Quais informações o rótulo deve apresentar?

Perguntado por: usalgado . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

Quais são as informações obrigatórias?

  • Lote e prazo de validade. O lote é uma forma de as empresas controlarem os seus processos fabris. ...
  • Tamanho da fonte permitida. ...
  • Origem do produto. ...
  • Lista de ingredientes. ...
  • Conteúdo líquido. ...
  • Informação nutricional obrigatória. ...
  • Informação nutricional complementar. ...
  • Alergênicos.

Além da lista de ingredientes, o rótulo deve indicar quantidade, prazo de validade, informação nutricional, nome e endereço do fabricante, número do Serviço de Inspeção Federal (SIF), método de conservação (no caso de congelados, por exemplo), entre outros dados.

O rótulo dos produtos alimentícios deve conter informações obrigatórias sobre o que está sendo vendido, as informações nutricionais, lista de ingredientes são essenciais para que a sua empresa não cai em problemas ficais e o seu produto não cause prejuízo aos consumidores, para não sofrer com isso siga as dicas de ouro ...

A embalagem do produto deve assegurar ao consumidor “informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos ...

Rótulo é o elemento de identidade que apresenta as informações do produto. Faz parte do rótulo as inscrições, imagens, legendas estampadas, coladas ou gravadas sobre as embalagens dos alimentos. Quando o consumidor frequenta o comércio está exposto a muitas informações ao mesmo tempo.

É nele que encontramos os ingredientes, data de validade e informação nutricional de um determinado alimento. Ler rótulos ajuda a ter consciência e manter uma alimentação saudável, pois permite fazer boas escolhas desde o momento da compra no supermercado, até a hora do consumo, durante as refeições.

Definição de rotulagem
toda inscrição, legenda, imagem ou matéria descritiva ou gráfica, escrita, impressa, estampada, gravada, gravada em relevo ou litografada ou colada sobre a embalagem do alimento.”

A rotulagem dos alimentos deve ser feita exclusivamente nos estabelecimentos onde ocorre a sua elaboração ou fracionamento. A informação obrigatória deve estar escrita no idioma oficial do país de consumo. Deve ser colocada uma etiqueta complementar quando a rotulagem não estiver redigida no idioma do país de destino.

O processo de rotulagem de alimentos consiste na adequação da embalagem, de forma que o comprador receba todas os dados necessárias para seu consumo. Existe a obrigatoriedade da rotulagem de alimentos que são produzidos e embalados na ausência do cliente e prontos para serem oferecidos aos consumidores.

e) Os rótulos servem para informar os consumidores sobre o conteúdo das embalagens e são obrigatórios por lei. Eles devem incluir informações como o nome do produto, a lista de ingredientes, a data de validade, o peso ou volume líquido, informações nutricionais e a identificação do fabricante ou importador.

Os rótulos devem conter, obrigatoriamente, informações em quantidade por porção e em porcentagem. Além de valor energético, carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio.

Hoje, o rótulo nutricional dos produtos comercializados no País já deve apresentar informações como : . Nome do produto; . Lista de ingredientes que compõe o produto; .

As seguintes informações devem estar presentes no rótulo: - Nome, marca e categoria do produto; - Destinação do produto (em letras maiúsculas); - Produtos reservados ao uso profissional devem conter essa informação.

De modo geral, os rótulos devem conter as seguintes informações:

  • relação de ingredientes;
  • origem do produto;
  • lote e prazo de validade;
  • conteúdo líquido;
  • informação nutricional obrigatória (a tabela nutricional tem regras específicas de apresentação);
  • atributos nutricionais complementares.