Quais marcas a Chevrolet é dona?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.2 / 5 4 votos

A General Motors é a controladora da Chevrolet, GMC (divisão de caminhões), Holden (divisão da Austrália), Cadillac, Buick e Wuling Motors (China). O grupo alemão BMW comanda as inglesas Mini e Rolls-Royce.

Ela incorporou a norte-americana Chrysler criando em 2014 o grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles) e detém as marcas Fiat, Alfa Romeo, Lancia, Maserati, Ferrari, Jeep, Dodge, RAM e Chrysler.

Atualmente, a General Motors é dona da Chevrolet e também das marcas Baojun, Buick, Cadillac, GMC e Wuling.

grupo BMW

A marca BMW pertence ao grupo BMW que também tem sob o mesmo guarda-chuva, as marcas Mini e Rolls-Royce Motor. A montadora alemã nasceu após o fim da Primeira Guerra Mundial, a partir de uma reestruturação na Rapp Motorenwerke, que na época fabricava aviões.

FCA

O mais novo nome a seguir esse roteiro é a Stellantis, gigante da indústria automotiva fruto da fusão entre a FCA e a PSA, e dona de marcas como Fiat, Chrysler, Peugeot, Jeep, Dodge, Maserati e Alfa Romeo.

FCA (Fiat Chrysler Automobiles)

FCA (Fiat Chrysler Automobiles)
A Italiana é dona das marcas Maserati, Chrysler, Fiat, Dodge, Lancia, Alfa-Romeo, Jeep e Abarth.

A FCA Chrysler Automóveis LTDA é 100% Controlada pela FCA - FIAT Chrysler Automobiles.

grupo Daimler

O grupo Daimler, dono das marcas Mercedes-Benz e Smart e detentor de participação na Daimler Truck, Denza e Baic Motor, mudou de nome. A partir desta terça-feira (1º), passa a ser chamado de Mercedes-Benz Group, sua principal marca de automóveis. A opção pelo nome da fabricante de carros é estratégica.

Grupo Volkswagen

O Grupo Volkswagen
No sector dos veículos comerciais o grupo oferece produtos desde pequenos veículos comerciais, a autocarros e camiões. Estas 12 marcas são: Volkswagen, Audi, SEAT, ŠKODA, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Porsche, Ducati, Volkswagen Veículos Comerciais, Scania e MAN.

Ferdinand Porsche

Ferdinand Porsche foi um engenheiro automotivo austríaco famoso durante sua carreira pelos projetos inovadores, e famoso nos dias de hoje pelo desenvolvimento do Volkswagen Fusca.

Os principais acionistas da Ferrari são Piero Ferrari, filho de Enzo, o icônico fundador da empresa, com sede em Maranello, Itália. Outro grande acionista é a Exor, holding privada da família Agnelli, que também controla o grupo FIAT Chrysler Automotive (fonte de dados: Ferrari Financials).

Grupo Stellantis. A combinação dessas empresas se deu em janeiro de 2021, resultando em uma fusão 50-50. O grupo reúne treze marcas de automóveis – Fiat, Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Dodge, Lancia, Jeep, Citroën, Vauxhall, DS, Opel, Peugeot e RAM.

FCA - Fiat Chrysler Automóveis
Na prática, a Fiat comprou o Grupo Chrysler depois de se reerguer na Europa, muito graças ao fim de um acordo com a General Motors. Assim, se formou uma empresa com 10 marcas: Fiat, Alfa Romeo, Maserati, Lancia, Abarth, Chrysler, Jeep, Ram, SRT e Dodge…

As Genuine Parts GM são projetadas e fabricadas especificamente para os modelos Chevrolet, mantendo a originalidade do seu veículo. Quando precisar de ajuda, consulte os mecânicos do Serviço Chevrolet. Eles deixarão seu veículo como novo.

O grupo Toyota (Toyota Motor Corporation) é líder no mercado automotivo mundial, tendo comercializado cerca de 10,5 milhões de veículos no ano passado, o que a colocou na primeira colocação no ranking de vendas das montadoras do mundo.

Fundada nos Estados Unidos em 1908, a GM começou com a Buick, adquirindo a Chevrolet no ano seguinte, junto com as marcas Cadillac, Oldsmobile e Pontiac. Até 1930, o grupo já era dono de mais de 30 empresas automotivas, período em que expandiu seus negócios para o mercado europeu.

BMW

Rolls-Royce Motor Cars é uma empresa automobilística inglesa subsidiária do grupo alemão BMW, sendo uma das mais conceituadas do mundo.

E é justamente essa dupla que pode ajudar a GM a finalmente trazer ao Brasil a sua marca de luxo, Cadillac – de maneira oficial.

Henry Ford