 2 milhões de anos e cujo significado é pedra antiga, os instrumentos utilizados nos trabalhos de alimentação e defesa tinham como matérias-primas lascas de pedras.

Eram feitos de pedra polida e serviam também como armas. Enxós: composto por um cabo de madeira e uma lâmina de pedra polida, semelhante a uma enxada, mas utilizado no manuseio da madeira, como na construção de canoas. Martelos: eram feitos arredondando uma pedra e fixando-a a um cabo, com cordas ou encaixes.

A evolução das ferramentas na era do metal: Apesar de o metal já ser conhecido, pois muitos povos usavam o metal de meteoros para fazer facas, pontas de flechas e instrumentos para perfurar, este era tratado como a pedra, através da percussão e do polimento.

Machado de bronze fabricado na Idade dos Metais e utilizado durante as guerras. Por ser a última fase da Pré-História, a Idade dos Metais herdou as contribuições das fases anteriores, principalmente do Neolítico, que tantas transformações vivenciou.

A Idade dos Metais foi o último período da Pré-Histórica e teve como característica principal o uso de metais na fabricação de utensílios, ferramentas e armas. Os metais usados foram: cobre, bronze e ferro.

A principal transformação ocorrida nesse período foi a descoberta do fogo.

Os meios de produção são os instrumentos, ferramentas e utensílios utilizados no processo de produção. Não fazem parte, portanto, dos produtos fabricados, ficando na empresa que os produziu durante um determinado tempo.

Os especialistas concluíram que as ferramentas de pedra olduvaienses surgiram pelo menos 36 mil mais cedo do que se imaginava: estima-se que elas apareceram há 2.617-2.644 milhões de anos.

O domínio de metais como o ferro, o bronze e o cobre caracterizam esse período. A Idade dos Metais (3.000 a.C – 1.000 a.C) é caracteriza pela criação dos primeiros utensílios de metais e consequente desenvolvimento das indústrias metalúrgicas e siderúrgicas.

Nos períodos da manhã e no fim de tarde a sombra era mais longa e exatamente ao meio dia ficava bem curta. Esse foi o primeiro tipo de instrumento de medição do tempo, surgido há 1.500 anos a.C., o mais antigo que se tem registro, chamado de relógio de sol ou Gnômon. Em 1.400 a.C. surge o relógio de água, ou Clepsidra.

Nas pinturas rupestres eram utilizados carvão, argila de várias cores e minerais triturados, materiais encontrados facilmente na natureza.

O Paleolítico é a primeira fase periódica da história, com início há cerca de 2.5 milhões de anos e final em 10.000 a.C. Essa época foi marcada pelo desenvolvimento da comunicação oral e escrita, criação dos primeiros utensílios de pedra e manuseio do fogo pelo homem.

Resposta. Resposta: O controle do sistema de polimento (esfregar as pedras no chão ou na areia) tornou as ferramentas mais elaboradas, facilitando a fabricação de facas, machados e enxadas. No final da fase neolítica a fabricação de cobre, ferro e bronze começa a se intensificar, substituindo os objetos em pedra.

Os primeiros instrumentos feitos pelo homem, constituindo o processo evolutivo Abevilense, eram machados de mão e as lascas de pedra.

Paleolítico é um período da Pré-História iniciado cerca de 2,6 milhões de anos atrás e que ficou marcado pelo uso de ferramentas de pedra lascada e pelo nomadismo. O Paleolítico é um período da Pré-História que se estendeu de 2,6 milhões de anos atrás até, aproximadamente, 10.000 a.C. (ou há 12 mil anos).

As ferramentas produzidas pelos humanos nesse período eram de osso e, principalmente, de pedra. O destaque vai para o sílex, uma pedra bem resistente. Essas ferramentas eram utilizadas pelos humanos para caçar animais e garantir sua proteção.

Os primeiros exemplos foram de lâminas simples de pedras presas a um eixo de madeira ou osso.