Quais laboratórios existem?

Perguntado por: lboaventura . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.2 / 5 8 votos

Siga na leitura deste texto para conhecer oito diferentes tipos de laboratório e entender sobre as principais características e funções de cada um deles.

  • Laboratório de análises clínicas. ...
  • Laboratório químico. ...
  • Laboratório escolar/universitário. ...
  • Laboratório de análise de alimentos. ...
  • Laboratório farmacêutico.

Os melhores laboratórios do Brasil e como funcionam

  • Laboratório Fleury. Criado em 1926, o Laboratório Fleury é um dos mais tradicionais e antigos do Brasil. ...
  • Santa Luzia. O Laboratório Santa Luzia realiza, mensalmente, mais de 400 mil exames. ...
  • Delboni e Lavoisier.

São 8 os setores do laboratórios de análises clínicas da área técnica: bioquímica, endocrinologia, hematologia, imunologia, micologia, microbiologia, parasitologia e uroanálise.

Você sabia que o Hermes Pardini é o maior laboratório da América Latina? Fundado em 1959, é pioneiro no mercado de apoio laboratorial e na assessoria especializada a empresas de saúde como: laboratórios, clínicas e hospitais em todo o Brasil.

CERN

Com uma área de 200 hectares, equivalente a cerca de dez estádios do Maracanã, o CERN (Organização Europeia para Pesquisa Nuclear) é o maior laboratório de física do mundo.

Hypera Pharma (antiga Hypermarcas)
A mudança do nome da marca veio para celebrar esta nova fase da empresa, que hoje é o maior laboratório farmacêutico, considerando receita líquida e capitalização de mercado, com sede em São Paulo – SP e atuação em todo o Brasil.

Novartis

A Novartis foi eleita a mais confiável e a de melhor qualidade; e a Eurofarma chamou a atenção pelo custo-benefício e pela proximidade.

A marca da Sanofi atinge seus melhores índices na pesquisa Datafolha entre os mais ricos (12%) e os mais instruídos (10%). Já a Neo Química, laboratório de genéricos e similares da Hypera Pharma, volta ao topo do ranking e tem presença forte no território esportivo.

Fazer análises microscópicas. Realizar diversos exames específicos de acordo com solicitação médica. Preparar a amostra do material colhido. Orientar o paciente a respeito do tipo de exame e da coleta do material.

As 3 fases dos exames laboratoriais são: Pré-Analítica. Analítica. Pós-Analítica.

O Técnico em Análises Clínicas faz exames laboratoriais, analisando os exames e emitindo um parecer sobre eles. Ele deve saber operar os equipamentos necessários e também lidar com o público, uma vez que pode ter contato direto com os pacientes.

O Laboratório Químico do Museu Imperial e Nacional foi, na opinião de Alfredo Andrade (1949), o primeiro laboratório químico para análises a ser fundado no país, pois o Laboratório Químico-Prático, criado em 1812, destinava-se fundamentalmente a exames de produtos farmacêuticos.

A história da Merck começa em 1668, o seu ano de fundação. Descubra connosco a emocionante história da mais antiga empresa farmacêutica e química do mundo!

Maurizio Billi

Maurizio Billi é presidente da multinacional farmacêutica Eurofarma. Empresa que está entre as maiores fabricantes de remédios do Brasil e que tem atuação em mais de 20 países. O negócio possui seu foco no mercado latino-americano. Região que, graças à investimento de longo prazo, conseguiu alcançar 87% do mercado.

O Alta Excelência Diagnóstica faz parte da Dasa, maior ecossistema de saúde integrada do Brasil.

Justus von Liebig

Instituído pelo físico alemão Justus von Liebig (1803—1873), o uso didático do laboratório ganha destaque no ensino da ciência e revela ao aluno um momento importante para a formação de suas próprias reflexões e conclusões.

4 dicas para escolher um laboratório para realizar seus exames

  1. Confira o atendimento do laboratório de exames. ...
  2. Avalie a facilidade no acompanhamento e retirada dos exames. ...
  3. Verifique se o laboratório possui equipamentos de qualidade. ...
  4. Avalie a experiência no mercado.

Essa atuação está relacionada a pesquisas e testes para desenvolver novos medicamentos, além de realizar análises clínicas. Todas as atividades exercidas por farmacêuticos, são classificadas de acordo com 10 linhas de atuação regulamentadas por lei, de acordo com a Resolução nº 572 de 2013.