Quais itens faz parte da educação aberta?
A definição mais simples do conceito de Recurso Educacional Aberto (REA, ou, em inglês, OER) é qualquer recurso educacional (incluindo mapas curriculares, materiais de cursos, livros didáticos, vídeos assistidos na Internet, aplicativos multimídia, podcasts e quaisquer outros materiais designados para uso no ensino e ...
Quais são as dimensões da Educação Aberta?
Consideramos, ainda, para caracterizar a educação aberta, Santos et alii que propõem uma estrutura que se constitui por 10 dimensões, das quais seis são nucleares (acesso, conteúdo, pedagogia, reconhecimento, pesquisa e colaboração) e quatro são transversais (estratégia, tecnologia, qualidade e liderança) (SANTOS et ...
Quais das alternativas abaixo apresenta os 5 princípios dos Recursos Educacionais Abertos?
A alternativa correta que apresenta os 5 princípios dos Recursos Educacionais Abertos é a letra "d": Remix; Reutilização; Retrabalho; Redistribuição; e Rede.
Qual objetivo da escola Aberta?
O programa busca contribuir para a formação da cidadania e a paz social, mediante a inclusão e a formação profissional inicial dos jovens e de outras pessoas moradoras das comunidades em situação de vulnerabilidade.
O que é concepção de ensino aberto?
As concepções de ensino são abertos quando os alunos participam das decisões em relação aos objetivos, conteúdos e âmbitos de transmissão ou dentro deste complexo de decisão. O grau de abertura depende do grau de possibilidade de co-decisão (HILDEBRANDT; LAGING, 1986, p.
Quais são os objetos de aprendizagem?
Os objetos de aprendizagem são todo e qualquer recurso utilizado para apoiar a aprendizagem do aluno. Como por exemplo: textos, vídeos, áudios, animações, etc. Além disso, essas mídias são digitais. É normal, também, que esses objetos sejam reutilizados.
O que são recursos educacionais abertos e como eles podem contribuir para a educação no Brasil?
Recursos educacionais abertos são novas possibilidades dentro da cultura digital de compartilhar e adaptar trabalhos e obras criativas. Com a expansão da internet, esse movimento tem ganhado força, pois a ideia é que o conhecimento é um bem da humanidade e deve, portanto, estar acessível a todos.
Quais são as três principais abordagens de um sistema educacional?
Você conhece as principais abordagens teóricas da educação?
- Tradicionalista. Nesse modelo de educação a figura do professor é imprescindível. ...
- Comportamental. A abordagem comportamental é embasada na empiria, na experiência. ...
- Humanista. ...
- Cognitivista. ...
- Histórico-crítica. ...
- Libertadora. ...
- Libertária.
Quais são as 4 dimensões de um ambiente educacional?
dimensões do conhecimento, habilidades, caráter e meta-aprendizado.”
Quais são as três dimensões da educação?
Família, escola e valores morais.
O que é Educação Aberta e a Distância?
A Educação Aberta e a Distância (EAD) se caracteriza como uma modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem se efetiva com o uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs), com a participação de professores e alunos que realizam atividades de ensino e de ...
Quais são os 5 Rs que determinam a abertura de um REA?
Wiley (2007; 2014), tendo como base as 4 liberdades do software Livre, inicialmente, definiu os 4 Rs de abertura dos REA (Reuse, Revise, Remix e Redistribute) e, em 2014, acrescentou mais um R, o de Retain: As cinco liberdades (5R) dos REA: Reter (Retain) – direito de fazer e possuir cópias dos recursos.
O que não faz parte da definição de REA?
Dica para identificar REA: se o recurso não possui licença aberta, não está em domínio público e também não apresenta nenhuma informação sobre autorização para modificar, o recurso possui direitos autorais e, portanto, não é um REA.
Quais são os materiais para auxiliar o ensino que estão em domínio público?
"Os REA são materiais de ensino, aprendizado e pesquisa em qualquer suporte ou mídia que estão sob domínio público ou são licenciados de maneira aberta, permitindo que sejam acessados, utilizados, adaptados e redistribuídos por terceiros.
O que é Educação aberta e quais os recursos educacionais abertos?
[Conceito]
Promove a liberdade de usar, alterar, combinar e redistribuir recursos educacionais a partir do uso de tecnologias abertas priorizando uso de software livre e formatos abertos. A educação aberta promove principalmente a remoção de barreiras ao acesso à educação.
Quais são os principais objetivos de todas as escolas?
O objetivo da educação na escola pública é atingir a qualidade social para todos e cada um dos seus alunos; garantir de forma sistemática a apropriação do conhecimento acumulado pela humanidade; desenvolver as diversas habilidades; contribuir para o desenvolvimento integral do sujeito histórico; para ter visão de mundo ...
Como funciona o programa Mais educação?
O Programa conta, em sua estrutura, com Comitês Metropolitanos ou Regionais, constituídos por representantes das secretarias, gestores escolares e outros parceiros, entre os quais as universidades, e Comitês Locais, formados por sujeitos do Programa Mais Educação na escola e representantes da comunidade escolar e do ...
Qual é a característica que diferencia a educação a distância do ensino aberto?
A principal diferença entre o ensino presencial e a distância é em relação aos horários das aulas, já que o presencial exige do aluno um comprometimento com os horários, e o EAD permite a flexibilidade de tempo e espaço ao aluno, que pode assistir às aulas de qualquer lugar e a qualquer momento.
Como podemos identificar por exemplo uma instituição escolar se ela se caracteriza como sistema aberto ou fechado?
Como podemos identificar, por exemplo, uma instituição escolar, se ela se caracteriza como sistema aberto ou fechado? Pela sua estatística no que se refere a evasão de alunos. As principais funções mentais superiores são: atenção, sensação, percepção, memória, pensamento, linguagem, emoção e orientação.
Quando a escola se coloca como um espaço aberto?
Quando a escola se coloca como um espaço aberto para a comunidade, ela promove o encontro da comunidade escolar com a comunidade na qual a unidade escolar está inserida, possibilitando a troca de saberes e experiências. Esse encontro entre a escola e a comunidade oportuniza a formação de uma comunidade de aprendizagem.