Quais luzes do painel?

Perguntado por: aparaiso . Última atualização: 7 de fevereiro de 2023
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Conhecendo as Luzes do Painel Automotivo

  • 01 – Luz de Freio. ...
  • 02 – Luz de Injeção Eletrônica. ...
  • 03 – Luz de Bateria. ...
  • 04 – Luz de Pré Aquecimento das Velas. ...
  • 05 – Luz de Controle de Tração. ...
  • 06 – Luz de Combustível. ...
  • 07 – Luz de Portas Abertas. ...
  • 08 – Luz de Temperatura do Líquido de Refrigeração.

Aqueles que surgem com uma tonalidade amarela, meio alaranjada, indicam um problema sério ao motorista, mas que não precisa ser controlado imediatamente. Os que possuem luz vermelha, mais intensa, significam urgência. Caso o fato não seja checado, o motor poderá ser danificado.

Existem algumas situações comuns que deixam a luz de injeção acesa e na maior parte dos casos, elas estão relacionadas aos componentes e peças do sistema de alimentação do motor. Defeitos nas velas ou cabo de velas, bicos injetores, bobinas ou sensores estão entre os principais motivos de luz da injeção acesa.

Luz amarela ou laranja
Luzes de alerta do painel que se acendem nas cores amarelo ou laranja indicam uma falha moderada, que não impede o carro de continuar funcionando — mas que vai se agravar com o tempo. Assim, se uma luz dessas se acende, o motorista pode seguir até um local seguro e verificar a situação.

Luz da Injeção Eletrônica Acendeu e Apagou
Se, após isso, a luz da injeção eletrônica acender e apagar significa que foi registrado algum problema no sistema de injeção eletrônica. Às vezes, pode ser até mesmo o combustível adulterado, como já falamos. Dependendo do caso, o próprio sistema faz o reparo.

Quando a luz do óleo se acende, ela não está necessariamente sinalizando falta de lubrificante. Se fosse assim, tudo se resolveria completando o nível. Porém, este pode não ser o único problema. A luz alerta para o fato de que o motor está enfrentando problemas de lubrificação.

É perigoso andar com a luz da injeção acesa? Sim. Quando a luz da injeção eletrônica não apaga significa que há um problema no componente da injeção eletrônica. Portanto, você deve levar o automóvel à uma oficina mecânica mais próxima, porque o carro pode correr o risco de uma pane elétrica.

A luz de verificação do motor pode estar acesa de forma constante ou piscando. Se estiver piscando, geralmente indica uma falha mais grave, como um erro de ignição, que impede que o combustível seja queimado no cilindro e vá para o sistema de exaustão.

Luz da temperatura – Indica que o líquido de arrefecimento está superaquecido e por conseguinte, o motor. Ela substitui cada vez mais o termômetro de ponteiro ou de escala, e causa preocupação em muitos motoristas por acharem que quando ela acende o motor já se danificou.

A solução é simples: basta completar o nível no cárter. Porém, se a luz se acende e o nível está correto é algum problema grave no sistema de lubrificação, o carro deve ser levado imediatamente para a oficina. E, se for necessário retificar o motor, vai preparando o bolso.

Você já deve ter ouvido por aí que após virar a chave do carro é preciso esperar aquela luzinha da injeção eletrônica apagar para dar a partida. Isso é mais um mito relacionado aos automóveis. A luz, chamada de “check engine” é importante, sim, mas ela só deve ser motivo de preocupação quando permanecer ligada.

Se a luz pisca com o carro em movimento, em uma curva por exemplo, é porque o nível do óleo está baixo. Numa curva para a direita, por exemplo, todo ele se desloca para a esquerda e deixa a bomba alguns segundos sem ter óleo para puxar.

Em geral, a gasolina provoca essa alerta no painel. Vale a pena tentar se lembrar se antes dessa luz se acender, se o carro não foi abastecido em um posto que não seja de confiança. Porque neste caso, vale a pena rodar até reduzir o combustível no tanque e voltar a abastecer com a gasolina de qualidade.

A luz do EPC acesa indica um problema no gerenciamento eletrônico de potência. As falhas normalmente estão associados à injeção, bobinas, velas e cabo de velas, mas existem muitos casos em que o problema não é tão fácil de encontrar.

No caso específico da luz de exclamação, trata-se, a princípio, de um aviso quando o freio de estacionamento – popularmente conhecido como freio de mão – não foi liberado. Em casos mais avançados, a origem pode estar no fluido de freio, e, ao longo da matéria, aprofundaremos essa questão.

O serviço de inspeção e limpeza de injeção custa entre R$ 100 e R$ 190, dependendo do tipo de equipamento utilizado para a retirada das impurezas do bico (descarbonização ou ultrassom, que é mais caro).

Alguns, inclusive, são acompanhados da palavra check. Normalmente, a luz vermelha é associada às situações emergenciais, que demandam reparo imediato. Já a luz amarela costuma ser vinculada aos defeitos que podem ser agravados com o tempo.

Quando acende a luz do óleo no painel quer dizer que está faltando lubrificação. Pode ser o nível baixo, você completa e resolve. Mas pode ter também o problema de lubrificação. Está faltando pressão de óleo no motor.

Sensor de pressão de óleo defeituoso pode acender a luz
O próprio sensor de pressão de óleo pode, por vezes, ficar entupido com lodo do motor, especialmente se o motor não for mantido corretamente.

A luz do painel referente ao combustível estará acesa caso seu carro atinja o nível da reserva. Para isso não acontecer, lembre de ficar atento a quantidade de combustível marcada no painel.

Um dos sintomas mais comuns de que os bicos injetores estão sujos é a marcha-lenta irregular, além da perda de força no momento da arrancada do veículo e falhas. Outros fatores também podem causar o depósito de sujeira na válvula injetora além do uso de um combustível ruim, como é o caso do alto consumo de óleo.