Quais joias que escurecem?

Perguntado por: agouveia9 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

O Ouro 18k (750) apresenta maior resistência à oxidação, se comparado a outros metais, como o cobre e a prata. No entanto, em maior ou menor velocidade, o ouro pode oxidar, apresentando um aspecto escurecido ou algumas machas na superfície da joia.

Semijoias banhadas a ouro tem a coloração alterada devido ao processo de oxidação. A oxidação causa um desgaste que, com o tempo, corrói o revestimento feito em ouro. Ela ocorre quando a peça entra em contato com substâncias abrasivas, como cloro e álcool. Por isso, o acessório banhado a ouro escurece.

Semijoias douradas escurecem porque oxidam e oxidam porque são feitas de ligas metálicas. Esse é um processo natural quando acontece o contato desse material com a água, com a pele ou com produtos químicos.

A diferença entre os metais nobres e os metais não-nobres é que os metais nobres não oxidam, e os metais não-nobres, sim. Na joalheria, os metais nobres Ouro (Au), Prata (Ag), Paládio (Pd), entre outros, são muito resistentes à corrosão e oxidação.

Sendo assim, podemos concluir que as semijoias banhadas são as melhores opções disponíveis atualmente. O folheado está quase extinto devido à dificuldade de execução do seu processo. O banhado, além de ser mais fácil, tem maior eficiência e possui maior durabilidade e qualidade.

A prata 925 escurece? Toda prata sofre com o processo de oxidação, já que é um material sensível a poluição, ácido úrico, enxofre e cloro, portanto até a prata 925 enferruja. Para evitar isso, existem processos corretos de cuidados e limpeza que devem ser feitos de tempos em tempos nas peças, principalmente semi joias.

O contato excessivo com a água pode, ao longo do tempo, prejudicar a durabilidade e beleza das suas peças. Por isso, evite tomar banho, lavar roupa, usar a sauna, lavar o carro, ou qualquer outra atividade desse tipo, quando estive usando as suas semijoias.

video_content

A semijoia banhada é mais resistente e valiosa por ter uma quantidade maior de metal precioso em sua cobertura. Além disso, enquanto a folheada recebe apenas uma cobertura fina, a banhada costuma receber mais de um banho. Apenas acessórios banhados são considerados semijoias.

O Ouro 18k (750) apresenta maior resistência à oxidação, se comparado a outros metais, como o cobre e a prata.

As marcas que se saíram melhor no teste foram a 18K e Morana. Já as que foram eliminadas do teste, foram os modelos da Plínio Joias, Rommanel, My Gloss, Naka, Shalon Joias, Gayas e Osher King Box.

Muitas marcas de bijuterias mais simples usam apenas uma tinta, um verniz para ter a cor do metal, mas não usam o metal em si, por isso duram menos e possuem menor preço também. Já as semi joias possuem mais de 8 milésimos de ouro 18k, por isso a maior durabilidade.

As nossas semijoias vêm sempre com a marca Bruna fundida ou gravada na peça. Sendo assim, para identificar a verdadeira semijoia da Bruna, basta verificar se a peça tem essa marcação. Em peças menores, a marca Bruna é gravada nos pinos e tarraxas.

O que irá definir uma peça como semijoia é o material que ela é revista ou banhada, através de um material nobre. Ou seja, a peça não é de ouro maciço mas recebe uma camada de ouro que irá fazer com que ela fique mais resistente.

Bijuterias de qualidade recebem banho de ouro, ouro rosé, prata ou ródio. Quanto mais grossa é essa camada, maior a durabilidade da peça. Vamos entender como isso funciona!