Quais informações o SIAB armazena?

Perguntado por: ealbuquerque . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

Por meio do SIAB obtêm-se informações sobre cadastros de famílias, condições de moradia e saneamento, situação de saúde, produção e composição das equipes de saúde.

Na Ficha A, os ACS cadastram todas as residências de sua área abrangência. Cumprida esta etapa, realiza uma visita às residências para o preenchimento do cadastro das famílias, levantando dados que permitem identificar as características da população da área, como o número de crianças e gestantes, entre outros(8).

De acordo com o Ministério da Saúde (BRASIL, 2008)1, o Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) teve sua implantação registrada no ano de 1998, em substituição ao Sistema de Informação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (SIPACS), para o acompanhamento das ações e dos resultados das atividades realizadas ...

A totalidade dos dados que compõem o SIAB é coletada em formulários de uso dos profissionais da Equipe de Saúde da Família. São eles: fichas de cadastramento e de acompanhamento domiciliar e fichas para registro de atividades, procedimentos e notificações, reconhecidas por letras (ver Quadro 2).

Um SIS é um conjunto de componentes que atuam de forma integrada, através de mecanismos de coleta, processamento, análise e transmissão da informação necessária e oportuna para implementar processos de decisões no Sistema de Saúde.

Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde.

A Divisão de Atenção Primária à Saúde apresenta passo a passo para acessar informações em alguns sistemas de informação utilizados para o monitoramento e planejamento de ações no âmbito da Atenção Primária à Saúde: CNES, SISAB, TABNET, e-Gestor AB e Financiamento Estadual.

Diabetes, Hipertensão, Tuberculose e Hanseníase: pessoas cadastradas e acompanhadas em VD; Outras informações: hospitalizações, óbitos por faixa etária, total de família e total de visitas domiciliares realizadas.

Cidade Saudável - Conheça o sistema do Agente de Combate as Endemias. O Cidade Saudável Endemias, é um aplicativo que auxilia o Agente de Combate as Endemias no seu dia a dia de trabalho com otimização de informações e tempo.

Resumo. Introdução: As fichas B do SIAB são instrumentos utilizados pelas ESF para o acompanhamento de grupos prioritários e de risco.

As Diretrizes Nacionais do Ministério da Saúde para Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue preconizam como ideal a disponibilidade de um agente para cada 800 a 1.000 imóveis, correspondendo a um rendimento diário de 20 a 25 imóveis/dia.

De uma forma geral, a literatura foca nas bases mais abrangentes e antigas do SUS, os SIS “estruturantes”, tais como Sistema de Informação Ambulatorial (SIA), Sistema de Informações Hospitalares (SIH), Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC), Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e ...

O Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) foi substituído a partir de uma transição iniciada em 2013, quando foi instituído pelo Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), pela Portaria GM/MS nº 1.412, de 10 de julho de 2013, passando a ser o sistema de informação da Atenção Primária vigente ...

Instrumentos de coleta de dados de pesquisa e como utilizá-los

  • Observação. Observar é uma técnica utilizada para inúmeras finalidades, desde os primórdios da vida na Terra. ...
  • Entrevista. ...
  • Questionários. ...
  • Análise de materiais ou documental.

A coleta de dados pode acontecer via questionário, observação e entrevistas.

Confira os seis melhores métodos para a coleta de dados:

  • Entrevistas.
  • Questionários e levantamentos.
  • Observações.
  • Documentos e registros.
  • Grupos focais.
  • Histórias orais.

A partir da base de dados do SINASC é possível: Conhecer o perfil de nascidos vivos, identificando seus diversos aspectos: peso ao nascer, condições de vitalidade, idade da mãe, prematuridade, distribuição espacial e temporal, entre outros.

Entre as principais fontes de dados estão os censos demográficos, os sistemas de informação de estatísticas vitais, os sistemas de notificação de doenças, os registros de câncer, as pesquisas de base populacional e outras pesquisas amostrais (locais ou subnacionais, contínuas ou periódicas) e os diferentes sistemas de ...