Quais legumes podemos comer todos os dias?

Perguntado por: abernardes5 . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.7 / 5 14 votos

Primavera

  • Berinjela: Possui cálcio, ferro, fósforo, vitaminas A e B5. ...
  • Pepino: Ajuda a manter o corpo hidratado e é bom para a pele.
  • Abobrinha: Possui vitaminas do complexo B.
  • Cenoura: Possui vitamina A, cálcio, sódio, potássio. ...
  • Brócolis: Possui vitaminas A, C e K e é rico em potássio.

O vegetal que ocupa o topo da lista é o agrião, que possui nutrientes como vitamina C, vitamina K, cálcio e potássio.

Pode comer todos os dias? Sim, a cenoura é um daqueles ingredientes versáteis e cheios de benefícios que podem fazer parte da alimentação diariamente. Seja num mix bem coloridão, em sucos, numa fornada de legumes…opções não faltam.

Lista: 50 Alimentos Saudáveis (Alguns Surpreendentes!)

  1. Maçã A maçã é a primeira da lista dos alimentos saudáveis, pois é rica em fibras, vitamina C e numerosos antioxidantes. ...
  2. Abacate. ...
  3. Banana. ...
  4. Mirtilo. ...
  5. Laranja. ...
  6. Morango. ...
  7. Ovos.

Confira a lista de alimentos perfeitos para comer antes de dormir:

  • Banana;
  • Frutas secas;
  • Leite morno;
  • Iogurte natural com aveia;
  • Chás calmantes, como o de camomila, erva-doce e passiflora;
  • Abacate;
  • Castanhas;
  • Cereja.

De acordo com especialistas em alimentação e saúde, o ideal é comer de três a cinco porções de vegetais (legumes e verduras) por dia, que podem ser distribuídas no almoço e no jantar.

Todos esses itens podem ser consumidos na dieta da longevidade, mas com controle e moderação. - O que comer à vontade: legumes; folhas verdes escuras; pratos feitos com grãos integrais; amendoim; castanhas; nozes; frutas (principalmente as vermelhas); chocolate amargo, preferencialmente os sem adição de açúcar.

proteína de soja texturizada (PTS) seitan (contém glúten) cogumelos. hambúrgueres vegetais à base de shimeji, soja, quinoa, tempeh, okara, grão-de-bico, aveia entre outros.

Espinafre

1º - Espinafre: O vegetal possui 49% de proteína em sua composição nutricional, liderando o ranking das principais fontes verdes da substância. Além disso, um dos componentes do grupo dos vegetais verdes escuros é fonte de ferro, cálcio, fósforo e vitaminas A e B que agem em prol de um organismo saudável.

#2 Evite o excesso de sal, açúcar, óleos e gorduras
Utilize sal, açúcar, óleos e gorduras em pequenas quantidades. O consumo excessivo de açúcar contribui para a obesidade; já o uso indevido de sal, óleos e gorduras pode aumentar o risco de hipertensão arterial e doenças do coração.

Leite Materno

1 – Leite Materno: fonte de energia, minerais e vitaminas
Pois esse é considerado o alimento mais completo do mundo, devido aos diversos benefícios que traz para o ser humano como base no seu desenvolvimento e até ao longo da vida.

Não é todo mundo que pode consumir a beterraba sem moderação devido a uma substância chamada oxalato que contribui para a piora no caso de pedras nos rins, ou seja, quem já apresenta problemas renais ou possui um histórico familiar de doenças renais, é ideal que evite ingerir esse legume.

A melhor forma de consumir a beterraba é crua, pois a betalaína é sensível ao calor e perde suas propriedades. Fazer um suco de beterraba com laranja é uma combinação perfeita.

Juntas, elas acumulam diversos nutrientes e vitaminas A, C, K, B8, complexo B, ácido pantatênico, ácido fólico, potássio, fósforo, zinco, ferro, cobre e manganês. Por essa razão, segundo nutricionistas, comer ou tomar o suco desta dupla ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Frituras não são boas no café da manhã por conta de sua alta concentração de gordura. Devem ser evitadas sempre, sobretudo quando o que se frita são carboidratos (como tubérculos e amidos). A combinação de carboidratos e gorduras têm altos índices glicêmicos e calóricos, além de ser pobre em fibras.