Quais itens faz parte da educação aberta?

Perguntado por: amorais2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
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A definição mais simples do conceito de Recurso Educacional Aberto (REA, ou, em inglês, OER) é qualquer recurso educacional (incluindo mapas curriculares, materiais de cursos, livros didáticos, vídeos assistidos na Internet, aplicativos multimídia, podcasts e quaisquer outros materiais designados para uso no ensino e ...

Consideramos, ainda, para caracterizar a educação aberta, Santos et alii que propõem uma estrutura que se constitui por 10 dimensões, das quais seis são nucleares (acesso, conteúdo, pedagogia, reconhecimento, pesquisa e colaboração) e quatro são transversais (estratégia, tecnologia, qualidade e liderança) (SANTOS et ...

A alternativa correta que apresenta os 5 princípios dos Recursos Educacionais Abertos é a letra "d": Remix; Reutilização; Retrabalho; Redistribuição; e Rede.

O programa busca contribuir para a formação da cidadania e a paz social, mediante a inclusão e a formação profissional inicial dos jovens e de outras pessoas moradoras das comunidades em situação de vulnerabilidade.

As concepções de ensino são abertos quando os alunos participam das decisões em relação aos objetivos, conteúdos e âmbitos de transmissão ou dentro deste complexo de decisão. O grau de abertura depende do grau de possibilidade de co-decisão (HILDEBRANDT; LAGING, 1986, p.

Os objetos de aprendizagem são todo e qualquer recurso utilizado para apoiar a aprendizagem do aluno. Como por exemplo: textos, vídeos, áudios, animações, etc. Além disso, essas mídias são digitais. É normal, também, que esses objetos sejam reutilizados.

Recursos educacionais abertos são novas possibilidades dentro da cultura digital de compartilhar e adaptar trabalhos e obras criativas. Com a expansão da internet, esse movimento tem ganhado força, pois a ideia é que o conhecimento é um bem da humanidade e deve, portanto, estar acessível a todos.

Você conhece as principais abordagens teóricas da educação?

  • Tradicionalista. Nesse modelo de educação a figura do professor é imprescindível. ...
  • Comportamental. A abordagem comportamental é embasada na empiria, na experiência. ...
  • Humanista. ...
  • Cognitivista. ...
  • Histórico-crítica. ...
  • Libertadora. ...
  • Libertária.

dimensões do conhecimento, habilidades, caráter e meta-aprendizado.”

Família, escola e valores morais.

A Educação Aberta e a Distância (EAD) se caracteriza como uma modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem se efetiva com o uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs), com a participação de professores e alunos que realizam atividades de ensino e de ...

Wiley (2007; 2014), tendo como base as 4 liberdades do software Livre, inicialmente, definiu os 4 Rs de abertura dos REA (Reuse, Revise, Remix e Redistribute) e, em 2014, acrescentou mais um R, o de Retain: As cinco liberdades (5R) dos REA: Reter (Retain) – direito de fazer e possuir cópias dos recursos.

Dica para identificar REA: se o recurso não possui licença aberta, não está em domínio público e também não apresenta nenhuma informação sobre autorização para modificar, o recurso possui direitos autorais e, portanto, não é um REA.

"Os REA são materiais de ensino, aprendizado e pesquisa em qualquer suporte ou mídia que estão sob domínio público ou são licenciados de maneira aberta, permitindo que sejam acessados, utilizados, adaptados e redistribuídos por terceiros.

[Conceito]
Promove a liberdade de usar, alterar, combinar e redistribuir recursos educacionais a partir do uso de tecnologias abertas priorizando uso de software livre e formatos abertos. A educação aberta promove principalmente a remoção de barreiras ao acesso à educação.

O objetivo da educação na escola pública é atingir a qualidade social para todos e cada um dos seus alunos; garantir de forma sistemática a apropriação do conhecimento acumulado pela humanidade; desenvolver as diversas habilidades; contribuir para o desenvolvimento integral do sujeito histórico; para ter visão de mundo ...

O Programa conta, em sua estrutura, com Comitês Metropolitanos ou Regionais, constituídos por representantes das secretarias, gestores escolares e outros parceiros, entre os quais as universidades, e Comitês Locais, formados por sujeitos do Programa Mais Educação na escola e representantes da comunidade escolar e do ...

A principal diferença entre o ensino presencial e a distância é em relação aos horários das aulas, já que o presencial exige do aluno um comprometimento com os horários, e o EAD permite a flexibilidade de tempo e espaço ao aluno, que pode assistir às aulas de qualquer lugar e a qualquer momento.

Como podemos identificar, por exemplo, uma instituição escolar, se ela se caracteriza como sistema aberto ou fechado? Pela sua estatística no que se refere a evasão de alunos. As principais funções mentais superiores são: atenção, sensação, percepção, memória, pensamento, linguagem, emoção e orientação.

Quando a escola se coloca como um espaço aberto para a comunidade, ela promove o encontro da comunidade escolar com a comunidade na qual a unidade escolar está inserida, possibilitando a troca de saberes e experiências. Esse encontro entre a escola e a comunidade oportuniza a formação de uma comunidade de aprendizagem.