Quais jeeps tem?

Perguntado por: dmonteiro . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 11 votos

MODELOS

  • RENEGADE.
  • COMPASS HÍBRIDO 4XE.
  • COMMANDER.
  • WRANGLER.
  • GLADIATOR.
  • GRAND CHEROKEE.
  • RENEGADE. Fabricado no Brasil para você fazer história. ...
  • COMPASS. Design, performance, tecnologia e sofisticação. ...
  • COMPASS HÍBRIDO 4XE. O primeiro carro com tecnologia híbrida da Jeep. ...
  • COMMANDER. Uma outra dimensão vai se abrir nas suas aventuras. ...
  • WRANGLER. O Jeep mais capaz de todos os tempos. ...
  • GLADIATOR. ...
  • GRAND CHEROKEE.

A Stellantis, dona de marcas como a Fiat e Jeep, lidera o mercado sul-americano de automóveis e comerciais, com uma fatia de 23,6% das vendas na região, no acumulado de 2022 (janeiro a novembro). No Brasil, o destaque é a Fiat.

O Renegade é um SUV crossover compacto, produzido pela Jeep, bandeira da FCA, lançado em 2014. É fabricado em Melfi (na Itália) e também em Rüsselsheim ( na Alemanha), tendo sua produção começado em março de 2015.

O Jeep Willys foi um dos primeiros automóveis fabricados no Brasil. Não é por acaso que, no Brasil, as pessoas passaram a chamar veículos off-road de jipes.

Adotado pelo SUV desde 2006, o termo Compass em inglês significa bússola, instrumento utilizado para navegação e orientação. Segundo a Jeep, o conceito por trás do nome é passar a ideia de que o proprietário pode ir facilmente aos lugares que deseja.

Para começar, o jipe tem um entre-eixos reduzido em relação ao SUV, que não tem compromisso com esse fator. Outro ponto seguro: altura livre do solo mais elevada. Ou seja, o jipe é, basicamente, um carro menor e mais alto que o SUV. Nesse tocante, ele tem uma aerodinâmica inferior.

A palavra jipe é um aportuguesamento do termo em inglês jeep, derivado da pronúncia em inglês da sigla GP, que significa general purpose ou "uso geral", embora essa não seja a origem da marca Jeep.

Como a Jeep é uma empresa que compõem a FCA (Fiat Chrysler Automobiles), muitos saíram afirmando (inclusive grandes jornais) que o motor que está no Jeep Renegade, é o mesmo que equipava antigos modelos da Fiat, como Bravo e Linea.

Grupo Stellantis
A combinação dessas empresas se deu em janeiro de 2021, resultando em uma fusão 50-50. O grupo reúne treze marcas de automóveis – Fiat, Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Dodge, Lancia, Jeep, Citroën, Vauxhall, DS, Opel, Peugeot e RAM.

O modelo mais barato da Jeep no Brasil é o Renegade, na versão Sport T270 4×2. A tabela parte de R$ 132.890 para a versão, que é longe de ser mau equipada. No entanto, este preço só vale para unidades da cor preta. Qualquer outra tonalidade é cobrada extra pela Jeep.

Em 2014, a italiana concluiu o processo de compra do Grupo Chrysler e se tornou um gigante automotivo por meio da FCA. Fiat Freemont: mesmo carro!

Leonardo Felix. A fusão entre os grupos FCA (Fiat Chrysler) e PSA (Peugeot Citroën), formando a poderosa Stellantis, fez muito bem para as duas companhias, mas em caminhos diametralmente opostos no Brasil e no resto do mundo.

Jeep Renegade
O nome significa "aquele que quebra tradições", o que realmente fez o modelo ao chegar por aqui. Inclusive, foi o primeiro veículo fabricado pela marca no Polo Automotivo Stellantis em Goiana, em Pernambuco.

A linha da Jeep disponível no Brasil é composta por seis modelos, três são produzidos em solo nacional, oRenegade, Compass e o Jeep Commander. Já o Gladiator, Wrangler e Grand Cherokee são os estrangeiros.

Continuar lendo