Quais instrumentos tem o som agudo?

Perguntado por: osanches . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

O som agudo identificamos ao ouvir um trompete, violino, apito, um sapo ou quando a voz da pessoa é “fina”.

Os homens, geralmente, têm voz mais grave, ou seja, voz mais “grossa”. As mulheres, por sua vez, apresentam voz mais aguda, ou seja, mais fina. Dessa forma, podemos concluir que a voz masculina tem menor frequência de vibração que a voz feminina.

O contrabaixo é o mais grave dos instrumentos de cordas.

Violino O violino

Violino. O violino é o menor e mais agudo instrumento do naipe das cordas.

Sons graves, ou baixos, são aqueles que estão na faixa de baixa frequência, enquanto que sons agudos, ou altos, são aqueles que possuem suas ondas com uma frequência de vibração alta.

Para ser classificado como um som agudo é preciso que ele conte com uma vibração que gira em torno de valores como 1.100 Hz. Um exemplo comum é o assobio.

O que faz um som ficar agudo ou grave é a frequência do som. Quanto maior a frequência, mais agudo (alto) é o som; e quanto menor a frequência, mais grave (baixo) é o som. Essa frequência corresponde aos ciclos (oscilações por segundo) da onda sonora.

Enquanto o morcego e alguns de seus parentes roedores estão entre os animais que ouvem sons mais agudos, as baleias e os elefantes estão entre os que ouvem – e emitem – os sons mais graves. Eles trabalham com uma faixa de frequência de até 20Hz.

Também chamados de tons altos, são aqueles que apresentam vibrações rápidas e cujos valores giram em torno de 1.100 Hz.

Características do Violão
Considerado um instrumento de corda pinçada, pois a principal forma de extrair o som das cordas é com os dedos, palheta ou dedeira. No mundo, é conhecido como guitarra acústica ou clássica.

O ouvido humano consegue discriminar sons compreendidos entre 20 Hz (a frequência mais grave) e 20 000Hz (frequência mais aguda).

É por meio da altura que podemos distinguir um som agudo (fininho, alto), de um grave (grosso, baixo). A altura de um som musical depende do número de vibrações. As vibrações rápidas produzem sons agudos e os lentos sons graves.

flauta doce

A flauta doce é um instrumento musical de sopro. O flautista sopra um apito que tem um tubo como caixa de ressonância do som. Ao tapar todos os furos da flauta, esta produz o som mais grave (com comprimento de onda do tamanho do tubo).

Em termos de notas, o Baixo possui o alcance de graves maior que o da guitarra pois suas cordas são afinadas uma 8ª abaixo. Ou seja, as 4 cordas que o Contrabaixo tem, E A D G (Mi, Lá, Ré e Sol), são as mesmas 4 cordas mais graves (ou grossas) de uma guitarra ou violão, só que afinadas uma 8ª abaixo.

Por isso, como o violino é o menor instrumento da sua família, é também o que produz o som mais agudo, seguido da viola, do violoncelo e do contrabaixo.

Há quatro famílias ou naipes de instrumentos: cordas, madeiras, metais e percussão. Base da orquestra e maioria do total que forma uma orquestra, as cordas são: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, harpa e piano.

Piano, é um instrumento musical de cordas percussivas, segundo o sistema de classificação de Hornbostel-Sachs.

As frequências agudas são as mais altas no espectro audível por nós, começando nos 5 kHz e indo até os 20 kHz. É nessa faixa que atuam os sons mais agudos que podemos ouvir, que servem, basicamente, para dar nitidez e “brilho” aos sons de frequências inferiores, principalmente as médias.