Quais lâmpadas emitem raios UV?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 17 votos

As lâmpadas fluorescentes emitem uma luminosidade que é compatível com a luz natural diária e, por isso, também incidem raios UVA e UVB.

A luz ultra violeta (UV) sempre está presente, apesar de ser invisível aos nossos olhos. Tecnicamente, trata-se da parte invisível do espectro solar, com comprimentos de onda mais curtos do que 400 nm.

Os raios UVB, com comprimento de onda na faixa de 280 a 320 nm, são parcialmente absorvidos pela camada de ozônio. Por isso, apresentam maior incidência durante o verão, principalmente no período das 10h às 16h, em regiões de altitudes elevadas e próximas à linha do Equador.

Película de controle solar
As películas de controle solar possuem em seus materiais camadas que devido a elas, são responsáveis por bloquear até 99.9% dos raios UV, prevenindo que esta radiação danifique os móveis, roupas e causem problemas de pele.

O Sol é a maior fonte de luz para o planeta Terra, inclusive fonte de luz ultravioleta.

Os modelos com lâmpadas UV são mais baratos, mas exigem um tempo de secagem maior. Além disso, sua vida útil chega a 10.000 horas e necessita da troca entre 2 e 4 meses de uso. Já a cabine UV com lâmpadas de LED são mais modernas e demandam um menor tempo de secagem. Sua vida útil é mais longa e chega até 50.000 horas.

As lâmpadas de LED geralmente são mais recomendadas que as UV, porque secam o esmalte em 45 segundos, contra oito a nove minutos na luz UV. Porém, já que elas também emitem raios UV, é importante usar luvas ou protetor solar para proteger sua pele o máximo possível.

A Lâmpada UVB5. 0 Fluorescente é fabricada com um vidro especial de quartzo que ajuda na passagem mais limpa e de maior penetração dosraios UVB, que servemde auxilio para o ciclo reprodutivo, produção de vitaminas D3, absorção de cálcio e todo metabolismo.

O espectro de luz proveniente das ondas eletromagnéticas vindas de uma lampada incandescente é composto, em sua grande maioria, por radiação no espectro do infravermelho e luz visível. Esses espectros possuem frequências menores que as do ultravioleta (raios do sol), logo, incapazes de gerar um bronzeamento.

As Lâmpadas de Colágeno de baixa pressão e alta pressão têm um efeito antienvelhecimento visível no rosto e no corpo todo. As sessões regulares criam uma pele mais firme e resistente, com um brilho jovem, rugas reduzidas, vitalização da pele e tecido conjuntivo mais forte, graças à regeneração das fibras elásticas.

São lâmpadas ultra-violetas compactas não integradas compostas por dois tubos ultra-violetas paralelos. Proporcionam ótima economia de energia e ótima qualidade de luz quando comparadas com lâmpadas incandescentes tradicionais. Necessitam de equipamento auxiliar para seu funcionamento.

Cor: A cor da sua roupa pode afetar o quão bem ela protege você dos raios UV. Cores escuras ou brilhantes, incluindo vermelho, preto e azul marinho, absorvem mais raios UV do que cores mais claras, como branco e pastel.

Com a armadilha, os insetos são atraídos pela reação chamada fotocatálisie, a combinação de luz UV e dióxido de titânio que imita o cheiro humano. Eles são sugados e ficam presos em um espaço pequeno do produto.

A resposta é sim! Por captar energia através da incidência dos raios ultravioleta e não do calor do Sol, as placas continuam produzindo energia até mesmo em dias nublados.

Até quem está na sombra não está seguro: os raios ultravioleta podem atingir quem está coberto por reflexão em objetos.

Esta última faixa é constituída de 3 faixas de comprimento de onda: UVC, UVB e UVA, sendo que a faixa de radiação ultravioleta que se propaga no ar tem comprimento de onda entre 200 e 400nm.

As lentes blue filtram a luz azul violeta, emitida pelos aparelhos digitais, extremamente danosa aos olhos, a longo prazo, protegendo contra os raios UV que atingem o globo ocular, em ambiente externo ou interno.

A diminuição do nível de ozônio provoca aumento na quantidade de radiação UV que atinge a Terra. Estima-se que, para cada 1% de diminuição do nível de ozônio, exista aumento de 1 a 2% na quantidade de radiação UVB que atinge a superfície terrestre.