Quais legumes podem ser congelados cru?

Perguntado por: earagao . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.2 / 5 12 votos

Embora alguns legumes – como a cenoura, mandioca, abóbora, espinafre, cebola e alho – possam ser levados ao freezer crus e sem quase nenhuma preparação, a maioria precisa passar por um processo chamado branqueamento antes de serem congelados.

Quais alimentos não podem ser congelados?

  • Tomate.
  • Batata.
  • Iogurte natural.
  • Macarrão.
  • Ovos com casca.
  • Comida que já foi descongelada.

Caso tenha sido branqueada, a abobrinha pode ficar congelada por até 1 ano. Já a abobrinha congelada crua, não branqueada, dura cerca de 1 a 2 meses. Recomendo que você escreva a data de congelamento no recipiente usado para o armazenamento, o que ajuda no controle de uso, evitando perdas.

Quase todas as hortaliças podem ser congeladas. Em geral, não se prestam para o congelamento as hortaliças folhosas consumidas cruas, como alface, rúcula e agrião. Já hortaliças de folha consumidas cozidas, como espinafre e couve-de-bruxelas, podem ser congeladas sem problema.

O ideal é utilizar verduras e legumes congelados em preparações cozidas ou assadas. Saiba como congelar esses alimentos corretamente, para garantir durabilidade e preservar sabor e valor nutritivo.

Para congelar o repolho, retire as folhas externas caso estas estejam murchas ou danificadas. Corte o repolho em 4 partes, ou em tiras finas. Acondicione-o em saco de plástico, retire o ar de dentro da embalagem com uma bombinha de vácuo e leve ao congelador.

Basta picar a cebola como desejar, retirar o excesso de umidade com um papel toalha e levar ao congelador em potinhos com tampas bem vedados. O ideal é congelar porções pequenas e individuais, para usar em uma única preparação. Isso porque, depois de descongelado, o alimento não pode voltar ao freezer.

Você pode congelar o brócolis tanto cru como cozido.

O ideal é que os alimentos sejam embalados em recipientes herméticos de vidros, saquinhos ziplock ou potes de plástico com tampa. No caso dos saquinhos próprios para congelamento, lembre-se de retirar todo o ar possível da embalagem.

Você pode congelar a beterraba cozida ou apenas branquear o alimento antes de levar para a geladeira. Na primeira possibilidade, a dica é cozinhar a beterraba até secar toda a água na panela. Isso garante que o vegetal mantenha a cor bem viva e evita o descarte da água do cozimento, que costuma ter bastante nutrientes.

Pode congelar batata-doce crua? Não, apenas devemos congelar a batata-doce cozida. Se congelarmos a batata-doce crua, ela perderá nutrientes, pode rachar e ficar seca ou, por outro lado, pode soltar um líquido causado por sua casca e ficar imprópria para o consumo.

Como congelar berinjela fresca
A seguir te explicamos o passo a passo sobre como congelar berinjela crua: Descasque e corte as berinjelas em rodelas. É melhor conservá-las cortadas e descascadas do que inteiras, caso estejam frescas. Coloque água para ferver e adicione meio copo de limão (cerca de 125 ml).

Diferente da berinjela e da abobrinha, o chuchu deve ser congelado descascado, principalmente para facilitar na hora do cozimento. Quando for usar, pode tirar do congelador direto para panela e adicionar só um pouquinho de água, porque ele já solta bastante enquanto cozinha.

E a resposta é que depende! Depende da forma com que você vai congelar a sua batata. Batata crua por exemplo, não congela bem, o resultado é uma textura farelenta e uma cor acinzentada. Como também não é possível congelar batatas branqueadas para descongelar no vapor ou na frigideira, a textura final não é apetitosa.

2 - Frutos: caso alimentos como tomate, pepino, berinjela e abóbora ainda não tenham sido partidos, podem ser armazenados fora da geladeira. Caso estejam cortados, é importante guardá-los em recipientes fechados, se possível com um papel toalha embaixo deles, dentro da geladeira, para um consumo ideal de até dois dias.

Faça o pré-congelamento distribuindo os pedaços de beterraba em uma forma, assadeira ou prato, sem sobrepor (para que não grudem após o congelamento). Leve para o congelador até que fiquem bem firmes. O tempo depende do seu freezer.

Como congelar verduras
Assim como os legumes, basta lavar bem as folhas, picar tudo e armazenar em potinhos. Ah, e como são folhas, é importante garantir que elas estejam bem secas antes de ir para o congelador para que o gelo não forme uma camada e queime no processo de descongelamento.

Enrole as folhas da couve em um maço e vá cortando tirinhas de acordo com a sua preferência. 4. Recipiente: escolha o recipiente adequado para o congelamento da couve – sacos plásticos para congelamento, potes de vidro, potes de plástico com tampa ou embalagens que possam ser seladas a vácuo são boas opções.