Quais marcas de losartana aprovadas?

Perguntado por: mibrahim . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Confira abaixo quais são as marcas de medicamentos à base de losartana disponíveis no Brasil que não foram alvo de recolhimento ou interdição pela Anvisa:

  • EMS;
  • Germed;
  • Torrent;
  • Organon;
  • Pharlab;
  • Multilab;
  • Nova Química;
  • Sandoz;

A Agência Nacional de Saúde (Anvisa) voltou a liberar a distribuição do anti-hipertensivo Losartana em todo o Brasil. As resoluções que revogaram a proibição da comercialização de lotes do medicamento foram publicadas no Diário Oficial da União na última semana.

Diante da repercussão, foi divulgado que o recolhimento afeta todos os lotes dos seguintes remédios: losartana potássica 50 mg e 100 mg. losartana potássica + hidroclorotiazida 50 mg + 12,5 mg. losartana potássica + hidroclorotiazida 100 mg + 25 mg.

Vale ressaltar que mesmo entre as marcas alvo de recolhimento ou interdição — Ache, Biolab, Brainfarma, Cimed, Eurofarma, Geolab, Teuto, Prati — apenas alguns lotes foram afetados. O número dos lotes recolhidos estão especificados no site da Anvisa. Assim como o número dos lotes que foram interditados cautelarmente.

O laboratório Aché informou que "segue rigorosamente os padrões de qualidade, segurança e eficácia dos medicamentos preconizados pelas legislações e órgãos reguladores do setor" e que seu medicamento segue sendo fabricado e vendido normalmente. Os laboratórios Prati-Donizaduzzi e Ems não quiseram se manifestar.

Losartana Potássica é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade à substância ativa ou a qualquer um dos componentes do produto. O uso concomitante de Losartana Potássica com produtos contendo alisquireno é contraindicado em pacientes com diabetes mellitus e insuficiência renal (TGF < 60 mL/min/1,73m2).

A Sanofi Medley informou que está recolhendo do mercado três formulações de medicamentos com o princípio ativo losartana porque foram encontradas impurezas nos comprimidos que podem causar mutações e aumentar o risco de câncer.

Uso Losartana, mas é de outra marca. O que faço? Continue com o seu tratamento normalmente: as impurezas foram detectadas apenas nos produtos com Losartana da Medley. Todos os remédios com este princípio ativo dos demais laboratórios são seguros e não oferecem nenhum risco à saúde.

O ARADOIS é o nome comercial da LOSARTANA fabricada pelo laboratório BIOLAB.

Trata-se do perindopril erbumina combinado com indapamida, da farmacêutica EMS. O acesso a mais uma droga contra a hipertensão promete ajudar os pacientes, principalmente considerando os custos.

A manutenção de pressão elevada pode levar a dano renal. Além disso , alguns anti-hipertensivos como enalapril, captopril e losartana, tem efeito de proteção renal. O uso contínuo de anti-hipertensivos é um grande aliado a proteção dos rins.

A marca da Sanofi atinge seus melhores índices na pesquisa Datafolha entre os mais ricos (12%) e os mais instruídos (10%). Já a Neo Química, laboratório de genéricos e similares da Hypera Pharma, volta ao topo do ranking e tem presença forte no território esportivo.

A melhor performance da Medley ocorreu entre os mais escolarizados (13%), enquanto a EMS ficou na média em todos os segmentos pesquisados, segundo o Instituto Datafolha. É a sexta vitória consecutiva da Medley, uma das principais marcas do grupo francês Sanofi.

A Novartis foi eleita a mais confiável e a de melhor qualidade; e a Eurofarma chamou a atenção pelo custo-benefício e pela proximidade.

A Sanofi Medley anunciou o recolhimento voluntário de todos os lotes dos produto losartana potássica + hidroclorotiazida 50 mg + 12,5 mg, losartana potássica + hidroclorotiazida 100 mg + 25 mg e losartana potássica 50 mg e 100 mg comprimidos da marca Medley.

Não há diferença entre losartana e arados são a mesma medicação, normalmente usada para controle da Pressão arterial, o que previne AVC.

A Sanofi/Medley anunciou a coleta preventiva e a suspensão da comercialização de seus produtos com losartana devido à presença de impurezas que podem trazer prejuízos para a saúde. O remédio passará por uma reformulação antes de retornar ao mercado.