Quais intervalos são justos?

Perguntado por: amoreira5 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
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Intervalos justos são aqueles baseados em razões inteiras do tipo 3/2 (quinta), 4/3 (quarto), 2/1 (oitava), 5/4 (terça maior) e 6/5 (terça menor). Se juntarmos um intervalo de terça maior justa com um intervalo de terça menor justa temos a proporção 4/5/6.

O primeiro intervalo que estudaremos será o de 1ª que, pelo que vimos acima, é classificado como JUSTO. Esse intervalo também é conhecido como UNÍSSONO, pois é uma repetição da mesma nota. Se temos uma nota DÓ, indo para a mesma nota DÓ, não temos distância nenhuma, é exatamente o mesmo som, e isso é um UNÍSSONO.

Trata-se da distância de um semitom. Maiores e menores, se temos estabelecido um intervalo maior, se diminuímos em um semitom teremos um intervalo menor. Por sua vez se aumentamos um intervalo menor em um semitom teremos um intervalo maior. Se aumentamos um intervalo maior em um semitom, teremos um intervalo aumentado.

Terça maior é o terceiro grau da escala maior ou escala diatônica. Exemplo: na escala de sol maior temos sol (tônica), lá (segunda maior), si (terça maior), dó (quarta justa), ré (quinta justa), mi (sexta maior) e fá sustenido (sétima maior). Então, o si é a terça maior de sol.

A distância de uma 8ª justa é de 6 tons. Se partirmos de uma nota e alcançarmos a mesma nota (após passar por todas as outras) chegaremos sempre à 8ª justa. Por exemplo: Dó (1ª) - RÉ - MI - FÁ - SOL - LÁ - SI - DÓ (8ª). Isso vai acontecer com qualquer nota, inclusive se a nota de partida tiver um acidente.

Acordes maiores, acordes menores, acordes diminutos, acordes aumentados.

Mi menor com sétima (Em7) - Violão.

Os acordes serão: G, Am, Bm, C, D, Em, F#Ø.

Os Intervalos simples são aqueles que não ultrapassam a oitava, já os Intervalos Compostos são os que ultrapassam a oitava: Podemos dizer que… A 14ª é a 7ª composta.

A terça maior é a distância de 2 tons de uma tônica. Ex.: A terça maior de dó é a nota mi (de dó pra mi temos 2 tons). A terça menor é a distância de 1,5 tons de uma tônica.

A terça maior tem como característica ser composta por dois tons ou quatro semitons. Observe o teclado abaixo: Temos as notas Dó e Mi, se contarmos vamos ter quatro semitons, então definimos que este intervalo é de Terça Maior (3M).

Intervalos justos são aqueles baseados em razões inteiras do tipo 3/2 (quinta), 4/3 (quarto), 2/1 (oitava), 5/4 (terça maior) e 6/5 (terça menor). Se juntarmos um intervalo de terça maior justa com um intervalo de terça menor justa temos a proporção 4/5/6.

Em música, uma oitava é o intervalo entre uma nota musical e outra com a metade ou o dobro de sua frequência. Refere-se igualmente como sendo um intervalo musical de 2/1. O nome de oitava tem a ver com a sequência das oito notas da escala maior: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó, a que se chama igualmente "uma oitava".

Uma oitava acima é andar oito notas, ou seis tons, em direção a região aguda. Observe no teclado: O primeiro Dó (no meio) é o início, o segundo Dó (a sua direita) é onde chegamos depois de somar seis tons. O Dó localizado no meio é mais grave que o Dó que está a direita.

O intervalo de quinta justa é um intervalo entre duas notas distantes entre si 7 semitons, ou 3 tons e meio. Por exemplo, a quinta justa de C é G, a de C# é G#, a de D é A, etc.

COMO SABER QUAL É O ACORDE DOMINANTE? Os acordes dominantes geralmente são explicados como o 5º grau do campo harmônico. Da mesma forma acontece com a nota dominante, que é o 5º grau da escala. O acorde de G (sol) é a tônica enquanto que o acorde de D (ré) é o dominante, sempre seguindo essa regra do 5º grau.

A tônica de um acorde será o primeiro grau dele mesmo!
Mas atente-se que esta tônica não é um acorde, pois estamos falando de escala (notas), mas sim uma nota que está dentro do acorde.

Arpejo é quando as notas de um determinado acorde são tocadas uma após a outra. Por exemplo, as notas que formam o acorde de Dó maior são: C, E, G. Quando tocamos essas 3 notas separadamente uma após a outra, formamos o arpejo de Dó, e quando tocamos essas 3 notas ao mesmo tempo, formamos o acorde de Dó.

Os acordes menores têm muito mais probabilidades de ter uma sensação triste ou misteriosa do que os acordes maiores, porque criam mais dissonância, ou tensão sonora. Basta ouvir uma progressão de acordes menores para que o ouvinte sinta uma emoção mais complexa.

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